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Marketing para fotógrafos Instagram: 11 dicas para mostrar o seu trabalho

Marketing para fotógrafos Instagram 11 dicas para mostrar o seu trabalho
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Fazer marketing para fotógrafos Instagram parece ser algo bem simples. Afinal, a rede social é essencialmente de fotos. 

No entanto, isso mudou desde que o Instagram anunciou que também vai valorizar os vídeos na plataforma.

Além disso, divulgar seu trabalho como fotógrafo no Instagram não é apenas publicar suas melhores fotos no feed. Você precisa de uma estratégia e é isso que vou te mostrar agora.

1) Defina o seu nicho

O primeiro passo para fazer marketing para fotógrafos Instagram é pensar na rede social como um espaço online para desenvolver e definir a estética da sua marca. 

Sendo assim, use seu feed para exibir fotos que giram em torno de um tema central em seu trabalho. Pode ser um tipo de assunto específico (como arquitetura, viagem, comida, moda, pessoas ou esportes) ou um estilo particular de fotografia (como preto e branco, filme ou fotografia minimalista).

Além disso, é importante frisar que os usuários do Instagram normalmente acessam seu perfil e tomam a decisão de segui-lo com base em suas últimas nove imagens. Por isso, é uma boa ideia garantir que o topo do seu feed sempre represente quem você é como fotógrafo para atrair e construir seu público.

2) Mantenha sua biografia simples e organizada

A primeira coisa que o visitante do perfil do Instagram vê é o seu nome de usuário, foto do perfil e descrição

A regra mais importante para nomes de usuário é torná-los legíveis e o mais curtos possível. Afinal, ninguém tem tempo para tentar ler algo longo e dificilmente legível. 

Sem contar que em situações da vida real, quando você ou seu público traz o seu Instagram para a conversa, é muito mais fácil pronunciar um nome de usuário curto e simples e, portanto, mais fácil para outras pessoas encontrarem.

As fotos de usuários que têm um rosto chama muito a atenção. No entanto, se você quer promover a sua marca e já projetou um logotipo, vá em frente e transforme-o em sua foto de perfil do Instagram. 

Quanto à biografia, é importante indicar a sua localização e a sua área de interesse e trabalho fotográfico. Especifique se sua especialidade é arquitetura, paisagem, fotografia documental, todas as listadas ou algo totalmente diferente. 

3) Descubra o objetivo da sua estratégia primeiro

Todas as estratégias de mídia social precisam começar com um objetivo em mente, marketing para fotógrafos Instagram não é diferente.

Para muitos fotógrafos, a intenção é expandir sua marca fotográfica e se tornar mais conhecida.

Por outro lado, você também pode começar a pensar sobre que tipo de cliente você está procurando e que tipo de reconhecimento você deseja.

Uma boa maneira de delinear um mini-plano de negócios para sua carreira nas redes sociais é usar a intenção como cabeçalho. Em seguida, adicione vários objetivos que expandam suas necessidades.

Por exemplo, imagine que você é um fotógrafo especialista em fotos de cachorro. O seu mini-plano de negócios pode ficar assim:

Intenção – obter mais reconhecimento para adquirir mais clientes

Objetivos – encontrar mais donos de cachorros em Brasília que estariam interessados ​​em meus serviços

Dessa forma, com esse plano em mente, você pode encontrar a melhor estratégia ou uma combinação de estratégias que se encaixam em seus objetivos.

4) Interaja com as pessoas para aumentar sua base de seguidores

O objetivo original de muitas das plataformas de mídia social sempre foi conectar pessoas.

Por isso, uma ótima estratégia para ganhar novos seguidores e fãs é ser interativo. Sendo assim, converse com as pessoas que veem seu trabalho e responda a todos os comentários. Compartilhe um pouco do amor da mídia social “curtindo” as postagens de seus seguidores.

Você também pode utilizar a abordagem mais pessoal de postar stories no Instagram.

Além disso, você também pode fazer perguntas aos seus seguidores. Esta é uma excelente forma de interagir mais com eles e de incentivar o envolvimento.

Lembre-se que cada fotografia que você postar é uma oportunidade de interação. 

5) Use hashtags

Cada vez que você postar uma foto, adicione uma série de hashtags (até 30 no máximo) para aumentar a exposição. Suas hashtags irão variar dependendo da foto, mas aqui estão algumas opções a serem consideradas.

