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Estratégias de vendas no Instagram: 12 passos para alavancar o seu negócio

12 Estratégias de vendas no Instagram para alavancar o seu negócio
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O uso de estratégias de vendas no Instagram é uma das técnicas de marketing que mais cresce a cada ano que passa. 

Os empreendedores estão entendendo a importância de utilizar essa plataforma para alavancar o seu negócio, pois grande parte do público consumidor está presente nessa rede social. 

Sendo assim, usar estratégias de vendas no Instagram é fundamental se você deseja aumentar os rendimentos da sua empresa.

E para ajudar você, eu separei 12 estratégias de vendas no Instagram que vão alavancar o seu negócio na internet. 

Aqui você irá descobrir como sua loja virtual pode se destacar no Instagram, criando autoridade, gerando engajamento com o público certo e, consequentemente, gerar renda. 

Vamos lá? Pega papel e caneta e anota tudo que te mostrarei.

Entenda a relação entre as estratégias de vendas e o funil de vendas

Antes de saber quais as melhores estratégias de vendas no Instagram, você precisa compreender alguns conceitos importantes como, por exemplo, a definição de funil de vendas. 

Além disso, precisa entender também qual a relação entre esse conceito e as estratégias e insights que você vai aprender aqui.

O funil de vendas é um dos conceitos mais importantes se você quer aumentar os resultados comerciais da sua loja virtual.

Sem um funil bem definido e monitorado, você provavelmente perderá muitos clientes.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um plano estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda.

Falando de outra forma, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Como funciona o funil de vendas?

A compra é um processo que ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.

Existe o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez. Depois disso, tem a pesquisa que ele faz sobre o item em questão. 

Daí vem a compra propriamente dita e a recomendação que ele dá depois de usar o produto.

Não ficou claro? Sem problemas. Vou te explicar as etapas do funil de vendas agora, uma a uma.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. 

Topo do Funil

No topo, a pessoa está tomando consciência da sua loja virtual. Ela não buscava nenhum produto ou serviço porque desconhecia que tinha essa demanda.

Contudo, quando tem o primeiro contato com você, ela compreende que existe esse problema e então vai estudar sobre ele.

Esse é o momento de você se posicionar como especialista ou solucionador, como a pessoa que irá ajudá-la a solucionar o problema.

Nessa etapa, geralmente, estamos lidando com visitantes, pessoas que chegaram até o seu site ou seu perfil do Instagram de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação.

Então, na hora de educá-la, ofereça materiais ricos, conteúdos de qualidade na tentativa de convertê-las em potenciais clientes (leads) e fazê-las andar no funil. 

Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo! Assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, procurará você.

Meio do Funil

Já no meio do funil, há o reconhecimento do problema e a consideração de solução.

Ou seja, a pessoa já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo.

Nessa etapa, geralmente lidamos com as leads, isto é, pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.

O lead não sabe bem como resolver seu problema, então ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço. Mas ainda tem dúvidas se essa é realmente a opção correta para seu caso.

Fundo do Funil

E por fim, no fundo do funil ocorre a decisão de compra.

Aqui a pessoa sabe que tem um problema que não conseguirá resolver sozinha e já percebeu que precisará contratar um serviço.

Nessa etapa, você é conhecido por ela como referência de mercado e alguém em quem ela pode confiar para negociar.

Então, é o momento de dar aquele oferecer seu produto ou serviço. Chegou a hora de mostrar que você é o parceiro certo para ela!

Principais estratégias para funil de vendas

Existem diversas ferramentas e estratégias que você pode utilizar durante as etapas do funil.  Por isso, deixarei aqui uma lista para você decidir qual a melhor estratégia para o seu negócio:

  • SEO
  • REDES SOCIAIS: Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Tik Tok. 
  • E-MAIL MARKETING
  • LINKS PATROCINADOS
  • EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
  • MARKETING DE CONTEÚDO
  • BLOG POSTS
  • E-BOOKS
  • VÍDEOS
  • INFOGRÁFICOS
  • PODCASTS
  • WEBINÁRIOS

Estratégias de vendas no Instagram: qual solução você oferece?

Outra coisa que você deve ter em mente antes de utilizar as estratégias de vendas no Instagram que vou lhe apresentar é que vender não é somente vender um produto ou um serviço.

Quando o seu potencial cliente te busca, na verdade, ele está atrás da solução de um problema, ou está buscando suprir uma necessidade interior. 

Nunca é um produto. É uma emoção. Um sentimento. 

Por exemplo, grande parte das pessoas que possuem um iPhone, não estão à procura de um celular para se comunicar. Elas estão em busca do status que ter um celular da Apple proporciona.

Pense: que problema dos meus clientes eu estou resolvendo? Que soluções eu estou oferecendo aos meus clientes? O que o meu produto proporciona aos meus clientes?

12 estratégias de vendas no Instagram para alavancar o seu negócio

Pensando no assunto anterior, as respostas das perguntas que você respondeu serão propostas de conteúdo para você abordar no Instagram do seu negócio.

Isso porque uma das melhores formas de você aumentar suas vendas através do Instagram é utilizando o marketing de conteúdo.

