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Gerenciamento das redes sociais: o manual de como fazer!

gerenciamento de redes sociais
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O gerenciamento de redes sociais envolve diversas etapas, que inclui desde a definição da estratégia e execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

Mas, para fazer da forma certa, é necessário ter uma estratégia exclusiva para canais sociais da sua empresa! 

Dessa forma, esse processo tão necessário será ainda mais fácil! 

Fique ligado neste artigo, pois nele, eu vou te mostrar quem faz o gerenciamento das redes sociais e como isso deve ocorrer para ser feito estrategicamente e te trazer muitos resultados!

O que faz um gestor de redes sociais?

Antes de saber as etapas do gerenciamento das redes sociais, você precisa entender que é a pessoa que faz o gerenciamento das mídias sociais.

Chamamos ele de gestor de redes sociais. Nesse sentido, ele é responsável por todas as atividades de mídia social da empresa. 

Seu papel como um gestor é:

  • Criar e implementar de estratégias de mídia social, traçando o curso para o sucesso online;
  • Monitorar e analisar de métricas, utilizando o sextante digital para avaliar o desempenho e ajustar o curso conforme necessário;
  • Criar e compartilhar de conteúdo, lançando mensagens que impactem junto ao público;
  • Interagir com os seguidores, estabelecendo um diálogo genuíno com os usuários das redes sociais;
  • Gerir as crises de mídia social, navegando com habilidade em todas as redes para manter a reputação da marca intacta.

A importância de fazer um bom gerenciamento das redes sociais

gerenciamento de redes sociais

As plataformas estão cheias de pessoas a milhares e milhares de segundos procurando um assunto que as atraem. 

Por isso, o gerenciamento das redes sociais deve ser vista como a bússola que guia sua empresa na rota certa para alcançar seu público-alvo

Sendo assim, o gerenciamento eficaz das redes sociais permite que você amplie a visibilidade da sua marca e impulsione as vendas e o tráfego do site.

É possível, também, nutrir um relacionamento sólido com seus clientes, fortalecendo a lealdade à marca e elevando a satisfação do cliente a novos patamares.

Quais redes sociais devo gerenciar?

Um passo importante para descobrir a resposta dessa pergunta é definir quais redes sociais faz sentido a sua empresa estar presente. 

Como o Facebook e Instagram, que por sua abrangência de públicos, exigem que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, estejam presentes.

No fim, o que vale é descobrir onde o seu público está.

E pasme…as únicas formas de descobrir isso é testando ou fazendo uma pesquisa!

Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

Como criar uma estratégia de gerenciamento das redes sociais?

Com as ferramentas certas, você pode desenvolver estratégias que ajudem a se conectar com seu público-alvo de maneira significativa.

Aqui estão técnicas que podem te ajudar: 

1) Defina uma persona

Isso é basicamente definir um cliente com todas as características possíveis,isto é:

  • idade,
  • gênero,
  • localização,
  • nível de educação,
  • profissão,
  • entre outras. 

Ao entender quem é a persona, você pode criar conteúdo que se conecte a ela e atenda às suas necessidades e desejos. 

Pode ser que isso ajude também a determinar quais plataformas de mídia social são mais adequadas para alcançar seu público-alvo.

2) Estabeleça os objetivos

Os objetivos da sua estratégia de mídia social devem estar alinhados com os objetivos gerais da sua empresa! 

Desse modo, se você quer vender, então trace objetivos de vendas redes. Se quer aumentar a autoridade, então trace metas de reconhecimento de marca.

Só assim, você saberá que métrica avaliar para verificar se está obtendo resultados!

3) Acompanhe os resultados

O acompanhamento de métricas é de extrema importância para entender o desempenho da estratégia de mídia social da sua empresa. 

Sendo assim, como eu disse no tópico anterior, você deve definir o objetivo para então saber qual métrica analisar.

Feito isso, então, você verá o que deve fazer: continuar seguindo sua estratégia ou mudar a rota.

Saiba mais: O passo a passo de como crescer no Instagram do zero

Como deve ser a minha comunicação com o meu público?

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Para algumas empresas, o estilo de gerenciamento mais divertido é descontraído pode não fazer tanto sentido. 

Digamos que a sua empresa tem um perfil mais formal internamente e com os seus clientes, utilizar uma comunicação engraçada pode dar a impressão de que não estão coerentes.

Portanto, na hora de definir a comunicação que você utilizará, é muito importante voltar e relembrar quem é o seu público-alvo. 

Como analisar os resultados no gerenciamento das redes sociais?

Para que isso ocorra, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia.

Digamos que o seu principal objetivo é a geração de leads…

Por consequência, a sua meta principal é o número de conversões via mídias sociais em um período, que pode ser gerado por rede social e por publicação.

Ache uma plataforma que dê para visualizar as métricas!

Assim, quando você realiza uma publicação, já consegue descobrir exatamente de qual canal está vindo o seu tráfego e os seus leads.

Além disso, existem outras métricas que devem ser analisadas na gestão de mídias sociais  que estão relacionadas com o desempenho das nossas publicações, como salvamento, compartilhamento, comentários e outras.

Leia mais: Qual Rede Social Dá Mais Dinheiro? Lucre nas Plataformas Digitais

Preciso usar um gerenciador de redes sociais?

Usar as redes sociais de modo aleatório, sem qualquer tipo de rotina, é jogar dinheiro pela janela. 

Para não correr o risco de perder dinheiro e oportunidade, o gerenciador de redes sociais deve ser utilizado para simplificar e otimizar o seu trabalho.

Com um gerenciador de redes sociais, você pode agendar postagens com antecedência, garantindo que seu conteúdo seja lançado no momento certo. 

Isso permite que a empresa monitore menções à sua marca! 

Assim, essas ferramentas fornecem análises detalhadas, permitindo que você avalie o desempenho de suas postagens e ajuste sua estratégia conforme necessário.

Concluindo, se você está se sentindo sobrecarregado com a tarefa de gerenciar várias contas de redes sociais, um gerenciador de redes sociais pode ser a solução que você precisa!