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O que o Marketing Digital é e quais estratégias utilizar

O que o Marketing Digital é e quais estratégias utilizar
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Você sabe o que Marketing Digital é? Tem mais ou menos uma noção do que esse conceito quer dizer? Não? Sim? 

Bom, essa é uma definição que aumenta cada dia mais nos níveis de busca da internet e, por isso, eu decidi vir aqui te mostrar o que é isso através desse artigo!

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. (Philip Kotler)

A definição que você acabou de ler é o conceito que Philip Kotler deu para o que chamamos de Marketing. O autor da frase é considerado o pai do Marketing.

Porém,  com as mudanças que ocorreram quando iniciou-se o processo de globalização, essa maneira de fazer com que isso aconteça passou a sofrer alterações quase que diariamente. 

Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.

Sendo assim, este artigo foi criado para que você possa se atualizar nas mudanças do mundo e alavancar as suas vendas através desse mundo gigantesco que é a internet.

Papel e caneta na mão para anotar todos os insights e vamos lá!

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital

O termo  Marketing Digital é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Na década de 90, a internet passou por um crescimento surpreendente, do qual muitas das principais empresas do mundo surgiram (e muitas também desapareceram).

Nesse período, chamado de Web 1.0, os primeiros mecanismos de busca (como o Pai Google), as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

A web, nessa época, era utilizada apenas por pessoas e empresas mais entusiastas, o que é coerente. Afinal, ali também havia poucos consumidores. Mas com o passar do tempo, a rede foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando.

Dessa forma, em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. 

E já no fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. 

Hoje, o Marketing Digital é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas quando falamos de aumentar rede, fortalecer a marca e realizar melhores vendas, pois todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

E como fazemos isso?

Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros.

É dessa forma que as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Mas ele não é só utilizado em empresas não, viu?

O Marketing Digital também pode ser realizado por pessoas, universidades, ONGs, associações, igrejas… 

E você verá que existem diversos fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

Agora que você já sabe o que é marketing digital. Quero te falar 4 aspectos importantes que devem ficar guardados em sua mente. 

1. MKT Digital é diferente do MKT tradicional

Não se iluda!

A internet é um mundo completamente diferente do mundo físico. Então, algumas estratégias que você costuma ver no marketing tradicional não vai dar certo no mundo virtual.

O Marketing tradicional é aquele como a maioria das pessoas conhece: abrange desde grandes anúncios veiculados no horário nobre da TV (que custam milhões) a pequenos panfletos distribuídos nos semáforos (com um custo muito mais baixo e acessível à maioria das empresas).

Embora tradicionais, nenhuma dessas técnicas caíram em desuso e continuam mostrando resultados eficazes para as empresas que as utilizam.

Já o Marketing Digital são ações de comunicação e marketing feitas no ambiente online (sites, blogs, redes sociais, mobile e outros meios digitais) com o objetivo de divulgar e/ou vender empresas, produtos ou serviços.

As vantagens de utilizar essa estratégia são:

  • Maior Segmentação
  • Grande Alcance
  • Rapidez
  • Mensurabilidade
  • Ajustabilidade
  • Poder de Viralização

2. O MKT Digital é um relacionamento (paquera)

Você conhece alguém que pediu uma pessoa desconhecida em casamento?

Provavelmente não. E sabe por quê? Porque é muito difícil que a pessoa aceite o pedido. 

Da mesma forma ocorre no Marketing Digital. Você não pode chegar oferecendo o seu produto de primeira, sem antes criar uma relação, um vínculo com o cliente. 

Você precisa paquerá-lo! Isso mesmo! 

Comece tentando entender quem é o seu cliente: onde ele mora? Que idade tem? Qual sua profissão? Quais suas dores e anseios? 

Depois, apareça para o seu cliente. Exiba suas qualidades, suas intenções. Aproxime-se dele. Consiga seu contato e gere relacionamento. 

Depois, quando tiver a confiança dele, então ofereça seu produto. 

Se ele realizar a compra e gostar do seu produto, então, será uma questão de tempo até que ele comece a te indicar para outras pessoas e, além disso, virar um cliente fidelizado.

3. O MKT Digital é baseado em tentativas

Teste, teste e teste!

