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Como funciona o algoritmo do Instagram: a bula para melhorar seu engajamento

Como funciona o algoritmo do Instagram a bula para melhorar seu engajamento
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Entender como funciona o algoritmo do Instagram é como ler a bula de uma remédio: todo muito sabe que precisa ler, mas não faz isso. 

Se você está aqui neste artigo já é um bom sinal. Você vai descobrir quais os efeitos que essa bula pode trazer para o seu perfil.

O algoritmo do Instagram determina qual postagem os usuários veem ao abrir seu feed. Portanto, você precisa trabalhar muito para melhorar a possibilidade de suas postagens serem mostradas ao público. 

Se você passar muito tempo livre no Instagram, descobrirá que o algoritmo do Instagram funciona de maneiras misteriosas.

Mas antes de te mostrar como isso acontece, você precisa saber o que é de fato é o algoritmo do Instagram.

O que é o algoritmo do Instagram e como funciona

O algoritmo do Instagram é baseado em aprendizado de máquina, ou seja, a forma como ele classifica suas postagens é constantemente atualizada. 

Mas não se preocupe, uma vez que você entenda seu princípio de funcionamento real, poderá ajustar sua estratégia para trabalhar com ele.

O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Aqui no site já tenho um artigo bem completo sobre a taxa de engajamento no Instagram, mas de forma bem resumida a taxa de engajamento mede a quantidade de conteúdo social de interação que ganha em relação aos seus seguidores ou alcance.

No entanto, o próprio Instagram não é claro sobre o que é uma “boa” taxa de engajamento. Mas a maioria dos especialistas em marketing de mídia social concorda que o forte engajamento gira em torno de 1% a 5%. 

Como funciona o algoritmo do Instagram para postagens de feed 

Como funciona o algoritmo do Instagram para postagens de feed

De acordo com o Instagram, existem 6 fatores-chave que influenciam o algoritmo do Instagram para postagens de feed:

  1. Interesse
  2. Relação
  3. Oportunidade
  4. Frequência
  5. Segue
  6. Uso

1) Interesse

Seu feed do Instagram se baseia em quem você segue, nas contas e nos tipos de postagens que você gostou.

Isso significa que quanto mais o algoritmo do Instagram perceber que você vai “gostar” de um certo tipo de postagem, mais alto ele aparecerá no seu feed.

Sendo assim, o que você vê no feed do Instagram é uma combinação de todos os seus comportamentos do Instagram: 

  • As contas com as quais você mais interage; 
  • As pessoas com as quais você foi marcado nas fotos; 
  • Tipo de postagem que você gosta;
  • Contas que você comenta.

Aliás, é por isso que aparecer todos os dias no Instagram é tão importante. Pois, o algoritmo envia sinais positivos para o Instagram e dá ao seu público mais oportunidades de interagir com o seu conteúdo.

2) Relacionamento 

Você já percebeu que as postagens de seus amigos, familiares e contas importantes para você, aparecem com mais frequência no seu feed?

Isso é algoritmo do Instagram trabalhando!

O algoritmo usa suas interações para descobrir quem está mais próximo de você e, portanto, te mostrar o que você realmente deseja.

3) Oportunidade

O algoritmo do Instagram também verifica há quanto tempo uma imagem foi postada.

Isso acontece porque o algoritmo se preocupa quando você posta. Afinal, ele sempre quer mostrar as postagens mais recentes e interessantes pra você.

E como você pode usar isso ao seu favor?

Encontrando o seu melhor momento de postagem! Você pode olhar no próprio Instagram quando os seguidores mais acessam a plataforma.

4) Frequência 

Com que frequência você abre o aplicativo Instagram? Se você faz rolagem frequente, seu feed parecerá mais cronológico, já que o Instagram tenta mostrar as melhores postagens desde sua última visita.

Agora se você checar o aplicativo Instagram com menos frequência, seu feed será classificado no que o Instagram acha que você vai gostar, em vez de cronologicamente.

5) Seguindo

Quantas pessoas você segue no Instagram? Se você segue muitas pessoas, o Instagram tem mais opções para escolher, então você pode não ver todas as postagens de todas as contas.

Ou seja, essa estratégia de “eu sigo de volta” não funciona muito bem para o algoritmo.

Pois não é só a quantidade de seguidores que importa, mas sim o quanto eles interagem com o seu perfil.

6) Uso

Se você passar muito tempo no Instagram, verá mais postagens à medida que o Instagram se aprofunda em seu catálogo.

No entanto, se você passar apenas alguns minutos no aplicativo por dia, obterá apenas os destaques do dia a partir do algoritmo.

Como funciona o algoritmo do Instagram Stories

Como funciona o algoritmo do Instagram Stories

Os primeiros Stories do Instagram que você vê no topo do seu feed são aquelas com as quais você mais interage.

Ou seja, as contas nas quais você mais interage: comenta, reage, compartilha, olha por mais tempo, etc.

A atualidade das histórias também é considerada pelo algoritmo. 

