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O que Lula e Bolsonaro podem te ensinar sobre marketing nas redes sociais

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As eleições de 2022 foram marcadas por estratégias de marketing nas redes sociais por parte dos dois candidatos à presidência do Brasil: Lula e Bolsonaro.

Cada um utilizou planejamento e ferramentas únicos que evidenciavam suas ideologias, plano de governo e personalidades.

A finalidade deles era somente uma: ganhar eleitores e votos nas urnas.

No marketing digital, podemos adquirir algumas lições com as campanhas realizadas por eles durante esse tempo.

Por isso, eu vim aqui te mostrar o que podemos aprender com Lula e Bolsonaro. Vamos ver o que eles podem te ensinar sobre marketing nas redes sociais.

Acompanhe!

1) Estabeleça um posicionamento

Posicionamento é observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto vendido. É a forma como a empresa vai interagir com essa comunidade.

Significa ser notado, percebido, enaltecer valores, ter um propósito, criar identificação.

Durante o período eleitoral anteriores, Lula buscou se posicionar como um homem igual aos eleitores.

Dessa forma, ele demonstrava em suas campanhas que ele era um metalúrgico, ou seja, vinha do proletariado também e como boa parte da população, queria um país mais justo para todos. Com isso, ele utilizava muito rapport.

Já em 2022, utilizando o marketing nas redes sociais, ele focou seu posicionamento não em si, mas na ênfase em falar sobre o desgoverno de Bolsonaro.

Talvez, aqui tenha sido o erro de Lula. Ao invés de focar no seu posicionamento, em estabelecer a sua imagem, ele, assim como muitos empreendedores, focou na concorrência.

Bolsonaro, diferentemente de Lula, nas eleições deste ano fortaleceu sua imagem na mídia como o herói, que quase sacrificou sua vida pelo país. Isso porque em 2018 ele sofreu um atentado de morte ao levar uma facada que o deixou internado e o submeteu a cirurgia.

Desse modo, trazendo para o nicho que nos importa, vemos que o posicionamento engloba tanto o comportamento de quem vende quanto a aparência de uma empresa que recebe clientes, sua entrada, seu espaço físico ou o layout do site, se a sua loja for online, por exemplo.

Ter um bom posicionamento revela que você realmente se preocupa com o consumidor e com a relação dele com sua empresa, marca, produtos e serviços.

2) Marketing nas redes sociais: faça uso estratégico de gatilhos mentais

Bom, para começarmos a falar sobre gatilhos mentais preciso começar pela base. Ou seja, entender o que são gatilhos mentais e como eles funcionam.

Sendo assim, vejamos!

Gatilhos mentais são agentes capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Ou seja, são estímulos que agem diretamente no cérebro

Gatilhos mentais funcionam porque a nossa mente tende a tomar decisões com base em um contexto social e emocional, para só então se basear na racionalidade na tentativa de justificar a ação. 

Dessa maneira, um gatilho mental, é algo capaz de despertar no outro lembranças, sensações e emoções experimentadas no passado. 

Então, como Lula utilizou (e ainda utiliza) essa estratégia com os eleitores. Ele atinge o emocional deles quando fala sobre a escassez.

Ele induz o pensamento de que o povo brasileiro vive na miséria e em seu governo não será assim, pois ele irá suprir a necessidade da população.

Assim, vemos discursos que deixam o povo ansioso por votar nele, afinal que ser humano que viveu em extrema pobreza, ou está sem trabalhar não gostaria de comer picanha e tomar aquela cervejinha no fim de semana?

De mesmo modo, você pode usar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing nas redes sociais. Não somente escassez, mas outros gatilhos possíveis como:

  • Antecipação
  • Urgência
  • Dor x Prazer
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova social
  • Novidade

3) Anuncie nas redes sociais com tráfego pago

Com um público potencial de mais de 928 milhões de pessoas, os anúncios do Instagram são uma ferramenta fundamental para qualquer profissional de marketing de mídia social. 

Segundo dados do TSE, enquanto a coalisão Pelo Bem do Brasil buscava a reeleição do atual presidente, os investimentos em plataformas de estratégias digitais e segmentação foram de R$ 7.187.470,76. Da verba total usada no período eleitoral (R$ 42.462.098,19) foram destinadas 11% ao Google (R$ 4.570.470,76) e 6,2% ao Meta/Facebook (R$  2.617.000,00).

Em contrapartida, do total de R$ 90.647.843,27 destinados à campanha de Lula, cerca de 12% foram para o Google, correspondendo a um valor de R$ 10.482.177,72. 

Como você pode ver, com acesso às amplas opções e ferramentas de segmentação da empresa controladora do Facebook, a publicidade no Instagram é uma estratégia eficaz e fácil de implementar.

Anúncios do Instagram são postagens que uma empresa paga para promover nos feeds e stories do Instagram dos usuários. 

Eles aparecem como postagens normais do Instagram, mas são sempre identificados por um rótulo “Patrocinado”. Eles também podem incluir um botão de call to action (CTA) para direcionar o tráfego ou conversões.

O bom é que você pode determinar quanto você deseja gastar ou quanto de resultado você deseja.

Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo sobre tráfego pago como estratégia de marketing nas redes sociais.

4) Marketing nas redes sociais: faça lançamento para aumentar as vendas

Na estratégia de marketing nas redes sociais de Lula e Bolsonaro, podemos ver claramente eles buscando por novos entrantes nas suas comunidades.

Assim, eles levaram seu público para dentro de canais fechados, ‘esquentando’ esse público com várias notícias para, ao final, ‘abrir o carrinho’, fazendo alusão a estratégia de lançamento, seriam os votos às urnas.

Planejar o lançamento de um produto nas redes sociais é uma grande oportunidade para atrair novos seguidores, fazer vendas e converter seu público em clientes.

Ao contrário de uma promoção tradicional na loja, as mídias sociais significam que as marcas agora podem alcançar milhares de clientes em potencial quando trazem algo novo para o mercado.

No entanto, não é tão simples a ponto de compartilhar uma única postagem no dia do lançamento. Um lançamento de produto bem-sucedido requer planejamento e preparação cuidadosos.

Dessa forma, considere todas as etapas da jornada de compra do cliente. Sendo assim, atente-se a cada detalhe: o primeiro contato, o tira-dúvidas, o fechamento e também o pós-venda.