Então, você deve dar dicas para os seus potenciais clientes sobre como ele pode resolver o problema dele e deixar claro que você pode ajudá-lo. 

Mas não é só isso! Use o Instagram também para mostrar o seu produto. Converse com seus potenciais clientes através de seus posts. E então, consiga vendas exponenciais!

Vou te mostrar como você pode fazer isso em apenas 12 passos que são as 12 estratégias que você irá colocar em prática no Instagram para aumentar as vendas da sua loja virtual.

Vamos ao passo a passo!

Passo 1: Configure um perfil comercial para vender no Instagram

Essa pode até parecer uma dica simples, só que ela é fundamental para que as outras estratégias tenham um impacto maior. 

Você precisa transformar sua conta em um perfil comercial, pois este apresenta milhares de vantagens, visto que permite:

  • Análise da performance no canal, devido à coleta de dados relevantes não apenas para as campanhas no Instagram, como também para outras estratégias;
  • Acessibilidade a diversas funcionalidades, como botões que levam o usuário para o site da loja;
  • Informações de contato do seu negócio virtual.

Para isso, saiba que modificar uma conta no Instagram para um perfil comercial não custa nada, o serviço é totalmente gratuito. 

Sendo assim, basta logar no perfil pessoal, ir em configurações e selecionar a opção “Alternar para o perfil comercial”. 

Depois disso, você também poderá integrá-lo à uma página do Facebook.

Passo 2: Faça pelo menos 1 post por dia 

É importante que você tenha contato com seus potenciais clientes. Por isso, faça pelo menos 1 post por dia no seu Instagram. 

Algumas pessoas dizem não ter tempo para fazer muitas publicações, mas ter pelo menos 1 post por dia é essencial.

Além disso, você pode utilizar algumas ferramentas para agendar seus posts como, o MLabs e facilitar a sua vida quando a dificuldade é ter tempo.

Com o tempo, você irá descobrir os melhores horários para suas publicações. Então, poderá criar mais posts para diversas horas.

Passo 3: Tenha um design bonito

“A primeira impressão é a que fica”. Você já ouviu essa frase?

Quando se trata de uma página nas redes sociais, esse conhecido jargão se torna a mais pura verdade. 

Nada menos que 94% das primeiras impressões sobre um perfil são relacionadas ao design.

Seus seguidores buscam soluções eficientes em todos os sentidos, a começar pela apresentação. 

Por mais completo e relevante que seja o conteúdo, a maioria das pessoas descarta páginas que não sejam visualmente atraentes, intuitivas.

Desde a escolha de cores alegres, letras impactantes ou belas imagens. 

Esse conjunto deve ser cuidadosamente planejado para levar o cliente a tomar a ação desejada — seja a compra de um produto, a inscrição em um curso, a leitura de um artigo até o final ou o compartilhamento de informações úteis com sua rede de amigos.

Passo 4: Perguntas para o público

Na imagem, na legenda, nos stories, em todos os lugares do Instagram há possibilidades de você fazer perguntas e gerar engajamento com seu público-alvo. 

As perguntas vão te ajudar a conhecê-lo melhor e não somente isso, mas também irá mostrar aos seus potenciais clientes que você está preocupado com o que ele sente, pensa, etc.

Passo 5: Lembre-se de incluir CTAs claros e atrativos

Além disso, você pode usar o que chamamos de CTA’s. São as chamadas para a ação.

Uma imagem bonita e de boa qualidade é um critério básico para qualquer postagem no Instagram. 

Entretanto, o que muitos empreendedores esquecem é da possibilidade de inserir uma chamada para ação na foto que será publicada. E essa é uma estratégia simples que aumenta e muito as chances de conversão.

Instigue seu público a agir. Se você possui um site, um canal no YouTube, um portfólio, curso em outras páginas, deixe sempre o link na biografia do seu perfil.

Faça posts e stories instigando-os a clicar nessa página. 

Passo 6: Mostre a realidade da sua empresa ou do seu cotidiano.

As pessoas gostam de saber o que acontece de fato na vida dos influencers, nas empresas, etc. 

Isso as aproxima, mostra que o dia a dia delas é semelhante ao seu, apesar de possuir algumas particularidades.

Um Influencer quando mostra sua realidade de acordar pela manhã, instantâneo, sem escovar dentes, cabelos arrepiados está deixando seu público tranquilo a respeito das imposições sobre quem é famoso acordar sempre lindo e belo. 

E isso aproxima o público, pois relata que ele é gente como a gente.

Então, na sua empresa, por exemplo, você pode fazer fotos e vídeos da sua equipe trabalhando. 

Se você produz cursos, então faça o making off, mostre o processo de criação e exiba um pouco disso ao seu público-alvo.

Passo 7: Prova social do seu produto

Quando você conseguir fazer vendas. Seja do seu produto, seja do seu serviço. Peça aos seus clientes um feedback. 

Pode ser vídeo, texto. Mas guarde todos os elogios, críticas construtivas. 

Poste os elogios no seu perfil como prova social de que seu produto é de qualidade, traz resultados. 

E as críticas construtivas use-as para melhorar seu trabalho e gerar mais conteúdo específico.