Ou seja, se você se engajar regularmente com uma conta, as novas histórias delas serão colocadas em primeiro lugar em seu feed sempre que postarem, mesmo que você tenha assistido a todas as histórias do dia anterior.

O que você pode fazer para ter uma classificação elevada nos Stories das pessoas? 

Poste com frequência, em horários diferentes!

Como funciona o algoritmo do IGTV do Instagram

O algoritmo do IGTV, é praticamente o mesmo que Stories. O tempo gasto assistindo ao vídeo conta muito.

A minha sugestão para otimizar seus vídeos IGTV é mantê-los em menos de 10 minutos. 

Além disso, crie conteúdo de vídeo de formato longo baseado em episódios. Isso deixará as pessoas ansiosas para assistir. 

Como funciona o algoritmo do Reels no Instagram

Reels são a mais nova adição e o maior desafio do Instagram, pois foram codificados apressadamente para competir com a popularidade cada vez maior do TikTok.

A boa notícia é que os Reels que você postar não serão vistos apenas por seus seguidores, mas por qualquer pessoa que visite a seção Reels. 

Além disso, o Instagram quer que esse recurso funcione tanto quanto as compras, então os Reels sugeridos estão por toda parte nas páginas Explorar e terão toneladas de visualizações toda vez que você postar, só porque estão acessíveis a todos! 

Como funciona o algoritmo do Explorar do Instagram 

No geral, a página Explorar e o algoritmo de feed são bastante semelhantes: ambos entregam conteúdo com base em suas interações anteriores: salvamento, mensagens, comentários, curtidas, pesquisa.

A diferença significativa é que o feed Explorar é preenchido com contas sugeridas, ao contrário das contas que você já segue.

O que há de novo em 2021 é a “Pesquisa por palavra-chave”. Isso faz com que o algoritmo categorize as postagens por tópicos, ao invés de interesses forçados previamente determinados apenas por hashtags.

Sendo assim:

  • O Instagram mostrará o conteúdo etiquetado e legendado usando palavras-chave e contas diretamente relacionadas às palavras-chave digitadas na barra de pesquisa. 
  • O algoritmo do Instagram não depende mais apenas da estratégia de hashtag das pessoas para categorizar as postagens, o que significa que as postagens antigas agora podem ter uma classificação mais elevada na página Explorar.

A minha dica é começar a escrever descrições de maneira diferente e usar hashtags de maneira mais leve e com mais relevância. 

Por exemplo, se você estiver postando sobre uma receita de bolo de chocolate. Certifique-se de escrever algo como “Como fazer o melhor bolo de chocolate para crianças”. Coloque o máximo de palavras-chave possível. As hashtags podem ser #bolodechocolate  #bolodeaniversario #receitadebolo #receitadebolodechocolate.

5 táticas sobre como vencer o algoritmo do Instagram

5 táticas sobre como vencer o algoritmo do Instagram

Após compreender os fatores mais importantes que afetam o algoritmo do Instagram, você pode adotar uma série de estratégias para vencer o algoritmo do Instagram em 2021.

Por isso, separei 5 estratégias essenciais para você vencer o algoritmo do Instagram. 

N.º 1: Aumente o engajamento da conta

Engajamento é a chave mais importante para vencer o algoritmo do Instagram. Portanto, continue interagindo com seus seguidores: você pode comentar e curtir para aumentar seu engajamento.

N.º 2: Publique postagens continuamente

Esse outro ponto importante para vencer o algoritmo do Instagram: o tempo. Se você deseja ter a melhor chance de aumentar sua conta, você tem que publicar postagens continuamente.

Por outro lado, se for um pouco difícil para você postar diariamente, você pode definir uma programação com a frequência de postagem adequada, o que o ajudará a superar amplamente o algoritmo do Instagram.

N.º 3: Poste Reels de maneira consistente

O algoritmo do Instagram se concentrará mais em novas funções. O Instagram quer que os seguidores gastem tempo se envolvendo com seus perfis o máximo possível. 

Então, poste Reels com frequência, o algoritmo irá recompensá-lo.

N.º 4: Escreva descrições atraentes

Use hashtags, emojis e frases com CTA (Chamada para Atenção) do Instagram nas suas descrições. Isso ajuda a enriquecer o conteúdo e promoverá sua conta. 

Legendas atraentes podem fornecer mais informações para suas fotos interagirem com os seguidores. O algoritmo do Instagram prioriza o engajamento.

 Quanto mais um usuário gasta tempo lendo suas postagens, melhor será sua classificação. Além disso, você pode obter mais seguidores com boas legendas. 

N.º 5: Vá ao vivo com frequência

O vídeo ao vivo tem sido amplamente utilizado nos últimos anos. Você pode interagir com seguidores, eles podem fazer perguntas e você pode respondê-las imediatamente. 

A interação em tempo real pode promover o relacionamento entre você e seu público. Vá ao vivo uma ou duas vezes por mês e salve-o como um vídeo IGTV. 

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei como a importância de ler as informações sobre o algoritmo do Instagram. Primeiro te expliquei o que é algoritmo e como ele funciona. 

Além disso, te dei cinco táticas sobre como vender o algoritmo do Instagram. 

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