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7 dicas para lojistas aproveitarem o Dia do Consumidor e vender mais

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Com o crescimento do comércio eletrônico, o Dia do Consumidor tornou-se uma data importante para quem vende online.

Essa data, que é comemorada no dia 15 de março, oferece uma excelente oportunidade para que os lojistas atraiam novos clientes e aumentem as vendas.

Por exemplo, as buscas no Google pelo Dia do Consumidor ficaram cada vez mais frequentes, refletindo diretamente no desejo das pessoas de aproveitarem as promoções ofertadas na data e impactando no faturamento das empresas.

Para ajudar os lojistas a aproveitar ao máximo o Dia do Consumidor, aqui estão algumas dicas para preparar o seu negócio e elaborar estratégias para vender mais nessa data!

1) Recorde seu público que a data está chegando 

Apesar de conhecida, com certeza algumas pessoas provavelmente não conhecem esta data, ou já ouviram falar, mas não sabem quando acontece.

Sendo assim, lembre seus clientes que a data está chegando e que o seu negócio trará ótimas oportunidades para quem estiver atento à  comemoração.

Assim, você deixará as pessoas curiosas, além de passar o recado sobre as promoções que ofertará.

2) Ofereça descontos exclusivos

Ofereça descontos exclusivos para seus clientes no Dia do Consumidor. Certifique-se de que seus descontos sejam atraentes o suficiente para incentivar as pessoas a comprar seus produtos.

Para conquistar os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.

3) Crie pacotes promocionais

Crie pacotes promocionais com produtos complementares para incentivar os clientes a comprar mais de uma vez. Por exemplo, se você vende roupas, pode criar um pacote que inclua uma camiseta, uma calça e um casaco, oferecendo um desconto maior do que se o cliente comprasse cada item separadamente.

4) Use o marketing por e-mail

Use o marketing por e-mail para informar seus clientes sobre as promoções e descontos especiais que você está oferecendo no Dia do Consumidor.

Certifique-se de enviar seus e-mails com antecedência suficiente para que os clientes tenham tempo de planejar suas compras.

5) Use as redes sociais

As redes sociais são o principal canal de divulgação das ações do Dia do Consumidor. Por isso, o ideal é realizar um planejamento para definir o calendário de postagens.

Dessa forma, fica mais fácil divulgar as promoções de cada dia, além de promover a campanha em si.

Além disso, você pode elaborar tanto posts patrocinados quanto publicações comuns.

Use as redes sociais também para divulgar suas promoções e descontos exclusivos. Use imagens atraentes e hashtags relevantes para atrair a atenção dos consumidores.

Diga quais produtos estarão em oferta, qual o desconto oferecido e até quando estarão disponíveis. Para que essa divulgação seja eficaz, selecione aqueles canais em que seu público está.

Quanto maior o tráfego, maiores as chances de gerar vendas no Dia do Consumidor.

6) Ofereça frete grátis

Segundo a AlliN, 60% dos pedidos realizados durante a Semana do Consumidor em 2022 tiveram frete grátis.

Ofereça frete grátis para as compras feitas no Dia do Consumidor. Isso pode incentivar os clientes a fazerem compras maiores e a aproveitar as promoções.

Se você não tiver condições de arcar com o frete grátis para todas as compras feitas na sua loja virtual no período, uma solução é disponibilizar esse benefício somente para:

  • pedidos acima de um determinado valor;
  • produtos ou categorias específicas;
  • regiões mais estratégicas do país;
  • primeira compra de novos consumidores.

7) Ofereça atendimento excepcional ao cliente

Certifique-se de oferecer um atendimento excepcional ao cliente no Dia do Consumidor. Isso pode fazer a diferença na hora de conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Nada é mais importante no e-commerce do que a experiência do cliente. É isso que garante que toda a jornada do consumidor, da captação enquanto ele ainda é um lead até o pós-venda, quando segue precisando de atenção.

Por isso, a estratégia de marketing precisa considerar a experiência o tempo todo.

Quando um bom trabalho é realizado, a certeza é de que isso vai render um consumidor muito satisfeito.

Dessa maneira, a relação dele com sua loja não vai parar no Dia do Consumidor. Ou seja, será fidelizado.

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes.

Com essas dicas, você pode criar uma campanha de marketing eficaz e aproveitar ao máximo essa data especial.