Não existe uma estratégia comum a todas as empresas. Cada negócio tem o seu público-alvo, cada pessoa tem o seu perfil. 

Assim, conforme as particularidades, os métodos variam. Então, é importante que você teste as estratégias e veja qual se encaixa melhor no seu negócio. 

E assim vamos ao último aspecto e que considero, particularmente, o mais importante.

4. O MKT Digital precisa ter constância

Uma maçã não nasce assim que a semente é plantada. Um bebê demora 9 meses, em média, para nascer. A comida não fica pronta assim que a colocamos no fogo. 

Então, o seu negócio também não irá amanhecer com 1500 vendas somente com uma publicação.

É preciso ter constância. Não pode desistir, nem enfraquecer. 

Pode demorar de 6 meses a 2 anos para se consolidar uma estratégia consistente e eficaz. 

Demorado? Talvez! Isso vai depender da sua força de vontade e crença de que seu negócio pode e irá crescer!

Persevere! Continue! E não desista! Os resultados virão!

Para que serve o Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma estratégia que pode ajudar tanto microempresas, empresas de pequeno, médio porte quanto grandes empresas e negócios muito bem encaminhados a conquistarem mais oportunidades.

Antigamente, era privilégio das empresas mais antenadas trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas. 

Isso porque se imaginava que somente os grandes negócios podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site

Contudo, atualmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os microempreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital.

Se você quer ter uma loja, uma empresa, um negócio de sucesso não pode ficar de fora do mundo online, afinal ele abre várias portas e permite que você consiga:

  • Compreender melhor seu público-alvo;
  • Alcançar mais clientes;
  • Receber feedbacks;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Fidelizar os consumidores;
  • Educar o mercado;
  • Aumentar a autoridade da sua marca;
  • Gerar leads;
  • Gerar mais oportunidades de venda;
  • Aumentar os lucros da empresa.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

Quais as vantagens do Marketing Digital

Como eu já citei acima, existem algumas vantagens em utilizar o Marketing Digital no seu negócio. 

Isso porque o mundo está sempre em constante mudança e adaptação, principalmente nos meios digitais. 

Sendo assim, quem coloca o Marketing Digital como prioridade na sua empresa está à frente de quem ainda não usa esse método para expandir.

Mas vamos ver um pouco melhor outras vantagens de utilizar essa estratégia no seu negócio.

Melhor comunicação e interação

Os canais digitais são as ferramentas que os clientes mais utilizam para entrar em contato com as empresas. Sendo que as redes sociais são as mais procuradas para tirar dúvidas, dar feedbacks e etc. 

Por isso, o Marketing Digital é uma estratégia que possibilita a melhoria da comunicação e interação com o público, pois ele aumenta a proximidade entre o cliente e a empresa.  

Melhor custo-benefício

Um dos melhores benefícios do Marketing Digital é a questão do orçamento. 

Os preços das estratégias online são mais acessíveis e democráticos principalmente para o micro e médio empreendedor ou para os empresários iniciantes. 

Além disso, o custo-benefício na internet é muito maior, pois as campanhas de impulsionamento, de tráfego são mais segmentadas e com isso você atinge apenas o seu público-alvo.

Grande alcance 

Outra vantagem do Marketing Digital é o alto alcance de potenciais clientes. 

Seguindo as técnicas corretas você conseguirá alcançar pessoas em todo o país de forma mais simples e prática, se comparada com as estratégias do Marketing tradicional. 

Afinal, pense comigo… O que é mais possível que uma pessoa veja: um anúncio no Instagram ou um outdoor que fica parado na cidade de São Paulo?

Aposto que você também pensou no anúncio do Instagram, não é mesmo?

Análise e mensuração em dados concretos

Esse é um dos benefícios mais surpreendentes do Marketing Digital. 

Olha só como isso é muito vantajoso. 

Quando avaliamos as métricas no marketing tradicional, é muito mais complicado pensarmos na mensuração. 

Afinal, como mensurar quais clientes chegaram através de anúncios em jornais e outdoors? Como mensurar quantos clientes chegaram através de uma propaganda na rádio? 

Com o Marketing Digital, você tem a possibilidade de saber exatamente de onde cada cliente veio, qual foi o caminho que tomaram para chegar até aqui, e então, identificar quais estratégias estão sendo mais eficientes e quais investimentos precisam de reajustes.

