fbpx

Como recuperar o engajamento após muito tempo sem postar

Como recuperar o engajamento no Instagram
loja-virtual

Você postou um conteúdo e ele não engajou? 

Recuperar o engajamento após ficar muito tempo sem postar pode ser desafiador quando estamos falando de uma rede social que é movida por um algoritmo que preza pela constância.

Mas, algumas ações podem ajudar você a recuperar o engajamento perdido e te colocar de volta na lista de queridinhos do algoritmo. 

Fica comigo para aprender que ações são essas!

Não fique desesperado 

Eu não sei de fato qual o motivo que levou você a ficar tanto tempo sem postar. 

Mas, a verdade é que ficar sem publicar por um tempo pode ser necessário para ter saúde mental. 

É claro que isso varia muito de caso para caso. Mas é fato que estar presente na internet e trabalhando para que as métricas estejam a seu favor pode causar um desgaste. 

Então não se martirize!

Apenas entenda que é possível recomeçar. Dê o primeiro passo e continue sua jornada!

Planejamento para ser consistente

Considerando que talvez um dos motivos que tenha feito você passar um tempo sem postar seja a falta de tempo para fazer boas publicações, então é importante se organizar. 

Dentro dessa perspectiva, encontrar maneiras variadas de mostrar o conteúdo e construir sua audiência e autoridade é um grande desafio.

Por isso, ter uma rotina de produção de conteúdo é extremamente importante. 

Desse modo, você precisa se planejar, pois para atrair o público é preciso planejamento, constância e dinamicidade. 

Sendo assim, algumas ações que você precisa tomar é:

  • Definir frequência
  • Anotar suas ideias 
  • Separe um tempo para se dedicar à produção do conteúdo.

Nesse momento, lembre-se que o conteúdo para o Instagram deve gerar valor para as pessoas. 

Dessa maneira, ele deve ser bem pensado e estruturado para fornecer as informações de que sua audiência precisa, seja para educá-la ou para levá-la à compra de um produto.

Volta

Bom, como você está voltando para o Instagram e deseja ter engajamento, há duas possibilidades de realizar esse recomeço:

  1. Voltar como se nada tivesse acontecido
  2. Publicação explicando sumiço 

Na primeira possibilidade, você irá voltar normalmente postando os conteúdos no seu perfil, mas seus seguidores não saberão os motivos, nem causas do seu desaparecimento. 

Já na segunda forma, você fará uma publicação explicando ao público o que aconteceu, por que você sumiu e por qual motivo decidiu voltar. 

Esse post pode ser feito tanto no feed quanto nos stories. Isso poderá gerar uma identificação e consequentemente uma conexão com sua persona. 

Além disso, alguns usuários poderão procurar você no direct para saber o que aconteceu e assim o Instagram vai entender que você voltou com relevância e usará o algoritmo a seu favor.

Priorize conteúdos que fizeram sucesso no passado

Na hora de montar uma estratégia para recuperar o engajamento após muito tempo sem postar, selecionar o conteúdo das postagens é essencial para atrair pessoas e mantê-las engajadas.

Assim sendo, vá aos Insights do Instagram e veja quais conteúdos estavam dando certo quando você estava postando com frequência. 

Em seguida, refaça esses conteúdos. Você pode alterar o design, o formato e até mesmo acrescentar ideias novas para ele. 

Você pode reformular o post do seu modo para atrair mais sua persona e gerar o engajamento que você precisa. 

Faça conteúdos de topo de funil

O topo do funil é a parte mais larga do funil de vendas

Nessa etapa da jornada, você recebe o maior número de visitantes e precisa despertar o interesse deles. 

Dessa forma, os conteúdos de Topo de Funil são importantes para educar seu público-alvo para que se tornem clientes no futuro.

Assim, você deve produzir conteúdos cujos temas sejam gerais, com linguagem clara e de fácil acesso.

O conteúdo precisa ser educativo, que serve para fazer com que mais pessoas possam se interessar pelo seu nicho de mercado.

Nesse caso, você não falará do seu produto, serviço ou mesmo da sua empresa diretamente, mas levará informações úteis aos leitores a respeito da área de atuação que sua empresa tem autoridade para falar.

Faça posts que gerem interação

Como já disse, não adianta apenas publicar um conteúdo, quando você quer recuperar o engajamento após muito tempo sem postar, o usuário precisa interagir com seu post, e estar engajado com o que foi postado.

Um post engajado ele pode gerar muitas curtidas, envio de direct e comentários. 

Além disso, um post bem engajado abre mais oportunidades para que mais pessoas vejam o seu conteúdo, através do compartilhamento e quanto mais pessoas engajadas com o seu perfil mais fácil dele crescer.

Para criar um conteúdo interativo, você precisa conhecer sua persona. Dores, sonhos, problemas, aspirações. 

Assim, quando você criar o conteúdo mediante essas informações, seu público irá se identificar com ele e consequentemente fará uma ação em resposta. 

Além disso, você pode provocar sua persona a realizar essa ação com um Call to Action (CTA) nos posts. Isso pode ser feito na imagem, vídeo ou na legenda.