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Como criar Biografia no Instagram: dicas para surpreender o público

Como criar Biografia no Instagram dicas para surpreender o público
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Se você quer saber como criar biografia no Instagram, provavelmente, você já deve ter se questionando qual é a maneira correta de fazer isso. 

Essa é uma dúvida muito comum e totalmente aceitável.

Afinal, uma pessoa leva em torno de 7 minutos para criar uma impressão de você, da sua marca, do seu negócio.

Além disso, a rapidez do online isso pode se tornar muito mais acelerado. 

Por isso, a biografia no Instagram é tão importante. Ela é a primeira coisa que uma pessoa vai olhar quando abre o seu perfil. Então, você precisa aprender a utilizar esse recurso de modo inteligente. 

Por isso, não saia deste artigo! Leia-o até o final, pois eu vou te mostrar como convencer uma pessoa a clicar no botão “seguir” do seu perfil apenas vendo a sua biografia no Instagram.

Você vai conseguir converter muitos visitantes em seguidores com essas dicas! Vamos lá?

O que é a biografia do Instagram? 

A biografia no Instagram é comumente apelidada de Bio e está no topo do perfil no aplicativo do Instagram. 

Geralmente, as pessoas acham que a biografia é composta pela foto, nome da pessoa ou da empresa. E o dono da conta pode alterar esses itens a qualquer momento.

Nela você também pode visualizar elementos como: número de seguidores, publicações e perfis seguidos pela conta.

Mas, para quem trabalha ou conhece um pouco sobre Marketing Digital sabe que a biografia é outra coisa. 

Deixe-me te explicar o que é a biografia do Instagram de fato. 

Ela se localiza logo abaixo do nome escolhido para a conta. Possui um espaço de 160 caracteres, no qual o usuário pode escrever o que quiser.

Mas você deve estar pensando… O que eu vou escrever ali?

Fique tranquilo, eu vou te mostrar. 

O que colocar na bio do Instagram?

Muitas vezes, o que vemos nos perfis pessoais por aí é uma sequência de itens que são baseados na:

  • Profissão
  • Idade
  • Hobbies
  • Citações
  • Frases de efeito
  • Nacionalidade
  • Emojis
  • Cidade
  • E outras informações

Já em perfis de negócios, o que se percebe é uma biografia com itens que irão levar o cliente a conhecer o empreendimento e tomar uma atitude diante da sua vontade de comprar. Dessa forma, nessas contas encontramos:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Presentes
  • Site oficial
  • Hashtags
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Chamada para a ação

Então, você pode ver que basicamente a biografia no Instagram serve para mostrar as informações da conta e deixar o visitante bem informado sobre o que ele precisa saber sobre a pessoa ou sobre a empresa que é dona do perfil.

Além disso, a biografia tem um diferencial muito importante que não há em nenhum outro lugar no Instagram. 

É a possibilidade de inserir links clicáveis!

Você pode colocar links diversos (um por vez, é claro) e levar seus seguidores para outras páginas na internet. 

Aqui você pode ver qual a necessidade de marketing do momento na sua empresa ou no seu perfil pessoal e divulgar eventos, landing pages, canal no YouTube. 

Pode também gerar um contato direto com ele com o link do WhatsApp e muito mais!

Quais itens você pode colocar no perfil do Instagram?

Quais itens você pode colocar no perfil do Instagram

Agora que você já sabe o que é a biografia do Instagram. Entenda que é o conjunto de elementos que irá chamar a atenção dos visitantes e convencê-los a te seguir.

Por isso, antes de mostrar como você pode criar uma biografia no Instagram matadora, eu vou te mostrar o que pode conter no seu perfil e como você pode utilizar todas essas ferramentas para atrair mais seguidores.

Foto do perfil 

A foto de perfil gera muito impacto para a sua rede social. Uma boa foto pode atrair mais seguidores para sua conta como também uma péssima foto pode revelar um serviço ruim e sem qualidade. 

Dessa forma, tome muito cuidado ao escolher sua foto de perfil!

Se você é o rosto da sua marca então lembre-se que sua foto deve conter 60% do seu rosto e não ter um fundo poluído. 

