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Como vender mais com os 8 canais do seu Instagram

Como vender mais com os 7 canais do seu Instagram
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Muitos se perguntam como vender mais no seu Instagram porque não conhecem as diversas ferramentas que existem no aplicativo. 

Estão tão acostumados a rolar o dedo sobre o Feed e clicar no lado direito para passar os stories que se esquecem das outras utilidades da plataforma. 

Você pode aumentar e muito o lucro da sua loja virtual se souber utilizar todas as aplicações que o Instagram disponibiliza para gerar conteúdo. 

E para ajudar você a fazer isso do jeito certo que eu estou aqui escrevendo esse artigo. 

Então, se você deseja aprender como vender mais no seu Instagram utilizando todos os canais que essa rede social permite, permaneça comigo até o fim.

Pois neste artigo eu vou te mostrar como usar o: 

  1. Feed
  2. Stories
  3. Instagram Shopping
  4. IGTV
  5. Reels
  6. Biografia
  7. Direct
  8. Instagram Lives

Estes são os 8 canais do seu Instagram que você precisa usar para aumentar as suas vendas agora!

1) Feed

Utilize o seu Feed como uma forma de atrair mais público para a sua conta!

O seu conteúdo tem a missão de informar, inspirar, entreter e até mesmo educar seu público. 

Dessa forma, utilize o feed para atrair mais o seu público.

Engana-se quem pensa que o Feed é uma vitrine de loja somente. Há outros conteúdos a serem explorados nesse canal do Instagram. 

E como eu posso atrair meu público usando o feed para vender mais no Instagram?

Crie um calendário editorial para manter a consistência dos posts e comece a produzir conteúdos variados conforme as dores, aspirações, desejos do seu público-alvo. 

Com isso, você pode resolver os problemas do seu público através de conteúdos profundos que podem ser publicados em forma de carrossel.

Ou dê à sua persona uma dica rápida que vai levá-la ao seu objetivo em post de imagem única.

Além disso, você também pode postar:

  • Memes
  • Frases motivacionais
  • Dicas
  • Tutoriais
  • Reviews 
  • Depoimentos e Feedbacks
  • Antes e Depois

2) Stories

Como vender mais com os 7 canais do seu Instagram

Utilize os seus Stories para vender e mostrar o dia a dia do seu negócio. 

O Stories do Instagram é um recurso que tem como objetivo melhorar a interação entre os usuários.

Aqui você faz publicações que só ficarão no ar por 24 horas e nada mais. A não ser que você coloque a informação nos destaques do seu perfil. 

Sendo assim, esse é um ótimo canal para você se aproximar do seu público e humanizar a sua marca. 

Você pode mostrar o dia a dia da sua empresa, os bastidores da produção ou se você é um vendedor de cursos e mentorias, por exemplo, pode mostrar o cotidiano das suas aulas, da sua rotina. 

Tudo isso vai humanizar a sua marca, mostrar ao seu público que você é tão gente quanto ele.

Além disso, é possível editar ou incluir efeitos especiais para tornar a história ainda mais interessante e também dá para você fazer:

  • CTA’S (chamadas para ação)
  • Fazer enquetes
  • Realizar QUIZ
  • Abrir caixinhas de perguntas
  • Responder às dúvidas do público

3) Shopping

Se você não sabe o que é o Instagram Shopping deixa eu te explicar.

O Instagram Shopping é um recurso que permite que os vendedores coloquem links de produtos em fotos publicadas no feed.

Desse modo, utilize o shopping para identificar os seus produtos nas suas fotografias e disponibilizar o seu catálogo completo.

Funciona mais ou menos assim: 

  1. Você posta a foto normalmente, com as marcações sobre os produtos. 
  2. Quando o usuário clicar nas tags com nome e preço, ele é direcionado a um ambiente dentro do Instagram, com mais fotos do item.
  3. Embaixo desse ambiente haverá outras postagens com tags de produtos e tudo isso vai formando uma loja.

Além de tudo isso, há também um botão de destaque que, quando clicado, encaminha o usuário para o site da marca, para que então ele possa concluir a compra.

4) IGTV

O IGTV é um canal do Instagram que permite o compartilhamento de vídeos de até uma hora de duração.

E uma das formas de utilizá-lo para vender mais no seu Instagram é usando o seu IGTV para mostrar como se usam os seus produtos ou serviços.

Seus clientes podem ter algumas dúvidas sobre como usar determinado produto da sua loja virtual. 

Até mesmo aquela blusinha simples! Alguma seguidora pode ter dificuldade de criar um look com ela e você pode ajudá-la com essa questão. 

Você verá que as vendas irão aumentar, pois agora o seu cliente já tem em mãos o tutorial, o passo a passo de como o seu produto pode ser usado por ele. 