  • Localização: liste a cidade ou município em que a foto foi tirada. Se aplicável, indique o nome do parque, edifício ou evento. 
  • Tipo de fotografia: indique se é um retrato de família, uma foto de casamento ou uma sessão de recém-nascido. 
  • Seu equipamento: descreva a câmera e a lente que você usou para tirar a foto. 
  • Sua marca: certifique-se de listar o nome de sua empresa fotográfica.
  • Detalhes: descreva os aspectos relevantes da foto usando termos gerais. Por exemplo, se você estiver enviando uma foto de um buquê de casamento, pode usar hashtags como #buquedecasamento.

6) Não poste tudo de uma vez

Não poste tudo de uma vez

Você quer que seu feed do Instagram pareça polido e coerente. Cultive sua coleção de fotos e planeje postar pelo menos uma por dia.

Por outro lado, se você quiser ganhar seguidores mais rápido, poste de manhã, à tarde e à noite para evitar o envio de spam nos feeds de notícias. 

7) Use os stories do Instagram para compartilhar fotos dos bastidores

A abordagem de cada fotógrafo é diferente, e se você não é do tipo que preenche seu perfil com qualquer coisa além de fotos retocadas dignas de portfólio, você deve preencher a lacuna compartilhando a vida profissional diária com seu público por meio do stories do Instagram

Mostre novos equipamentos, faça pesquisas para permitir que os seguidores participem e se envolvam, provoque o público com vislumbres dos próximos conteúdos, compartilhe onde você está indo e no que pretende trabalhar a seguir.

Além disso, as histórias são uma ótima maneira de ganhar mais atenção e mostrar o outro lado de sua personalidade e marca.

8) Crie bem suas descrições nas fotos

É mais provável que as pessoas gastem mais tempo em uma imagem se houver uma legenda atraente para ler. Então, compartilhe uma história ou conte aos espectadores sobre a imagem, ou o que ela significa para você. Dê a eles algo com que se envolver mentalmente para promover uma interação genuína.

As legendas são uma oportunidade de criar uma conexão mais pessoal e evocar uma resposta emocional dos espectadores. Se você tiver uma legenda envolvente, as pessoas ficarão mais propensas a lê-la ou clicar no botão “mais”, gastando mais tempo em sua postagem.

Além disso, você também pode fazer uma pergunta aberta para incentivar seus espectadores a contribuir para a seção de comentários.

9) Marque seus clientes

Ao postar a foto de um cliente no Instagram, marque-o digitando @ seguido do nome do perfil. 

Isso garantirá que eles vejam a foto, caso ainda não estejam seguindo você no IG. 

Além disso, o cliente pode também curtir a foto, fazer um comentário e compartilhá-lo com seus amigos.

10) Publique na hora e no tamanho certo

Você escolhe sua própria programação de postagem, pode ser um par de dias específicos, os mais envolventes por semana, dia sim, dia não, ou a cada três dias, depende inteiramente de você. 

No entanto, o que deve ser sempre mantido em mente é a consistência. Ou seja, não quebre o padrão depois de iniciá-lo, caso contrário, o post a seguir após o intervalo receberá menos atenção. 

Não compartilhe demais também, a maioria das pessoas acha isso irritante. O ideal é postar pelo menos uma vez por dia.

Além disso, fique atento às regras específicas de resolução de imagem:

Imagem do Feed no Instagram

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Imagem dos Stories no Instagram

Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

11) Faça vídeos curtos

Como te disse anteriormente, o Instagram vai valorizar cada dia mais as publicações em vídeo.

Por isso, mesmo você sendo fotógrafo é importante você dedicar para publicar um Reels e até mesmo um vídeo de um minuto no seu feed mostrando os bastidores do seu trabalho.

Mas lembre-se de seguir os tamanhos da plataforma:

Vídeo do Feed no Instagram

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Reels no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 9:16 ;
  • Limite: até 30 segundos.

Vídeo dos Stories do Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px;
  • Limite: 15 segundos na proporção de 9:16;

Marketing para fotógrafos no Instagram: o que postar?

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Como proprietário de uma empresa criativa, você tem a vantagem de poder criar e compartilhar conteúdo original que mostre sua marca e experiência exclusivas. Por isso, para melhorar o marketing para fotógrafos Instagram você pode publicar:

  • Imagens dos bastidores
  • Dicas ou ideias acionáveis
  • Histórias e testemunhos de clientes
  • Postagens que promovem uma causa
  • Citações inspiradoras e motivacionais
  • Lindas paisagens
  • Imagens ou vídeos engraçados
  • Imagens oportunas ou conteúdo relacionado a notícias
  • Pergunte
  • Ofertas, promoções ou brindes