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Tráfego Orgânico: 5 dicas para a construção de uma estratégia de sucesso

Tráfego Orgânico 5 dicas para a construção de uma estratégia de sucesso
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Você sabe o que é tráfego orgânico? Não? Sim? Tem algumas dúvidas?

O tráfego orgânico trata da visibilidade, da reputação, do alcance, das oportunidades de negócio, ainda que o investimento para isso seja o mínimo possível. 

Diferente do tráfego pago, o que se espera alcançar a maior quantidade de pessoas sem ter que gastar dinheiro diretamente com isso. 

O tráfego orgânico é, com razão, o principal objetivo de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital de aquisição de clientes.

E por isso, neste artigo, eu vou te mostrar:

  • O que é tráfego orgânico
  • Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago
  • Quais os benefícios do tráfego orgânico
  • E como construir uma estratégia de tráfego orgânico

Então, se você quer conseguir visitas no seu perfil sem precisar pagar caro por isso, continue comigo!

Vamos aprender? 

O que é Tráfego Orgânico?

Antes de entender o que é o tráfego orgânico, você precisa ter em mente o conceito de tráfego. 

O tráfego é toda e qualquer visita que você recebe em seus canais digitais, sejam eles site, blog ou até mesmo nas redes sociais.

É importante que você saiba esse conceito para entender do que se trata o assunto deste artigo. 

Pois bem, sabendo disso, podemos então começar a entender o que é o tráfego orgânico ou como alguns nomeiam: marketing orgânico.

O tráfego orgânico é aquele que você consegue visitas ao perfil independente de verbas ou investimentos em publicidade. 

O objetivo do tráfego orgânico é criar uma conexão emocional com seus clientes, isto é, gerar relacionamento. 

Isso pode acontecer de diversas formas, seja através de conteúdo informativo ou conteúdo divertido, para que seu negócio esteja na mente do seu público quando eles vierem tomar uma decisão de compra. 

Os processos de conscientização da marca, bem como de interação e engajamento gerados pelo tráfego orgânico são cruciais para as conversões. 

Dessa forma, antes de sair pagando rios de dinheiro em anúncios na internet, uma empresa deve trabalhar a experiência e a conexão com as pessoas. 

Para conseguir trabalhar estratégias de tráfego ou marketing orgânico, sua empresa precisa ter:

  • Um excelente diagnóstico estratégico de públicos
  • Construir influência e autoridade
  • Criar relacionamento com o público-alvo 
  • E outras técnicas que falaremos à frente

Mas Adriano, como eu posso saber na prática o que é tráfego orgânico?

Simples, veja bem… 

As postagens de blog, postagens nas redes sociais, estudos de casos, postagens de convidados, tudo isso é tráfego orgânico desde que você não tenha usado nenhuma ferramenta de impulsionamento para gerar visibilidade. 

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

A diferença entre esses dois tipos de tráfego está concentrada nos gastos. 

No tráfego orgânico, você recebe visitas no seu perfil, no seu site a qualquer momento. 

Já no tráfego pago, você gasta dinheiro para poder ter resultados e só obtém visitas enquanto seu anúncio ou campanha estiver ativo.

Quer dizer então Adriano que eu não gasto nada com tráfego orgânico? 

Duvide de quem lhe disser isso, meu amigo. 

No tráfego orgânico, você possui gastos e investimentos, contudo esses gastos não são com os anúncios em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e mídia programática.

Você investe em estratégias de marketing de conteúdo, como por exemplo, pagar um produtor de conteúdo para criar posts para o seu instagram baseado em técnicas de SEO. 

Além disso, essa é uma técnica que leva tempo para gerar os resultados esperados.

Qual é o objetivo do tráfego orgânico?

Se você quer construir autoridade e também vender ao mesmo tempo, o primeiro passo é construir uma boa estratégia de tráfego orgânico.

Isso porque essa estratégia única tem como objetivo trazer clientes para sua empresa naturalmente ao longo do tempo.

Dessa forma, ao invés de gastar dinheiro anunciando para a sua persona e segmentando o seu público-alvo, você vai atrás de informações que ele procura através de técnicas de SEO.

Esse processo também é conhecido como Marketing de Conteúdo

Desse modo, você pode perceber que assim como o Marketing de Conteúdo possui testes e mais testes para saber o que cabe e se encaixa na sua empresa, no tráfego orgânico também há testes para fazer melhorias e atingir os resultados desejados.

Dessa forma, quando você investe nisso, você vai ter um desempenho para toda a vida porque ele é uma estratégia de extrema importância para a construção de um patrimônio digital.

Essa é uma técnica para conseguir alcançar o seu público alvo que gera fontes permanentes para o seu perfil ou site da internet, pois ela pode ser feita através de postagens que são descobertas através de pesquisas ou reposts de outros usuários.

