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Estratégia para Instagram: 7 chaves para gerar um conteúdo que gere resultados excepcionais

Estratégia para Instagram 7 chaves para gerar um conteúdo que gere resultados excepcionais
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Uma estratégia para Instagram deve ser desenhada com base em alguns fatores. Isso porque a rede social não é mais apenas uma plataforma para compartilhar fotos bonitas e bem elaboradas. 

O Instagram é uma excelente ferramenta de divulgação, de vendas e relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Para você ter uma noção, o Instagram tem um bilhão de usuários ativos mensais e 500 milhões de histórias todos os meses. Ou seja, é um canal essencial para você utilizar no seu negócio e aumentar o conhecimento da sua marca e apresentar novos produtos.  

Além disso, os usuários do Instagram não são apenas ativos, eles também se envolvem com a marca. Cerca de 59% dos usuários ativos da plataforma visitam os sites das empresas todos os dias, e passam pelo menos 7 horas por semana navegando no conteúdo e interagindo com amigos e marcas no Instagram.

Por isso, você precisa pensar em uma estratégia para utilizar o Instagram da maneira correta. 

Não basta apenas postar constantemente, utilizar todos os formatos (feed, reels, live, stories, IGTV) e descobrir o melhor horário da sua audiência. 

Você precisa ir mais fundo e é isso que vou te mostrar agora!

Use uma conta comercial

Se você quer usar o Instagram para o seu negócio, você precisa ter uma conta comercial. 

Isso porque uma conta empresarial dá acesso a recursos que você não pode usar com uma conta pessoal, incluindo:

  • Instagram Insights;
  • Anúncios do Instagram;
  • Instagram Shopping;
  • Caixas de entrada de mensagens primárias e secundárias;
  • Informações de contato e um botão de call to action em seu perfil.

Como transformar minha conta pessoal em comercial?

Para transformar a sua conta pessoal do Instagram em conta comercial, basta:

  1. Acessar configurações;
  2. Clicar em conta;
  3. Rolar até o final e selecionar mudar tipo de conta.

Concentre-se na primeira impressão de sua página

Já ouviu aquele ditado “a primeira impressão” é a que fica? Aqui no Instagram, ela é verdadeira! 

Isso porque uma estratégia para Instagram ser eficaz, o primeiro passo é arrumar o seu perfil. 

Pensa comigo:

Quando um usuário do Instagram clica em seu perfil, qual é a primeira coisa que ele vê?

Ele vê sua foto de perfil, a biografia e suas postagens mais recentes. Certo?

E tudo isso ajuda o usuário a identificar a sua marca ou deixa ele confuso?

O que quero te dizer é que o seu perfil deve mostrar quem você é e o que faz (ou quem é a sua empresa e o que ela faz).

Por exemplo, quando você entra no meu Instagram, você sabe quem eu sou e com o que eu trabalho. 

Basicamente, se a página do Instagram da sua marca não chamar a atenção dos usuários, você não terá muita sorte em conseguir seguidores.

Publique conteúdos que façam com que as pessoas comprem

E se você pudesse vender mais produtos apenas publicando no Instagram?

Bem, você pode. Afinal, como te disse antes, uma boa estratégia para Instagram é a divulgação.

Isso porque o Instagram é um excelente lugar para anunciar seus produtos. E se você fizer da forma certa, não vai cansar os usuários com propagandas também.

Afinal de contas, se você for muito insistente, os seguidores vão desaparecer.

Por exemplo, uma boa estratégia para Instagram é vender sem falar que está vendendo. 

Como assim, Adriano?

Veja a publicação do Instagram Gilt Man:

perfis no instagram de vendas de roupas e calçados

Eles não tentam vender seu produto diretamente. Oferecem um aplicativo gratuito onde os usuários podem comprar todo o catálogo da marca.

Além disso, a marca ofereceu um desconto de 70%, nas publicações de fotos de alguns dos itens disponíveis para compra.

Veja que os posts receberam milhares de curtidas! Isso aconteceu porque os anúncios não são agressivos. São descontraídos.

Eles provocam os usuários com o desconto e a imagem do produto para baixar o aplicativo e poder comprar.

Outro exemplo é a estratégia que o Starbucks utiliza no seu perfil do Instagram. A empresa provoca seus clientes anunciando suas bebidas e sem tentar forçar as pessoas a comprá-las.

exemplo de publicação da empresa Starbucks no Instagram

Dessa forma, quando você mostra às pessoas os produtos que elas estão interessadas, e você não as força a comprar nada, elas são mais propensas a comprar alguma coisa.

E se elas não comprarem, no mínimo, se envolveram com sua postagem dando uma curtida, comentando ou compartilhando com um amigo.

Defina seus objetivos para o Instagram

Antes de começar a postar no Instagram, pergunte a si mesmo (ou à sua equipe) uma coisa: por que você está no Instagram? 

A sua resposta não pode ser “porque todo mundo está”.

Para ter sucesso no Instagram a longo prazo, você deve ter um propósito e objetivos definidos para poder justificar seu tempo, energia e investimento financeiro.

Não há uma resposta certa!

Talvez você queira usar seu feed do Instagram para postar e vender seus produtos para clientes, talvez você esteja aproveitando o Instagram para compartilhar o conteúdo do portefólio para que os seguidores possam ver seu produto (ou serviço) ou pode ser para:

  • criar uma presença online para sua empresa;
  • aumentar o conhecimento da marca;
  • obter novos leads;
  • estabelecer sua marca como líder do setor;
  • vender produtos no aplicativo.

Quem vai definir esse objetivo é você! 

Lembre-se que é isso que vai te ajudar toda vez que for fazer uma publicação no seu perfil. 

