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Hashtags do Instagram: o único guia que você realmente precisa

Hashtags do Instagram o único guia que você realmente precisa
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Usar as  hashtags certas do  Instagram pode ajudá-lo a estender seu alcance, envolver seu público, impulsionar sua marca e até mesmo agradar o algoritmo do Instagram

No entanto, isso é algo que muitas vezes confunde as pessoas, pois pode ser difícil perceber tendências e padrões à primeira vista. 

Afinal de contas, as estratégias de hashtag não são padronizadas, o que pode causar ainda mais confusão.

Por isso, resolvi fazer uma pesquisa densa sobre o assunto e aplicando com a minha experiência nasceu esse Guia Completo sobre Hashtag no Instagram.

O que é um Hashtag do Instagram?

Uma hashtag do Instagram é uma palavra (ou um conjunto de palavras) que é marcada com um símbolo de hash (#). Ela é usada na descrição de uma postagem do Instagram ou na seção de comentários. 

O principal objetivo dessas hashtags é ajudar o Instagram a organizar e categorizar o conteúdo. Aliás, elas também permitem que a plataforma apresente o conteúdo certo para os usuários certos. 

Por que as hashtags do Instagram são importantes? 

O Instagram passou por muitas mudanças desde 2010, mas ao longo de tudo, uma coisa se manteve consistente: a importância das hashtags do Instagram.

Mesmo em 2021, usar hashtags relevantes e direcionadas em suas postagens e stories é uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram. E isso pode se traduzir em mais engajamento, mais seguidores e mais clientes para sua empresa.

Como te disse anteriormente, as hashtags do Instagram funcionam organizando e categorizando fotos e vídeos.

Ou seja, se você tiver uma conta pública no Instagram e adicionar uma hashtag a uma postagem, essa postagem ficará visível na página da hashtag correspondente.

Sendo assim, como as hashtags são usadas com a intenção de descobrir conteúdo, as hashtags certas podem colocá-lo na frente de seu público-alvo, mesmo que ele não tenha se conectado a você antes.

Por exemplo, um blogueiro de culinária pode postar uma foto de bolo e, em seguida, usar as hashtags #receitas, #receitasdebolo e #receitasimples.

Além disso, ao usar essas três hashtags, a imagem é catalogada para que outros usuários do Instagram que gostam desse tipo de conteúdo ​​possam encontrá-la facilmente.

Quantas hashtags devo usar?

Você pode usar até 30 hashtags em uma única postagem do Instagram. Mas isso não quer dizer que você vai usar tudo isso em uma única postagem.

Você também não pode fazer uma publicação sem hashtags. Uma pesquisa já mostrou que postagens no Instagram com hashtags recebem 70% mais curtidas.

No entanto, sobre quantas hashtags funcionam melhor, os dados são inconsistentes. Alguns profissionais de marketing juram usar apenas duas hashtags, enquanto outros dizem usar mais de dez. 

Na realidade, o ponto ideal para uma única postagem pode ser apenas algo que você pode descobrir por meio de testes. 

A minha indicação é fazer uma postagem com no mínimo 5 e no máximo 15 hashtags.

Além disso, também é importante verificar que: 

  • Quando as pessoas com perfis privados postam, elas não aparecem publicamente nas páginas de hashtag;
  • Números são permitidos em hashtags. No entanto, espaços e caracteres especiais, como $ ou%, não funcionarão;
  • Você só pode adicionar hashtags às suas próprias postagens. Você não pode marcar fotos/vídeos de outras pessoas;
  • Use até 30 hashtags em uma postagem e 10 no Instagram Stories.

Quais hashtags usar no Instagram?

Quais hashtags usar no Instagram
Quais hashtags usar no Instagram

Compreender os diferentes tipos de hashtags e seus públicos correspondentes é a chave para desenvolver uma estratégia eficaz de hashtag para o Instagram. Por isso, separei para vocês os diferentes tipos de hashtags que você pode usar na sua publicação.

Hashtags da comunidade

Hashtags da comunidade são hashtags que conectam usuários com interesses semelhantes em torno de um assunto específico. Eles são uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas, melhorar a capacidade de pesquisa de suas postagens, ganhar seguidores e aumentar sua própria comunidade.

Aqui estão 8 tipos diferentes de hashtags de comunidade que você pode usar para o seu negócio:

  1. Hashtags que indicam seu produto ou serviço
  2. Indicam seu nicho em seu setor
  3. Para eventos ou temporadas especiais
  4. Usando locais
  5. Hashtags diárias
  6. Frases relevantes para o que você faz
  7. Com siglas
  8. Com emojis 

Hashtags de marca

Uma hashtag de marca é uma hashtag exclusiva da sua empresa usar no Instagram.