Quais são os benefícios do tráfego orgânico?

Caso você ainda não esteja convencido de que isso não é uma boa forma para crescer o negócio. 

Eu trouxe alguns benefícios e vantagens dessa estratégia. Veja abaixo:

  • Auxilia na construção da persona
  • Traz confiança e gera autoridade 
  • Gera ganhos permanentes no site e nas redes sociais
  • A longo prazo pode gerar vendas

5 dicas para a construção de uma estratégia de tráfego orgânico

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do marketing orgânico, vamos começar a colocar os conhecimentos em prática? 

Eu trouxe algumas dicas para te ajudar no processo de construção de uma estratégia de tráfego orgânico de qualidade.

Você está preparado para atrair seu público sem gastar muito dinheiro com isso? Então, vamos lá!

1. Analise as necessidades de seu público-alvo

Como essa técnica se baseia em conteúdos assertivos e de qualidade, você precisa saber o que seu público-alvo anda procurando na internet. 

É importante que você entenda quais são seus problemas, dores, necessidades, objetivos e aspirações. 

Só assim, você conseguirá criar o conteúdo que eles precisam e que eles procuram.

Afinal, eles estão sempre buscando por soluções para essas coisas e é nesse momento que você irá aparecer para eles. 

Busque por isso e gere conteúdo baseado nas suas pesquisas. Procure saber também:

  • Qual o horário seu público-alvo está ativo
  • Quais hashtags eles seguem
  • Qual formato de conteúdo eles mais gostam 

2. Invista em SEO

SEO é uma técnica para a otimização para mecanismos de busca.

Ela faz seu site ou perfil ser melhor posicionado em buscadores, como o Google ou até mesmo o Explorar do Instagram.f

Sabendo disso, já dá pra aumentar o tráfego orgânico do seu site, não é mesmo?

Se as suas legendas e postagens de blog possuem as técnicas de SEO, seu público-alvo tem mais chances de te encontrar.

3. Faça um estudo de palavras-chave

As palavras-chave que vão levar sua persona até o seu site. Ela geralmente pesquisa sobre isso na internet e então encontra os sites que podem responder às suas perguntas ou solucionar os seus problemas. 

Portanto, procure fazer uma pesquisa das palavras-chaves mais relevantes para seu negócio.

Seu conteúdo ficará mais eficaz e assertivo depois dessa pesquisa.

4. Crie e faça títulos de sucesso

Escrever uma ótima headline pode aumentar as taxas de cliques do seu site e também a leitura dos seus posts no Instagram.

Para isso, você precisa ter ótimos conhecimentos de Copywriting e Neuromarketing. 

Os níveis de persuasão dessas técnicas vão te ajudar a convencer seu público sobre a sua autoridade no assunto do seu nicho.

5. Crie conteúdo relevante

Conteúdo de qualidade é aquele que atrai, engaja, converte e fideliza.

Então, procure gerar valor. Não tenha medo de entregar conteúdos profundos e gratuitamente. Lembre-se: esse é o segredo para aumentar o tráfego orgânico. 

Gerar conteúdo que foque na sua persona. Que solucione seus problemas, que tire suas dúvidas. 

Não crie postagens só por postar, para gerar curiosidade. 

Você precisa criar conteúdos que sejam completos. Que tenham um início, meio e fim. Que a pessoa saia da publicação querendo mais de você!

Tráfego orgânico ou pago: qual estratégia é melhor?

A resposta para essa pergunta é muito simples: as duas! 

O tráfego pago é uma ótima estratégia se você quer alcançar visibilidade em curto prazo, porém o que sustentará o seu negócio é o marketing orgânico, afinal ele é quem permitirá que seu público saiba o que você pode fazer por ele. 

Ele quem irá mostrar a autoridade que você possui. 

Portanto, se possível, você pode usá-las em conjunto e ter ainda mais resultados!

Conclusão

Viu como você pode aumentar o número de visitantes do seu site ou do seu perfil em redes sociais sem gastar com anúncios pagos e ainda obter excelentes resultados?

Então, agora é a sua vez!

Ao finalizar a leitura deste artigo, você sabe o que precisa para aumentar o tráfego orgânico do seu negócio, reduzir seus gastos e alavancar o lucro do seu negócio.

Esse não é um processo que envolve uma única técnica, mas é o conjunto de várias que vão trabalhar para alcançar o seu objetivo estratégico.

Saiba que quanto mais você as utilizar, mais vai aprender.

No tráfego orgânico é assim:você aprende mais, gasta menos, ajuda melhor seu público, e os resultados duram por muito mais tempo!

E então, qual das dicas que eu te mostrei por aqui sobre tráfego orgânico que você gostaria de colocar em prática?