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Algoritmo do Instagram: plataforma abre o jogo sobre como funciona

Instagram abre o jogo sobre o algoritmo do Instagram
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Saber como de fato funciona o algoritmo do Instagram é o caminho das pedras que todos tentam encontrar. 

Existem muitos experts que tentam mostrar técnicas e estratégias para seguir, mas nunca se soube como o algoritmo do Instagram realmente funciona porque ele é mutável. 

Entretanto, nesta semana, o Instagram fez uma publicação em seu blog falando sobre isso e decidiu abrir o jogo, respondendo dúvidas dos usuários como:

  • “Como o Instagram decide o que aparece para mim primeiro?”; 
  • “Por que algumas das minhas postagens têm mais visualizações do que outras?”;
  • “Como o Instagram decide o que me mostrar no Explorar?”

Eles alegaram que:

“É difícil confiar no que você não entende. Queremos explicar melhor como o Instagram funciona. Existem muitos equívocos por aí e reconhecemos que podemos fazer mais para ajudar as pessoas a entender o que fazemos.” 

Por isso, eu li todo a publicação do Instagram e vim aqui te mostrar o que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona baseado nas respostas que a plataforma deu. 

Você está preparado para encontrar o caminho das pedras? Então vamos lá!

O que é o algoritmo do Instagram? 

O algoritmo do Instagram é um sistema de recolhimento de dados automático e inteligência artificial que estabelece a ordem de posicionamento dos posts que aparecem no feed do usuário.

Ele se baseia em complexas equações e sistemas que geralmente não são revelados ao público, mas que tem o objetivo de melhorar a experiência dos usuários.

E uma das suas funções é descobrir quais publicações são relevantes para cada uma das pessoas que estão presentes no Instagram.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Segundo o post do blog, essa seria uma das principais dúvidas dos usuários e que existem muitos equívocos no que se ouve falar por aí.

Conforme suas palavras,o Instagram não tem um algoritmo que supervisiona o que as pessoas fazem e não veem no aplicativo. 

Na verdade, eles utilizam diversos algoritmos, classificadores e processos, e cada possui uma finalidade. 

Além disso, eles afirmaram que o objetivo deles é aproveitar ao máximo o seu tempo e usar a tecnologia para personalizar a melhor experiência do usuário.

Lendo o blogpost, pude encontrar algumas informações importantes acerca do porquê os algoritmos existem.

Em 2010, surgiu o Instagram e ele continha um único fluxo de fotos. Esse fluxo se movimentava em ordem cronológica. 

Só que quanto mais pessoas compartilhavam seus posts, foi ficando impossível de alguém ver tudo o que era publicado. 

Então em 2016, quando quase 70% das pessoas estavam perdendo suas publicações, e principalmente, daquelas pessoas que tinham mais contato, foi nesse momento que o Instagram desenvolveu um feed que classifica as postagens baseado nos seus gostos.

Segundo o Instagram, cada parte do aplicativo – Feed, Explorar, Reels – usa seu próprio algoritmo adaptado para como as pessoas o utilizam. 

Sendo assim, o Instagram percebeu que as pessoas tendem a procurar seus amigos mais próximos nos Stories, contudo, querem descobrir algo totalmente novo na aba Explorar. 

Dessa forma, as coisas são classificadas de maneira diferente em diferentes partes do aplicativo, com base em como as pessoas as usam.

O que o algoritmo do Instagram analisa?

Como eu disse anteriormente, o Instagram percebeu que as pessoas gostam e querem ver nos Stories e no Feed conteúdos de pessoas que são próximos a eles.

Sendo assim, o Instagram analisa alguns critérios para fazer a classificação do que aparece na sua timeline. 

Eles iniciam definindo o conjunto de coisas que planejam classificar.

No feed e nos stories, eles analisam todas as postagens recentes compartilhadas pelas pessoas que você segue.

Claro que você pode excluir disso os anúncios, mas a grande maioria do que você vê é compartilhada por aqueles que você segue.

Depois, eles pegam todas as informações que tem sobre o que foi postado, as pessoas que fizeram essas postagens e suas preferências. 

Eles chamam isso de “sinais”. Os sinais incluem diversos fatores como:

  • Horário de publicação
  • Se usou telefone ou computador para compartilhar 
  • Frequência com que gosta de vídeos
  • E outros

Para eles, os sinais mais importantes no feed e nos stories, em ordem de importância, são:

  • Informações sobre a postagem
  • Informações sobre a pessoa que postou
  • Sua atividade
  • Sua história de interação com alguém

A partir daí, eles fazem  um conjunto de previsões e suposições.

Tudo isso bem fundamentado sobre a probabilidade de você interagir com uma postagem de maneiras diferentes

Eles ainda revelaram que no feed, existem cinco interações que eles examinam mais de perto que são a probabilidade de você passar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, salvá-la e tocar na foto do perfil. 

Desse modo, quanto maior a probabilidade de você realizar uma ação, mais rápido você verá a postagem. 

Além disso, o Instagram adiciona e remove sinais e previsões ao longo do tempo para melhorar a localização do que você está interessado.

Regras do algoritmo do Instagram

O Instagram afirmou que a liberdade de expressão é uma das coisas que eles permitem, desde que a postagem não coloque em risco a segurança de outra pessoa.

“Temos diretrizes da comunidade que se aplicam não apenas ao feed e stories mas a todo o Instagram.”

As regras que o algoritmo possui se concentram em manter as pessoas seguras. 

Então se você postar algo que vá contra as Diretrizes da ferramenta e eles te encontram e te removem.

Caso isso aconteça repetidamente, podem até  impedi-lo de compartilhar e, eventualmente, suspendem sua conta. 

Conclusão

Neste artigo, você pôde descobrir o que é e como funciona o algoritmo do Instagram. 

Eu te mostrei todas essas coisas baseado em uma publicação do Blog do Instagram. Caso queira ler o artigo deles na íntegra, basta clicar aqui

Agora que você já sabe que não existe somente um algoritmo e tem uma ideia de como ele funciona atualmente, pode buscar as melhores estratégias para usá-lo a favor do seu negócio!

Conta pra mim, o que você achou dessa publicação do Instagram?