Pode ser tão simples quanto o nome da sua empresa, slogan ou o nome de um de seus produtos. Ou pode ser também uma hashtag que não tem nada a ver com o nome da sua empresa, mas tudo a ver com a identidade da sua marca!

Enquanto as hashtags da comunidade visam aumentar o alcance de sua mensagem, as hashtags de marca são projetadas para conectar temas para você e seu público. Eles podem ser usados ​​para promover uma campanha ou coletar conteúdo gerado pelo usuário.

Por exemplo, a empresa de tênis “natural” Allbirds usa a hashtag #weareallbirds para aumentar o reconhecimento de sua marca.

Após criar sua hashtag, lembre aos clientes que eles podem usar a hashtag de sua empresa, compartilhando-a em suas histórias ou citando-a em suas legendas. Dessa forma, seus seguidores podem tocar na hashtag e ver outras postagens sobre sua empresa.

Além disso, também é uma boa ideia seguir a hashtag de sua marca para acompanhar o novo conteúdo que está sendo compartilhado!

Hashtags baseadas em localização

Isso não se aplica a todos os comerciantes de comércio eletrônico, mas se você tiver produtos que atraiam o público local, use isso a seu favor. Você tem canecas de novidades que apresentam diferentes estados? Use #SaoPaulo ou #SP para se conectar com o público certo.

Hashtags de entretenimento

Essas hashtags não têm como objetivo aumentar o seu público, mas sim expandir o relacionamento com o público que você já tem. Essas frases geralmente têm pouco a ver com a marca em si e muito a ver com a situação no post específico. 

Hashtags oportunas

Hashtags oportunas podem estar relacionadas a um determinado feriado, época do ano ou até mesmo hora do dia. 

Os usuários adoram conteúdo oportuno e provavelmente procuram conteúdo sazonal e de feriados em particular.

Hashtags populares

Hashtags entram e saem da moda, assim como estilos de roupas e gírias. Às vezes, as hashtags em alta são apenas hashtags realmente populares que as pessoas estão usando na época, que cresceram em popularidade por algum motivo. Em muitos casos, porém, eles terão mais a ver com eventos atuais.

Por exemplo, talvez a Apple tenha anunciado uma nova versão do iPhone ou dia das eleições em algum lugar do país. Essas hashtags não fornecerão resultados permanentes, mas podem render retornos significativos em alcance e interesse quando usadas corretamente.

Hashtags de nicho

Certos produtos têm públicos com interesses de nicho. Pessoas que estão comprando seus próprios sistemas de realidade virtual, por exemplo, provavelmente estarão interessadas em todas as tecnologias mais recentes. 

Os clientes interessados ​​em uma alimentação saudável podem pesquisar frases como #organico ou #receitasaudavel. Use hashtags de nicho específico para se conectar com um público altamente relevante.

Hashtags de eventos especiais

Às vezes, as hashtags podem agir como avisos que alertam os usuários sobre eventos especiais que estão acontecendo em sua loja. 

Você está prestes a realizar um concurso? Use a hashtag do evento! 

Hashtags de campanha

Embora as hashtags de marca e de comunidade devam durar, as hashtags de campanha geralmente são de curto prazo e duram apenas alguns dias, uma temporada ou um ano.

O motivo pelo qual as hashtags de campanha são de prazo mais curto é porque geralmente estão vinculadas a campanhas específicas, como lançamentos de novos produtos, eventos especiais ou parcerias. Então, eles são ótimos para construir muito engajamento em um curto período de tempo!

Como encontrar as melhores hashtags do Instagram para sua conta

Como encontrar as melhores hashtags do Instagram para sua conta
Como encontrar as melhores hashtags do Instagram para sua conta

Quando usadas corretamente, as hashtags do Instagram podem ajudá-lo a aumentar seu alcance, obter mais engajamento e atrair mais seguidores.

Mas, para ter sucesso com as hashtags, você precisa ser estratégico sobre quais hashtags usar.

Por exemplo, embora as hashtags mais populares no Instagram tenham sido usadas milhões de vezes, isso não significa que você receberá uma tonelada de curtidas e comentários simplesmente adicionando #love, #happy ou #dog às suas postagens.

Então, como você pode encontrar essas hashtags legais, criativas e voltadas para a comunidade?

A melhor maneira é olhar e ver quais hashtags do Instagram seu público, concorrentes e líderes do setor já estão usando.