Agora se sua marca, empresa contém uma logomarca então deixa ela bem enquadrada e certifique-se que ela esteja nítida visualmente. 

Nome

O nome da sua conta é o que está em negrito. E você pode adaptar dependendo do objetivo da sua conta. 

Se for uma conta pessoal ou se você é um digital influencer ou se sua marca é seu nome então coloque seu nome próprio. 

Agora se sua conta é para sua empresa então coloque nessa área o nome da sua empresa.

Site

A gente sabe que boa parte dos negócios e das pessoas, hoje em dia, tem mais de uma página. 

Tem Facebook, Twitter, YouTube, blog, página de vendas, página de captação de leads e muito mais. 

Mas divulgar todas essas páginas no Instagram acaba, por vezes, se tornando um pesadelo. 

Você pode optar por escolher divulgar aquilo que é mais necessário no momento na sua estratégia de marketing ou também pode utilizar aplicativos como o Milkshake para colocar vários links em uma única página de redirecionamento.

Além disso, se você já possui 10 mil seguidores no Instagram, então também pode utilizar a opção de “arrastar para cima” nos Stories para divulgar outros links que você deseja.

Vou te dar um conselho! 

Não coloque links com mil números e letras aleatórias, ou links enormes. Essa parte do seu perfil tem que ser amigável e deixar claro para o público do que se trata.

Como criar uma biografia no Instagram: o passo a passo

Agora vamos colocar a mão na massa e criar uma biografia no Instagram que vai fazer seus visitantes clicarem em seguir em poucos segundos! 

Passo 1: Escreva uma frase que te autodescreve ou seja a sua Grande Promessa 

A autodescrição é quando você fala um pouco sobre você, isto é, mostra o que faz, o que gosta…Enfim, tudo que o representa.

Já a sua Grande Promessa é aquilo que chama e atrai a atenção do seu público. 

Por exemplo, na Fórmula de Lançamento, a promessa do Érico Rocha é 100.000 reais de faturamento em 7 dias. Resumidamente, 6 em 7!

A escolha de utilizar a autodescrição ou a Grande Promessa será sempre conforme o objetivo do seu perfil.

Passo 2: Mostre o que seu perfil oferece

Se você ajuda seu público a solucionar algum problema, é aqui que você deve dizer isso a ele. 

Um exemplo! Caso você seja professor de redação, pode colocar da seguinte forma:

Ajudo estudantes a tirar 900+ na Redação do Enem

Passo 3: Não se esqueça do SEO

Estratégias de SEO são essenciais, até mesmo no Instagram. 

E quem é dessa área já sabe que as palavras-chave são muito importantes para direcionar seu conteúdo.

Isso funciona no Instagram também. Se você usar palavras-chave na sua biografia do Instagram, as pessoas vão ter mais facilidade de te encontrar. Pois, a ferramenta de busca do aplicativo vai te ajudar a aparecer para o público certo. 

Então, por exemplo, se o seu perfil é de Marketing Digital, é interessante usar essa palavra na biografia do Instagram.

Passo 4: Adicione uma Chamada

Nessa parte, estão inclusas as CTAs. Mas o que é isso Adriano? 

CTAs são chamadas para a ação. São recursos muito utilizados no marketing digital para realizar conversões.

Com elas você pode convidar o seu público a realizar um movimento que você deseja.

O que você deseja que os visitantes façam após visitar seu perfil? Visite seu Canal no YouTube? Siga seu Twitter? Compre seu curso? Pense nisso.

E não se esqueça de que o seu comando deve estar alinhado com o link da sua bio. Caso contrário, ele acabará indo para um local que você não quer.

Algumas das CTAs mais utilizadas são:

  • Baixe o e-book
  • Acesse o site
  • Inscreva-se no webinário
  • Faça um orçamento
  • Entre em contato
  • Assine a newsletter

A escolha, contudo, dependerá de seus objetivos de marketing.

3 dicas para deixar sua biografia no Instagram surpreendente

3 dicas para deixar sua biografia no Instagram surpreendente

Tudo o que é bom pode melhorar não é mesmo? 

Por isso, depois de seguir o passo para criar sua biografia no Instagram. Você pode fazer alguns ajustes para deixá-la ainda melhor. 