Saiba quem é o seu público-alvo do Instagram

Após determinar por que está usando o Instagram, você precisa pensar sobre quem está tentando atingir.

Se você já tem uma boa noção de quem é seu cliente ideal, uma boa estratégia é pegar esse perfil de cliente (ou “persona”) e extrapolar para o Instagram.

Ou seja, observe:

  • Com quais tipos de conteúdo eles se envolvem; 
  • Quais hashtags eles usam; 
  • De quais grupos eles fazem parte.

Você também pode pesquisar seus concorrentes. Acesse os perfis deles e clique em “Seguidores”. Você poderá ver toda a lista de usuários que os seguem. 

Não recomendo você passar por esta lista e seguir cada um. Em vez disso, use essas informações para construir uma estratégia para captar a atenção organicamente.

Além disso, você também pode usar essa estratégia para ver quais hashtags seus concorrentes estão usando. 

Construa seus pilares de conteúdo

A base de qualquer estratégia para Instagram é construída em pilares de conteúdo ou temas sólidos.

Cada empresa, não importa seu tamanho, setor ou localização, tem uma riqueza de conteúdo potencialmente brilhante para compartilhar no Instagram. Como, por exemplo:

  • Conteúdo dos bastidores;
  • Conteúdo gerado por usuários;
  • Demonstrações/vitrines de produtos;
  • Educacional (por exemplo, as melhores dicas de mídia social);
  • Foco na cultura (mostrando o lado humano da sua empresa);
  • Divertido/alegre;
  • Histórias de clientes;
  • Conheça a equipe;
  • Entre outros.

O que você pode fazer para definir temas é abrir um bloco de notas e jogar algumas ideias. Comece com alguns valores-chave da empresa, escreva tudo o que vem à mente. A partir dessas notas, você pode começar a formular ideias para seus principais pilares de conteúdo.

Depois disso, você precisa de 7 chaves para gerar um conteúdo coeso e que gere resultados excepcionais.

As 7 chaves para um conteúdo coeso para gerar resultados excepcionais

Para gerar um conteúdo coeso e que gere resultados você precisa de:

  1. Guia de estilo;
  2. Composição;
  3. Paleta de cores;
  4. Fontes;
  5. Filtros;
  6. Descrições;
  7. Hashtags.

1. Guia de estilo

Uma das partes mais importantes de qualquer estratégia para Instagram é o guia de estilo. Pois ele garante consistência em todos os canais de marketing e em cada conteúdo que você produz.

Os guias de estilo contêm todas as informações necessárias para um determinado conteúdo, do início ao fim – desde o design e o layout da postagem até o texto e as hashtags que a acompanham. 

2. Composição

Composição refere-se ao arranjo de elementos visuais ou ingredientes em uma obra de arte, distintos do assunto de uma obra. 

Eu sei que nem todo profissional de marketing é um fotógrafo especialista, por isso pode ser ótimo definir algumas regras de composição rápida.

Isso pode incluir coisas como:

  • Cor de fundo sólida;
  • O foco principal da imagem definido para a regra dos terços;
  • Espaço extra na parte superior/inferior para texto.

3. Paleta de cores

Escolher uma paleta de cores ajudará a manter seu feed consistente e focado. Ter uma paleta não significa que você pode usar apenas essas cores, mas ajudará suas postagens a terem uma sensação consistente e familiar agradável.

Além disso, pode ser ótimo manter sua paleta de cores alinhada com outras áreas de sua marca também.

4. Fontes

Se for postar citações ou sobreposições de texto em suas imagens do Instagram, você deve tentar manter as fontes consistentes com sua marca, escolhendo as mesmas fontes que usa em seu site ou outros materiais de marketing.

Headspace é um ótimo exemplo de como manter as fontes consistentes nas postagens. O aplicativo mindfulness compartilha regularmente postagens baseadas em texto e, mantendo a fonte alinhada com o resto de sua marca, os seguidores podem reconhecer instantaneamente o conteúdo do Headspace em seu feed.

5. Filtros

Os filtros do Instagram podem fazer os fotógrafos amadores se sentirem profissionais. E se você não tem equipamento fotográfico de ponta ou software de edição, eles são uma ótima maneira de aprimorar fotos com apenas alguns toques.

Além disso, os filtros podem alterar drasticamente a aparência de uma foto ou vídeo. Por isso é importante usar apenas alguns que você acredita que representam melhor sua marca. 

Em contrapartida, usar um filtro diferente para cada postagem pode rapidamente tornar um feed do Instagram um pouco desarticulado.

6. Descrições

As descrições do Instagram são limitadas a 2.200 caracteres e, após três linhas de texto, ficam truncadas com reticências.

Elas são uma chance de aprimorar ainda mais seu conteúdo e há várias maneiras das marcas usá-las. 

Alguns optam por tratar as legendas como um lugar para compartilhar histórias e microblog, outros as usam para adicionar um título curto e rápido a uma postagem e outros usam as descrições para fazer perguntas e encorajar respostas. As possibilidades são infinitas. O importante é garantir que o texto esteja alinhado com a sua marca.

7. Hashtags

As hashtags se tornaram uma forma uniforme de categorizar o conteúdo em muitas plataformas de mídia social. Hashtags permitem que Instagrammers descubram conteúdo e contas a seguir.

Uma pesquisa do Track Maven descobriu que postagens com mais de 11 hashtags tendem a obter mais engajamento.

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Além disso, se quiser evitar adicionar muitas hashtags à descrição, você também pode adicionar hashtags como comentários. 

Quando se trata de escolher as hashtags certas para seu conteúdo, é melhor fazer sua pesquisa e ver quais hashtags as pessoas em seu mercado estão usando e quais são as mais ativas.