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O guia definitivo para definir seu nicho

O guia definitivo para definir seu nicho
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Definir seu nicho é saber direcionar a sua comunicação e o seu conteúdo para atender um público específico, que vai se interessar pela transformação que o seu produto ou serviço promete.

Eu sei, talvez, você seja aquela pessoa que acorda e diz: Meu Deus, o que eu vou postar hoje? 

É uma preocupação danada e uma ansiedade que não acaba mais…

Mas, fique calmo! Dá uma respirada ai vai…Conta comigo até 5 e fica tranquilo!

Depois desse artigo você vai dar os primeiros passos no digital.

A questão acima é que você ainda não sabe o que postar porque o seu nicho não tá claro pra você.

E para que você se torne uma autoridade em algo, para que seu trabalho seja estratégico no digital ignorar isso poderá custar tempo e vendas para você.

Então, presta atenção nas dicas desse artigo que vão te ajudar a definir o seu nicho!

O que é nicho?

Bom, você pode achar que estou falando do nicho que tem na sua casa…é aquele que você usa para decorar seu cantinho, ou talvez, pense no nicho ecológico que aprendeu em Biologia.

Haha, no entanto, não estou falando de nenhum desses!

Apesar de nicho ecológico ser a parte de um habitat de espécies que possuem hábitos específicos e isso o assemelhar ao que iremos tratar. Também não é sobre ele.

No marketing digital, nicho é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos.

Sendo assim, o nicho adquiri maior importância quando há poucas empresas atuando de forma tão específica, para atender aquele público em particular. 

Vamos entender isso melhor com um exemplo.

Suponha que você seja profissional de Educação Física. Essa é uma área bem ampla. 

Afinal, a educação física pode abordar uma quantidade grande de pessoas que falam sobre diversos assuntos.

Nichar a educação física, seria definir áreas específicas de atuação desse profissional. Por exemplo, educação física para gestantes, para pacientes pós-covid, para diabéticos.

Quanto mais segmentado um público você se torna mais relevante para ele. 

Além disso, a concorrência diminui e a facilidade da sua comunicação com aquele público aumenta. 

Assim, você amplia os resultados que a sua empresa terá na conversão de clientes. 

Outro fator importante a considerar é que o nicho de mercado escolhido pela sua empresa é o que vai definir:

  • os tipos de produtos e serviços,
  • a persona da empresa
  • os canais de venda, 
  • onde fazer anúncios 
  • quais serão seus concorrentes, 
  • qual será o nível de dificuldade de entrada no mercado

Como definir seu nicho?

A definição do seu nicho está no ponto de intersecção de três coisas: paixão, habilidade e rentabilidade.

Isso porque seu nicho é aquele que você tem habilidade e com ela supre algo no mundo, sendo pago para tal e se sente realizado por isso.

Encontre o ponto de intersecção entre essas 3 esferas e saberá exatamente o seu nicho. 

Ainda há 3 perguntas que creio que vão te ajudar a definir o seu nicho:

  1. Sobre o que as pessoas próximas te pedem conselho?
  2. Em que tipo de conhecimento você mais investe o seu tempo?
  3. Sobre o que você passaria horas falando sobre?

Pense e responda a essas questões quando estiver definindo seu nicho. 

Anote cada resposta em um papel e reflita bem sobre elas.

O passo a passo de como definir um nicho de mercado

Como você pôde ver, definir seu nicho vai implicar uma análise das suas paixões, conhecimentos e demanda do mercado. 

Sendo assim, se formos estabelecer um guia definitivo, um passo a passo para que você defina isso com assertividade seria:

  • Avalie suas paixões
  • Saiba quais conhecimentos você possui
  • Avalie as tendências de consumo
  • Identifique um problema  

Avalie suas paixões

Trabalhar com algo que amamos facilita tudo. 

A comunicação, a criação do produto, tudo mesmo! 

Isso porque para gerar autoridade em algo é necessário transmitir o amor por aquilo que se ensina. 

As pessoas saberão por meio da sua autenticidade, dedicação se você está disposto a dar tudo de si pelo que está ensinando. 

E essa conexão gera confiança e relacionamento com o público e consequentemente, vendas!

Saiba quais conhecimentos você possui

Outra dica é observar quais são as suas habilidades, o que você sabe fazer, com o que já trabalhou, qual é a sua formação, e mais. 

Suas experiências profissionais podem te ajudar a criar produtos e serviços que sejam de valor para as pessoas.

Dessa forma, veja quais habilidades você possui e como elas podem ser usadas para atender a um nicho específico.

Avalie as tendências de consumo

Além de identificar seus conhecimentos, é importante avaliar as tendências de consumo, saber se há demanda para isso no mercado.

Para saber disso, você pode fazer uma pesquisa na internet e verificar se existem pessoas pesquisando sobre assuntos relacionados a seu nicho.

Identifique um problema

Falar sobre nicho é falar sobre oferecer soluções diferentes para necessidades, dores e desejos de um público disposto a comprar, mas que possui poucas opções para isso. 

Assim sendo, identificar quais são os problemas enfrentados por quem faz parte de um grupo de pessoas é uma das chaves para o seu sucesso.

Geralmente, ou quase sempre, os negócios surgem justamente para solucionar problemas de alguém.

Desse modo, pense: qual problema você deseja solucionar? 

Sabendo de tudo isso é hora de começar a colocar a mão na massa!