Ele tem tudo ali na frente dele, agora é só comprar o produto e colocar a dica em prática!

Se você é adepto a deixar as lives gravadas e salvas no seu perfil, então também pode compartilhar esse conteúdo aqui no IGTV e assim seu público poderá visualizar depois.

5) Reels

Essa é a ferramenta do momento! Já parou para analisar o tanto que o Instagram está entregando esses pequenos vídeos? 

No feed, no explorar, são muitas opções!

Dessa forma, utilize o seu Reels para aumentar o seu alcance e criar curiosidade sobre você.

Poste um vídeo curto com uma música que está viralizando no momento para atiçar seu público a ir conhecer o seu perfil. 

Uma dica de grande valor aqui é pesquisar as tendências de músicas do Tik Tok, pois a ferramenta possui bastante semelhanças e você pode aproveitar as canções de lá. 

Procure isso no Youtube ou no Spotify. Já existem muitas playlists criadas para você aproveitar!

É muito fácil criar um vídeo no Reels. Veja o passo a passo:

Selecione os vídeos do Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Você verá diversas ferramentas de edição criativas no lado esquerdo da tela para ajudar a criar o seu vídeo do Reels, incluindo:

  1. Pesquise uma música na biblioteca de músicas do Instagram. Você também pode usar seu próprio áudio original, basta gravar um vídeo do Reels com ele. 
  1. Selecione um dos diversos efeitos na galeria de efeitos, isso se você desejar. Caso contrário, pode utilizar apenas a câmera sem efeito algum.
  1. Se você quiser, também pode usar o temporizador para gravar seus clipes com as mãos livres. Assim que pressionar o botão de gravação, você verá uma contagem regressiva antes do início da gravação com o tempo que você selecionou.
  1. Pare de gravar para finalizar o vídeo.
  1. Em seguida, alinhe objetos do seu clipe anterior antes de gravar o próximo para ajudar a criar transições perfeitas para momentos como troca de looks ou inclusão de novos amigos no seu vídeo do Reels.
  1. Acelere ou reduza a velocidade de uma parte do vídeo ou do áudio. Desse jeito, dá para criar vídeos em câmera lenta.

Além disso, os vídeos do Reels podem ser gravados em uma série de clipes (um de cada vez), todos de uma vez ou usando vídeos carregados da galeria. 

6) Biografia do Instagram

A Biografia do Instagram é um dos primeiros contatos que o seu seguidor vai ter com você. 

Isso porque assim que ele entra no seu perfil ele logo vai em busca de saber o que você faz nas informações da sua bio. 

Portanto, utilize a sua Bio com uma mensagem poderosa e uma forma do seu público comprar de você.

Você vai fazer isso da seguinte forma:

  1. Colocando as informações mais importantes sobre você ou sua loja virtual 
  2. Inserindo um link clicável que direcione para o seu site de vendas

A frase da sua descrição deve te autodescrever ou descrever a sua empresa. 

Além disso, deve conter a sua Grande Promessa, isto é, o que você vai realizar de transformador na vida do usuário.

É aquilo que chama e atrai a atenção do seu público. 

E o link clicável deve ter um comando na sua bio. Assim, o usuário saberá o que deve fazer. 

7) Direct

Vender vai muito além de fazer um anúncio direcionando o cliente para uma página de vendas ou para o site da sua loja. 

Há todo um processo de construção de relacionamento com o público antes de realizar uma venda de fato. 

E nesse contexto, mensagens do Direct do Instagram otimizam os resultados das vendas.

Isso porque ela permite a aproximação dos seguidores e você ainda pode direcioná-los para a página de vendas depois. 

Por isso, utilize o direct para se relacionar e vender por mensagem.

8) Lives

Como vender mais com os 7 canais do seu Instagram

Já ouviu falar em Live commerce

Eu sei que você já deve conhecer o Instagram Lives, mas essa ferramenta pode te ajudar a ir além e vender mais no seu Instagram. 

No live commerce você vai utilizar as transmissões ao vivo para entregar conteúdo de altíssimo valor e vender com condições especiais.

Você mostra o produto, seus benefícios e, por fim, faz uma venda.

Há várias formas de você entregar o conteúdo:

Testando produtos; 

Realizando desfiles; 

Dando dicas de como usar o produto; 

E fazendo ofertas.

Conclusão

Cada canal no Instagram tem a sua função. Quando você consegue utilizar cada um deles do jeito certo, você destrava o crescimento do seu negócio.

Fez sentido? 

Agora é sua vez de pegar todo esse conteúdo e colocar em prática! 

Aqui você aprendeu quais são os canais disponíveis no Instagram para você vender mais. 

Além disso, eu te mostrei como utilizar cada uma dessas ferramentas para vender mais no seu Instagram. 

Vá agora colocar a mão na massa!