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13 estratégias de conteúdo Instagram essenciais para o crescimento do seu perfil

13 estratégias de conteúdo Instagram essenciais para o crescimento do seu perfil
13 estratégias de conteúdo Instagram essenciais para o crescimento do seu perfil
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Existem estratégias de conteúdo essenciais para o crescimento do seu Instagram. É como se fosse os principais ingredientes de um bolo. 

Se você já fez algum bolo na sua vida (ou viu alguém fazendo) sabe que sem farinha, ovo, leite e fermento (ou algo que faça a mesma função que eles) é quase impossível fazer um bolo. 

Com o conteúdo do seu Instagram é a mesma coisa. Não adianta você colocar em prática todas as dicas que aprende na internet, se você não fizer o básico. 

E é isso que vou te mostrar agora!

1) Poste com frequência

Sua marca do Instagram precisará de uma programação de postagem regular para se manter relevante, mas tome cuidado para não bombardear seus seguidores com muitas postagens. 

Para descobrir o que funcionará melhor para sua marca, você precisará testar a postagem em intervalos e horários diferentes e, em seguida, verificar os resultados.

Quando você descobrir o que funciona para você, poderá criar um calendário de conteúdo compartilhado para controlar o que deseja postar e quando será publicado. Essa é a primeira estratégia de conteúdo Instagram.

2) Esclarece o estilo de vida que você está vendendo 

Antes de mergulhar na criação de conteúdo para o Instagram, você precisa ter uma imagem clara do “estilo de vida” que está vendendo por meio de sua rede.

Seus seguidores querem saber o que você gosta, como é sua rotina, quais os desafios da sua profissão, etc. 

Por isso, seja o mais autêntico possível! Dessa forma, o seu estilo de vida vai ser algo natural e não totalmente forçado apenas para você se destacar no Instagram.

3) Faça uma auditoria em seu perfil do Instagram

Outra estratégia de conteúdo Instagram é sempre atualizar a sua bio. Esta etapa é importante para ter uma imagem clara de onde você está agora com sua presença no Instagram. 

A sua biografia do Instagram é o seu mini-site, então você precisa se certificar de que todas as informações estão completas. 

Além disso, verifique se você listou informações de contato, serviços e o link do seu site. Além disso, responda a essas duas perguntas: 

  • Sua biografia o ajuda a atrair seu público ideal? 
  • Você dá às pessoas um motivo pelo qual elas devem segui-lo?

4) Planeje o seu conteúdo

Uma das estratégias mais importantes de conteúdo para o Instagram que a maioria das pessoas esquece é o planejamento. 

Essa dica é importante porque é através dela que você começa a publicar com intenção no Instagram, ou seja, com o objetivo de levar informação de valor ou efetuar uma venda através do seu perfil.

Por isso, como o Instagram é uma plataforma visual, comece definindo a aparência do perfil:

  • Quais cores você vai usar;
  • Filtros que vai aplicar às suas imagens;
  • Tipo de conteúdo a ser postado (IGTV, vídeos curtos, fotos, Reels, etc).

Dê uma olhada na minha conta do Instagram. Eu posto muitos tipos diferentes de conteúdo, mas sou rígido quanto às cores que uso.

Instagram Adriano Branco

Além disso, conforme você rola pelo feed, as cores mudam organicamente.

Outras empresas como a Lacoste adotam uma abordagem diferente. A Lacoste usa principalmente as cores de suas marcas – branco e verde – e normalmente cada linha em sua grade contém postagens visualmente semelhantes.

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5) Identifique os pontos de dor do seu cliente   

Seus clientes ideais que navegam pelo Instagram precisam encontrar valor em suas postagens antes de tomar a decisão de segui-lo.

Para criar esse valor, você precisa compor um conteúdo estratégico que faça um mergulho profundo em seus pontos fracos e ofereça a solução que eles desejam obter.

Por exemplo, se você é um coach de relacionamentos, quais são as principais preocupações dos seus seguidores? Manter um relacionamento duradouro? Entender o parceiro?

Descubra as principais dores da sua persona e crie conteúdo respondendo as principais dúvidas e ajudando a sua audiência a vencer algum medo ou inimigo em comum. 

6) Faça pesquisas de mercado para aumentar o engajamento

A pesquisa de mercado mostrará os tipos de palavras que seus clientes ideais usam para descrever o que estão passando, o que está acontecendo em suas vidas e muito mais.

Você pode inclusive utilizar o YouTube para conduzir sua pesquisa de mercado. Basta você ir até o canal do seu concorrente, filtrar o conteúdo dos “vídeos mais populares” para ver quais tópicos são importantes em seu nicho e redirecionar isso como uma postagem no Instagram.

Além disso, você pode perguntar para a sua própria audiência em uma postagem ou nos stories. 

7) Sempre mantenha seus objetivos em mente

Sempre que você tiver uma ideia de conteúdo, pergunte se ele o ajudará a alcançar o seu objetivo. 