Sendo assim, eu trouxe 3 dicas para te ajudar a surpreender seu público logo que entrar no seu perfil e visualizar a sua bio.

Dica 1:  Use Diferentes Fontes

O uso de fontes diferentes é um ótimo meio de chamar a atenção do usuário.

Para isso, você terá de usar ferramentas externas. Mas é muito fácil encontrar isso no nosso amigo Google ou no Instagram Fonts.

Use isso com moderação. Escolha um tipo de letra que combine com o estilo da sua marca, com seu perfil.

Dica 2: Use emojis e símbolos

As pessoas, hoje em dia, são muito visuais. Então usar emojis, quebras de linhas, símbolos é uma ótima estratégia para chamar atenção do público. 

Além disso, esses recursos são capazes de trazer mais da identidade da sua marca para o perfil no Instagram.

Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode usar emojis de vestidos e blusas. Quem trabalha com fotografia e filmagem pode usar os símbolos de câmera e gravação.

Dá para ser bastante criativo aqui. Só não fuja da personalidade da sua conta.

Aqui estão alguns emojis de bio do Instagram comuns para você copiar e colar:

📍: Use em frente à sua localização física ou endereço

📩 : Use na frente do seu endereço de e-mail

👇: Use na última linha da sua biografia para apontar para seu link clicável

👉: Para chamar a atenção

✈️: Comumente usado por marcas de viagens

🎥 : Para chamar a atenção para o seu canal no YouTube

🎉: Para indicar uma conquista ou prêmio

✨: Também usado para indicar uma conquista, ou apenas para mostrar o seu “brilho”

Dica 3: Insira uma Link Tree

Essa aqui é uma ferramenta externa que significa “árvore de links”. Ou seja, são múltiplos links em sua biografia, já que o Instagram permite o uso de apenas um, essa é uma boa ideia.

Como eu disse é uma página externa na qual você pode inserir vários outros links, como site, blog, perfis em outras redes sociais, páginas de conversão ou URLs de produtos.

Existem alguns aplicativos como o Milkshake que te permitem criar essa página externa.

Exemplos de Biografias 

Biografia para Instagram masculino

O que vai definir sempre o que você irá colocar na sua biografia no Instagram é o objetivo do seu perfil. 

Neste caso, temos a bio do Whindersson Nunes. O artista geralmente deixa na bio o link do seu último vídeo no Youtube. 

Dessa forma, ele consegue aumentar as visualizações dos vídeos.

Biografia para Instagram de criança

Esse é o perfil do filho da Karina Bacchi, o Enrico Bacchi

Veja que a biografia é bem sucinta e sempre deixando claro que o perfil é gerenciado por um adulto. 

Biografia para Instagram pessoal

É comum que os perfis pessoais acabem se misturando com o perfil profissional. Principalmente quando seu rosto é a sua marca. 

Como é o caso do meu perfil. 

Na minha biografia, eu falo sobre o que eu faço e estabeleço algumas funcionalidades dos meus serviços. 

Biografia para Instagram fitness

Na biografia desse tipo de Instagram deve conter informações que mostre ao público se o perfil é profissional ou somente motivador. 

Pois, existem segmentos de Personal Trainner e também motivacionais como é o caso das amigas Fernanda Borges e Fernanda Cavalari, donas da conta Saudável em Dobro.

Biografia para Instagram para viagem

Já no caso de bios para Instagram de viagens, podemos utilizar os emojis.

Você pode usar bandeiras para representar cada local já visitado ou usar o emoji do mundo e dizer quantos países já visitou como fez a Amanda do perfil @mayara.nutri.

Sem contar que ela consegue combinar dois nichos em um único perfil sem ficar confuso. 

Conclusão

Neste artigo, eu te ensinei como criar a sua própria biografia para Instagram.

Primeiro, você aprendeu conceitos básicos sobre o que é essa ferramenta.

Depois, eu te mostrei elementos normalmente encontrados na descrição do perfil

Além disso, te ensinei o passo a passo para criar uma biografia no Instagram e ainda te dei algumas dicas práticas para deixar esse espaço ainda mais surpreendente para seu público 

Tenho certeza que você está pronto para criar sua biografia no Instagram.

Mas deixe seu comentário se eu puder ajudar em algo mais!