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Como fazer um post estratégico em 6 passos

Como fazer um post estratégico em 6 passos
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Criar posts estratégicos é a melhor forma de aumentar seu engajamento. 

Se você percebeu que essa métrica do seu perfil tá caindo e você não sabe o que fazer para reverter essa situação, então deixa eu te falar uma coisa…

O seu engajamento só vai melhorar quando você parar de buscar likes, compartilhamentos, salvamentos, e focar em agradar quem consome o seu conteúdo.

Pois é, se ninguém engaja com as suas publicações e o seu crescimento tá estagnado, é sinal de que você precisa rever o seu processo de criação.

Para isso, você precisa criar post estratégicos, porque tu sabe muito bem que conteúdo só funciona com estratégia, certo?

Afinal, de que adianta saber tudo sobre o Instagram se você fala o mesmo que todo mundo e não consegue se diferenciar?

Então veja nesse post alguns pontos importantes para considerar antes de começar a produção do seu conteúdo!

1) O meu público tem interesse nisso?

O assunto pode até ser interessante pra você, mas será que também é interessante pra sua audiência?

Você não tá aqui pra se agradar, tá aqui pra vender, certo?

Entenda o ciclo das informações. Você sempre terá um:

  • Emissor
  • A mensagem 
  • Receptor

Para que a informação atinja seu objetivo de transmitir a mensagem do modo correto, o emissor precisa falar na linguagem do receptor. 

Então é importante que você considere o seu cliente em primeiro lugar. Afinal ele é o receptor da mensagem que você quer transmitir. 

Outra coisa a se pensar é: esse post ajuda em algo?

Postar por postar já não funciona. É muito melhor ter qualidade do que quantidade. 

O seu conteúdo tem que resolver os problemas da sua audiência e ensinar algo ou inspirar uma mudança na prática.

2) Post estratégico: esse é o melhor formato para essa ideia?

Um assunto mais denso pode ser melhor desenvolvido nos stories do que num carrossel, onde o espaço é limitado.

Uma mensagem mais simples pode ter um alcance maior ao adaptar uma trend pro seu nicho.

Cada formato tem uma particularidade, então seja estratégico.

Tipos de formatos do Instagram

Post estático

É uma postagem de uma imagem só onde todas as informações estão naquela única imagem. 

São úteis quando você quer dar destaque a imagem e possui pouco (ou nenhum) conteúdo textual.

Post carrossel

Composto por diversas imagens, que formam um álbum. Essas imagens conversam entre si, ou seja, há um tema em comum em todas elas. 

Usamos muito para passar um volume maior de informação textual e visual. 

Reels

Esse recurso permite que a pessoa grave vídeos curtos a partir da junção de várias cenas. Os Reels do Instagram podem ter duração máxima de 90 segundos. 

Além disso, nos Reels é possível adicionar texto, música e vídeos da galeria. 

IGTV

O IGTV foi criado para que o usuário tenha um espaço para postar videos longos. 

Nele, é possível postar conteúdo em alta definição de até 10 minutos. O IGTV é mais usado para postar tutoriais, demonstrações, entrevistas e quaisquer outros conteúdos mais extensos.

Stories

É um espaço onde é possível compartilhar conteúdo (vídeo, foto) de até 15 segundos. 

Nos stories é possível adicionar uma série de coisas como filtros, músicas, enquetes e emojis, além de interagir diretamente com o criador.

3) Posso deixar a ideia mais simples?

Na pressão de pensar fora da caixa, você pode querer complicar demais as coisas.

Lembre-se que menos é mais e que o óbvio precisa ser dito.

Você não precisa usar um linguajar difícil, não precisa ficar inventando moda só pra tentar atrair a atenção. 

O simples funciona muito bem. O que gera conexão com sua persona é a forma como você explica. Isso é o que ela quer: alguém que converse com ela na língua dela.

4) Post estratégico: o título remete à ideia do post?

O título é a primeira impressão que você tem de um conteúdo no Instagram. 

Ele esclarece o que será tratado nos próximos cards do seu carrossel, por exemplo.

Assim, se não for atrativo, o usuário logo descarta a leitura.

Por outro lado, se despertar o interesse, ele permanecerá arrastando para ler.

E, então, se além do título, o conteúdo entregar o que o seguidor deseja, as chances de permanecer até o final do texto são maiores.

Além disso, veja se ele tem a ver com o conteúdo das próximas imagens. 

Imagine que você parasse nesse artigo e encontrasse um conteúdo totalmente diferente do que eu prometi no título? Aposto que isso geraria uma baita decepção.

Cuidado para não fazer isso com seu público.

5) A primeira frase da legenda gera impacto?

A legenda do Instagram tem um objetivo muito simples: ajudá-lo a incentivar mais engajamento em sua postagem, incluindo curtidas, comentários e até mesmo gerar conversões para sua oferta e seu site.

Sendo assim, conte uma história, destaque uma crença, se posicione sobre uma polêmica, convide seu público a pensar sobre um tema fazendo uma pergunta.

Você pode usar diversas técnicas de copy pra chamar a atenção.

6) Post estratégico: a chamada para ação está clara e objetiva?

Não adianta nada fazer todo o resto do jeito certo e encerrar o post pedindo pra curtir, comentar, compartilhar. clicar no link, tudo ao mesmo tempo.

Foque em uma tarefa para não confundir seu público.

Conclusão

Nesse artigo, eu te mostrei como você pode criar um post estratégico em apenas 6 passos.

Se você quer vender, precisa encontrar uma maneira de captar a atenção das pessoas e ter um diferencial de mercado para se destacar.

Dessa forma, os posts estratégicos são a melhor maneira de fazer isso e com uma alta taxa de engajamento.

Como você tem feito isso no Instagram? Conta nos comentários.