Além disso, percebi que quanto mais “nichado” é o tópico, mais conversas os usuários estão tendo sobre ele, então vale a pena realmente aprimorar um tópico ou tema. E você ficaria surpreso em como as hashtags de nicho podem chegar!

Como conduzir pesquisa de hashtag para Instagram

A pesquisa de hashtag é uma parte fundamental da distribuição no Instagram. Ele pode ajudá-lo a identificar as hashtags populares de maior desempenho, dar-lhe novas ideias para hashtags que você não teria pensado sozinho e ajudá-lo a identificar as hashtags em alta.

Existem várias estratégias diferentes que você pode usar para conduzir pesquisas de hashtag, seja para aumentar sua lista ou encontrar novos tópicos de tendência. Vamos dar uma olhada em cada um.

Conheça o Twitter

Se você deseja procurar hashtags ou tópicos de tendência relevantes no momento, o Twitter pode lhe dar uma vantagem. Eles têm uma seção de trending topics, onde você pode ver o que as pessoas estão compartilhando.

Observe que o uso de hashtag no Instagram e no Twitter é diferente, e o Twitter se concentra mais nas notícias. Tenha isso em mente e use-o para fins de pesquisa em vez de copiar e colar hashtags cegamente no Instagram.

Confira sua competição

Nunca é demais ver como é a estratégia de marketing de seus concorrentes, e isso inclui sua estratégia de hashtag.

Além disso, procure tendências nas hashtags que estão usando e você também poderá ter algumas ideias de frases que deseja adicionar à sua lista.

Monitore influenciadores

Os influenciadores, incluindo microinfluenciadores, são chamados de influenciadores por um motivo: eles já têm um público e as pessoas procuram ativamente por eles em busca de conselhos, inspiração ou experiência. 

Não é surpreendente que esses perfis possam ter dominado seu jogo de hashtag e encontrado os termos de melhor desempenho por aí. Por isso, dê uma olhada e não tenha medo de pegar alguns de que você gosta.

Use ferramentas de pesquisa de hashtag

Todos os outros métodos de pesquisa de hashtag que examinamos são manuais. As ferramentas de pesquisa de hashtags podem ajudá-lo a identificar as hashtags de tendência e mais hashtags perenes que mais beneficiarão o seu negócio.

Essas ferramentas de pesquisa de hashtag podem ajudá-lo a começar:

Hashtags banidas: o lado negro do Instagram

Hashtags banidas o lado negro do Instagram
Hashtags banidas o lado negro do Instagram

Você sabia que existem hashtags proibidas no Instagram? Não são apenas palavrões e obscenidades que fazem parte dessa lista.

O Instagram rotineiramente “proíbe” hashtags que detectam serem frequentemente usadas com algum tipo de conteúdo ilícito.

As hashtags podem ser banidas permanente ou temporariamente e, quando você as usa, suas postagens podem ser banidas pelas sombras. Isso significa que eles podem não aparecer nos feeds dos seus seguidores e também podem não aparecer quando os usuários pesquisarem por outras hashtags anexadas à postagem. 

Ao compilar suas listas de hashtags que deseja usar, verifique a lista completa de  hashtags que foram banidas  do Instagram.

Em 2020 essas foram as hashtags banidas:

  • #boatarde;
  • #books;
  • #brain;
  • #direct;
  • #dm;
  • #italiano;
  • #iPhone;
  • #lingerie;
  • #medicina;
  • #sextou;
  • #whatsapp.

Medindo sua estratégia de hashtag do Instagram

Todos os esforços de marketing devem ser medidos sempre que possível, e isso também vale para estratégias de hashtag. 

As hashtags podem ser muito mais difíceis de avaliar por conta própria, especialmente porque você tem grupos nas postagens. 

Isso pode dificultar saber quais estão funcionando e quais não estão agindo. Felizmente, existem várias maneiras de medir o impacto de sua estratégia.

Primeiro, dê uma olhada no crescimento geral de seu canal. Você pode fazer isso com as análises do Instagram, embora muitas plataformas de gerenciamento social de terceiros ofereçam mais detalhes.

Veja se impressões, alcance e curtidas aumentam em seu perfil e em suas postagens. Significativamente, quantas contas você alcançou por meio da postagem? Houve grandes mudanças desde que você adaptou a nova estratégia? Você deve ver aumentos mês a mês. Se não, é hora de se adaptar.

Além disso, você também deve usar ferramentas de pesquisa de hashtags para monitorar as hashtags que usa regularmente. Certifique-se de que sua popularidade esteja aumentando com o tempo, em vez de diminuir.