Isso é essencial para a sua estratégia de conteúdo Instagram.

8) Use imagens, vídeo e som de alta qualidade

Use imagens, vídeo e som de alta qualidade - estrategia conteúdo Instagram
Use imagens, vídeo e som de alta qualidade – estrategia conteúdo Instagram

Esteja postando fotos ou vídeos, seu conteúdo precisa ter uma aparência de alta qualidade. Caso contrário, descarte-o e tente novamente.

9) Certifique-se de que seu conteúdo tenha o tamanho ideal para a plataforma

A maioria das ferramentas de imagem oferece diferentes opções de tamanho, inclusive para diferentes tipos de postagens do Instagram.

Se você deseja criar seus próprios vídeos, verifique também os formatos e o tamanho do arquivo que o Instagram suporta. 

Dessa forma, veja os tamanhos ideias dos conteúdos para o Instagram:

Imagem do Feed no Instagram

Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;

Horizontal: 1080 x 566 px;

Vertical: 1080 x 1350 px.

Imagem dos Stories no Instagram

Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

Vídeo do Feed no Instagram

Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);

Tamanho máximo do arquivo: 4GB;

Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;

Horizontal: 1080 x 566 px;

Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Reels no Instagram

Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 9:16 ;

Limite: até 30 segundos.

Vídeo dos Stories do Instagram

Resolução: 1080 x 1920 px;

Limite: 15 segundos na proporção de 9:16;

10) Estratégia de conteúdo Instagram: adicione Hashtags Relevantes

Hashtags são uma parte extremamente importante do Instagram. As hashtags certas (e o número certo de hashtags) podem ajudá-lo a alcançar um público mais amplo e atrair mais seguidores.

Se você é uma grande marca com muito reconhecimento, talvez não precise usar hashtags o tempo todo. Mas se você for uma empresa de pequeno ou médio porte, preste muita atenção às hashtags e use pelo menos uma em todas as suas postagens. Caso contrário, você perderá a oportunidade de alcançar mais pessoas.

As hashtags essenciais são:

Hashtags de marca

São as hashtags que você cria e que são exclusivas da sua marca. Você pode usá-los para construir sua marca e incentivar o conteúdo gerado pelo usuário

Hashtags do setor

São as hashtags relevantes para um setor específico, como #fotografo. Esse tipo de hashtag geralmente é extremamente popular e tem dezenas de milhões de postagens.

Hashtags de nicho

Se #fotografo for uma hashtag do setor, uma hashtag como #fotografodecasamento seria uma hashtag de nicho.

Hashtags de localização

Essas hashtags podem ser muito práticas para empresas que operam em determinados locais. 

Você pode atingir um público mais amplo aproveitando as hashtags de localização, como #brasilia ou #fotografobrasilia.

Hashtags de evento

Sempre que há um evento grande o suficiente acontecendo, geralmente há uma hashtag por trás dele.

Hashtags de feriados

A maioria dos feriados tem suas próprias hashtags – de feriados nacionais, como o Natal, por exemplo.

11) Use o tamanho ideal da legenda para o seu conteúdo

O tamanho da legenda do Instagram dependerá em parte do tipo de conteúdo que você está postando.

Se você deseja promover um link em sua biografia e direcionar tráfego para ele, é melhor manter sua legenda curta e simples para que as pessoas possam ver seu CTA sem ter que ler vários parágrafos.

Se, por outro lado, você quiser educar ou contar uma história, use uma legenda mais longa.

Algumas postagens não exigem um CTA, mas, geralmente, você precisa adicionar CTAs sempre que possível ou não fará com que as pessoas realizem a ação que você deseja.

12) Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Quando você posta, o Instagram mostra seu conteúdo organicamente para cerca de 1-2% do seu público

E a forma como eles interagem com o seu conteúdo (deixando curtidas, comentários, compartilhando, etc.) determina se sua postagem será destacada na página de exploração, onde pode atingir um público muito mais amplo. 

Por isso, é importante você entender o algoritmo do Instagram e usá-lo ao seu favor. Aqui no blog tenho um artigo completo sobre o assunto, basta clicar aqui

13) Monitore seu desempenho usando Analytics

Monitorar seu desempenho é fundamental para qualquer estratégia de mídia social de sucesso. 

Seus insights dirão quais postagens seu público considera mais envolventes e permitem que você otimize sua estratégia à medida que avança.

Alguns pontos importantes para você monitorar sua estratégia de conteúdo Instagram são:

  • Crescimento de seguidores
  • Localização dos seguidores
  • Índice de comprometimento
  • Taxa de cliques
  • Insights de postagens de feed
  • Percepções de histórias

Conclusão

Agora que você já entendeu o “arroz com feijão” da estratégia de conteúdo Instagram, fique a vontade para colocar em prática todas as outras estratégias do mercado, 

Mas, lembre-se, que essas três estratégias que te mostrei aqui são essenciais para o crescimento do seu perfil. Ou seja, você nunca pode parar de usá-las.