Passo 8: Use o Instagram Stories

O Stories do Instagram é um recurso que tem como objetivo melhorar a interação entre os usuários.

Nele, você publica fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas.

Quem viu, viu. Se não viu, já era: não verá mais! A não ser que você disponibilize-os nos destaques, lá eles são exibidos como um slideshow ou vídeos curtos.

É como se fosse um filme para mostrar para os seus seguidores o que você ou sua empresa fez durante o dia. Isso humaniza a sua marca.

Para que essa história fique mais interessante visualmente – e até mesmo divertida -, é possível editar ou incluir efeitos especiais.

Você pode fazer CTA’S (chamadas para ação), usar hashtags, fazer enquetes, respostas às dúvidas dos clientes.

Passo 9: Não se esqueça do Instagram Lives

A transmissão ao vivo é uma tendência que ganha cada vez mais espaço na rede social. Pois, permite uma maior interação com o público. 

Você pode exibir o vídeo ao vivo entre os stories e até convidar uma pessoa de outro lugar para participar da live.

Com esse recurso você pode fazer sorteios ou promoções, fazer resenhas de produtos semelhantes aos seus, fazer seminários ao vivo e muito mais.

E lembre-se de olhar sempre para a câmera, pois você não está lá sozinho, existe alguém além das câmeras. Esse alguém é seu potencial cliente e ele quer interagir, se comunicar e criar relacionamento com você.

Passo 10: Aumente a presença orgânica

A presença orgânica no Instagram é um indicador para saber o quão longe seu conteúdo consegue chegar. Atingir seus seguidores não é o limite: você pode viralizar e impactar até quem ainda não segue a sua empresa.

O engajamento é um termômetro para a eficiência da sua estratégia de marketing digital. Como tal, deve ser cuidadosamente planejado, levando em conta o perfil da sua marca e também do seu público-alvo.

E como você pode fazer isso? Seguindo algumas dicas simples!

Você pode fazer parcerias com influencers que divulguem seu produto ou serviço, utilizar emojis nas legendas, fazer sorteios e responder comentários dos seus seguidores.

Além disso, você pode criar postagens com citações de famosos, de autoridades em algum assunto, pode fazer perguntas nos posts e stories para que seus seguidores respondam. 

Ah e seja consistente. Lembre-se de fazer publicações diariamente!

Passo 11: Instagram Shopping

Essa é uma ferramenta muito recente no Instagram. Foi lançada aqui no Brasil em 2018, e a sua intenção é ajudar ainda mais as empresas e lojas virtuais a vender através do Instagram.

Para utilizar esse recurso, o processo é bem simples e prático. Veja como você pode colocá-lo em prática no Instagram da sua loja.

  1. O cliente toca na sua postagem e terá logo abaixo uma sacolinha
  2. Ao clicar na sacolinha logo aparecerá uma tag com o nome do produto, juntamente com o preço.
  3.  Caso o cliente clique na tag do produto será encaminhado para uma página mais específica sobre esse produto, contendo as características e detalhes dele.
  4. Depois de clicar em comprar o cliente será direcionado diretamente para a página do produto da loja virtual, para assim finalizar a compra.

Simples não é? E muitas pessoas ainda não estão utilizando isso, então se você começar a usar já está em vantagem.

Passo 12: Invista no Instagram Ads

A cada dia, o que vemos no Instagram é que estão ocorrendo mudanças no algoritmo constantemente. Sendo assim, o alcance das publicações estão diminuindo com o tempo.

Então se você possui uma loja virtual, saiba que investir em anúncios é indispensável no Instagram. 

As alterações que acontecem no algoritmo do Instagram mostra primeiro os melhores posts e restringe a visibilidade dos usuários, isto é, as suas publicações só aparecerão no para o seu potencial cliente, se ele interagir sempre em seu perfil, com curtidas, comentários, salvamentos, etc.

Dessa forma, para que você apareça mais vezes para o seu público-alvo, você precisa separar uma quantia no seu orçamento para fazer tráfego, impulsionamento de postagem. 

Para fazer isso, você precisa ter uma página no Facebook e uma conta no Gerenciador de anúncios ou você pode impulsionar o seu post através do Instagram mesmo.

Você pode acompanhar e analisar os resultados das suas campanhas. E aí você tem duas opções quando for realizar essa estratégia de vendas no Instagram:

  1. Estudar tráfego e fazer isso sozinho ou;
  2. Contratar um gestor de tráfego.

Conclusão

Vender pelo Instagram é uma ótima oportunidade para alavancar os lucros e rendimentos da sua loja virtual. E com essas estratégias de vendas no Instagram você pode aproveitar isso ainda mais!

Use estratégias para o Instagram porque elas são capazes de gerar uma vantagem competitiva para sua loja e trazer muitas ideias para outras técnicas criativas. 

Não deixe de sempre acompanhar as ações para verificar o que está dando mais resultado para o seu negócio e entender qual a melhor performance para sua empresa. 

Lembre-se de colocar essas estratégias em prática e, assim que possível, deixe um comentário nesse artigo me contando quais foram os seus resultados.