Se você possui um site ou um blog da sua empresa, você já pode avaliar algumas métricas como:

  • Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;
  • Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;
  • Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;
  • Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;
  • Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

Mas essas não são as únicas métricas de marketing. Então, busque conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se adequam ao seu negócio.

Mais oportunidades de venda

Se você colocar em prática as estratégias de segmentação, pode ser que o número de oportunidades de vendas aumente.

Isso ocorre porque, com a geração de leads, é possível educar o mercado e guiá-los até o momento da compra através de um funil bem desenhado.

Se você quer saber mais sobre funil de vendas, clique aqui.

O que eu preciso fazer para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

O que eu preciso fazer para ter uma boa estratégia de Marketing Digital

A busca pelo Marketing Digital como estratégia de negócio vem aumentando cada vez mais. Porém, existem alguns aspectos fundamentais que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.

Então, você precisa estudar alguns conceitos para não cometer erros e fazer uma boa campanha digital. 

Estude a sua persona

Persona, buyer persona ou, ainda, avatar, pode ser definida como uma representação semificcional de seu cliente ideal. Ela é baseada em informações reais sobre o comportamento e as características demográficas dos clientes de uma marca.

A persona é como uma pessoa de verdade, com nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações. 

E é criada com base em dados do público que a empresa quer alcançar.

Ou seja, nada de “achismos”.

Com todas essas informações, você consegue encontrar o tom ideal para interagir com as pessoas e pode até pensar nas ferramentas e design mais atraentes para elas, como cores e imagens.

Mas não é só isso. Com dados mais específicos sobre os clientes em potencial, você conseguirá entender suas dores e medos com mais precisão. Assim, pode oferecer as soluções mais adequadas.

Nessa etapa, é essencial que você levante informações como:

  • Qual seu gênero?
  • Idade?
  • Cidade?
  • Escolaridade?
  • Qual é o seu cargo?
  • O que você faz no trabalho?
  • Qual é o segmento de sua empresa?
  • Qual é o tamanho da empresa?
  • Como é sua rotina?
  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos?
  • Qual sua trajetória profissional?
  • Em quais redes sociais ela está presente?
  • Como ela aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho?
  • Quais formatos de conteúdo ela gosta e quais meios?
  • Quais assuntos ela mais gosta de acompanhar?
  • O que a levou a procurar as soluções da empresa x?
  • Como a empresa x a ajuda a solucionar seus desafios?

Faça uma análise da concorrência

Analisar a concorrência é um detalhe importante, pois permite que você veja os erros e acertos do segmento e assim estruture uma boa estratégia de Marketing Digital.

Por isso, faça uma busca por empresas que se destacam no seu segmento, no seu mercado. 

Crie uma lista de concorrentes e acompanhe-os para fazer algumas avaliações como:

  • que tipo de conteúdo eles produzem;
  • que tipo de linguagem utilizam;
  • como o público deles se comporta;
  • quais são os erros que estão sendo cometidos;
  • quais ações parecem dar certo;
  • e qual o seu diferencial diante deles.

Assim sendo, você consegue ver o que pode fazer na sua estratégia. O que você pode fazer de diferente que vai te destacar, que vai conduzir as pessoas para o seu negócio.

Análise de canais

Na hora de trabalhar com Marketing Digital , a chave para o sucesso é estudar as melhores estratégias para que as pessoas conheçam seu produto ou serviço. 

E uma delas é onde está o seu público-alvo para criar conteúdos úteis a partir disso.

É preciso conhecer e entender de onde veio as pessoas que já adquiriram ou ainda vão comprar seus produtos, pois isso é fundamental para otimizar seus resultados e criar um conteúdo mais assertivo.

Saiba onde estão os seus clientes, qual a linguagem que eles falam. 

Nesse sentido, é importante que você veja se está trabalhando nas redes sociais corretas, se os conteúdos e formatos que estão sendo trabalhados estão gerando engajamento, se as interações são boas ou se é necessário melhorar o que está sendo dito ali.

Os canais de comunicação são poderosos para garantir uma boa relação entre você, sua empresa, seus clientes e os produtos e serviços que você oferece.

Portanto, é crucial analisar o que está sendo feito hoje, o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Defina metas e objetivos

Se você não sabe para onde vai, então qualquer caminho serve.

O mundo digital permite que novos negócios sejam criados diariamente e com isso é muito importante que você busque novos propósitos.

Dessa forma, sua empresa irá alcançar ótimos resultados e fará melhorias contínuas.

Pare um pouco e pense: qual a situação atual da minha empresa? Quanto estamos lucrando agora? Que estratégias já utilizamos até hoje? Quais deram certo e quais deram errado? 

Anote tudo! Tome nota também do que você irá fazer daqui para frente. E para te ajudar na definição das metas que você vai estabelecer, vou te ensinar um método bastante eficaz.

Para que o plano de ação seja possível, é preciso construir metas inteligentes, que realmente direcionem a equipe até aos resultados desejados.

Defina metas que sejam: específicas,mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Dê uma pausa e responda às seguintes questões:

  • Qual o objetivo do seu negócio?
  • Quais são as metas diárias ou mensais que você precisa atingir para alcançar o objetivo?
  • Qual o recurso disponível pela sua empresa atualmente?
  • Qual a real motivação para alcançarmos o objetivo e atingir as metas?
  • E qual o prazo final para chegarmos a esses resultados?

Estratégias de Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma ferramenta que explora diversas estratégias. 

Dessa forma, você deve escolher a que combine com as necessidades da sua empresa.

Como a internet nos deu muitas possibilidades, então se destaca mais quem tem muitas e boas respostas. 

Ou seja, empresas com bons conteúdos têm mais chances de atrair o público e, consequentemente, conquistar mais clientes, aumentar a sua percepção de marca e saber cada vez mais sobre o comportamento dos consumidores.

O segredo está no método. Para alcançar seus objetivos de marketing, precisamos encontrar meios de chegar lá.

Sendo assim, vou te apresentar algumas estratégias do Marketing Digital que você pode usar no seu negócio. Veja!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração. Quando você cria uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas.

Dessa forma, você terá de fazer buscas, pesquisas para entender as dores e necessidades do seu público para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com eles com a finalidade de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

Depois disso, você vai começar a disponibilizar conteúdo que atenda os interesses do seu público. Você vai gerar relacionamento com ela e não somente enviar mensagens. 

E consequentemente, suas publicações passarão  a ser buscadas por mais e mais pessoas. 

Gerar relacionamento é uma técnica de interação e engajamento que está incluída também na nossa próxima estratégia de Marketing Digital.

Marketing de Conteúdo

A grande maioria dos consumidores estão sempre buscando soluções na internet, e, geralmente, essa procura se inicia em motores de busca.

Assim sendo, o  Marketing de Conteúdo tem como finalidade posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções.

Logo, essa estratégia se baseia em publicar materiais e conteúdos relevantes e valiosos, para atrair, converter e encantar o público de um segmento.

Então, isso significa que você precisa espalhar seu conteúdo pela internet, a fim de que sejam atrativos para a sua persona. 

Você pode fazer isso através de um blog, um site e até mesmo nas redes sociais. Diversificando o conteúdo em diferentes canais de comunicação você pode aumentar o seu alcance.

Email Marketing

E a última estratégia que eu vou te apresentar hoje é o Email Marketing.

Aqui você envia mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos que você conseguiu na internet.

Você pode usar esse método para fortalecer a sua marca, vendas e comunicação com clientes e potenciais clientes.

Essa é uma ótima estratégia, pois traz resultados muito positivos.

Você ainda pode segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

Conclusão

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, então, provavelmente, agora você está preparado para dar início a sua jornada no mundo do Marketing Digital

Eu te mostrei que na internet, essa é bola da vez e falei com você sobre como utilizar essa estratégia na prática. 

Mas lembre-se…antes de se jogar nesse mundo, você precisa estabelecer seu público-alvo, criar a sua persona e entender onde está o seu público-alvo, ok?

Sabendo disso, então, escolha suas estratégias, quais redes sociais irá utilizar, faça um planejamento e mãos à obra!

Espero ter ajudado você! Mas, já te adianto que se você não colocar em prática, o que aprendeu aqui, então tudo no seu negócio irá permanecer igual. 

Por isso, arregace as mangas e comece logo a praticar as dicas que você aprendeu neste artigo! 

E depois, me conta nos comentários quais foram os seus resultados!