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Como criar um funil de conteúdo de sucesso: o guia para iniciantes

Como criar um funil de conteúdo de sucesso o guia para iniciantes
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Criar um funil de conteúdo de sucesso é essencial para a sua estratégia de marketing digital. 

Isso porque, de acordo com a Forrester, em média, uma pessoa consome 11,4 peças de conteúdo antes de decidir realizar uma compra.

Parece muito, mas não é. Pensa comigo: quando você vai comprar qualquer coisa na internet, o que você faz?

A maioria das pessoas pesquisa em blogs, leem comentários e conversa com outras pessoas antes decidir se vai ou não comprar. 

No entanto, não é somente para esse fim que você deve criar um funil de conteúdo. Pois as pessoas também buscam conteúdo para aprender alguma coisa ou se informar sobre algum assunto. 

Mas o que realmente é um funil de conteúdo?

O que é funil de conteúdo?

Funil de conteúdo é o processo pelo qual você usa o conteúdo para atrair clientes em potencial para sua empresa e conduzi-los a se tornarem compradores. 

Dessa forma, você atrai o cliente em potencial na parte superior do funil (com conteúdo informativo e educacional) e lentamente o guia para a parte inferior com conteúdo mais focado (blogs, vídeos, postagens de mídia social, emails, etc).

À medida que se movem pelo funil em direção ao fundo do funil, várias pessoas saem do seu fluxo. Aliás, isso é totalmente natural.

Embora a maioria das pessoas não passe por essas fases em um caminho linear, ter um modelo de funil de marketing de conteúdo pode ajudar sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Em geral, o funil possui três estágios: 

  • Descoberta: quando um lead descobre sua marca ou o produto que você está vendendo;
  • Consideração: quando um lead (ou cliente potencial) qualificado decide descobrir se seu produto ou serviço é adequado ou não;
  • Compra: quando o cliente potencial reúne as últimas informações de que precisa antes de decidir comprar e, finalmente, se tornar um cliente.

Vou te explicar melhor sobre cada um desses estágios daqui a pouco. Mas antes disso: você sabe por que precisa de um funil de conteúdo?

Por que você precisa de um funil de conteúdo?

O conteúdo é uma grande parte do marketing moderno. Sendo assim, se você não investir em um funil de conteúdo, perderá para as empresas que o fazem. 

Afinal, eles terão uma classificação mais elevada nos resultados do mecanismo de pesquisa, atingirão um público muito maior e, por fim, ganharão mais clientes e ganharão mais dinheiro.

Além disso, de acordo com um estudo feito pela Kapost, o marketing de conteúdo produz 3x mais leads por dólar gasto em comparação com a pesquisa paga.

Isso porque o Marketing de Conteúdo leva a mais páginas indexadas, mais backlinks e mais motivos para sua marca se espalhar pelo boca a boca.

Então, como funciona um funil de marketing de conteúdo? 

As 3 principais etapas do funil de conteúdo

As 3 principais etapas do funil de conteúdo

Alguns especialistas afirmam que o funil de conteúdo tem quatro etapas, no entanto, eu acredito que esses principais estágios que vou te mostrar são o suficiente para fazer uma estratégia de conteúdo de sucesso

Sendo assim, veja agora as três principais etapas do funil de conteúdo:

Descoberta: o topo do funil de conteúdo

ObjetivosAquisição indireta de clientes; notoriedade da marca
TáticaConteúdo educacional, conteúdo viral

O primeiro estágio do funil de marketing de conteúdo é a conscientização. Nesta fase, você deseja atrair e educar seu público sobre o assunto.

Ou seja, trata-se de descobrir o que o público quer e o que o seu negócio pode ensinar para ele. 

Para determinar se o conteúdo criado para esta fase está sendo bem-sucedido, responda às seguintes perguntas:

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Use métricas como tempo na página, número de comentários e taxa de rejeição para ajudar a responder a essas perguntas.

Além disso, você deve causar uma boa impressão com algum tipo de conteúdo de valor agregado. Este conteúdo pode responder a perguntas ou resolver problemas e deve ser oferecido sem pedir nada em troca.

Os tipos de conteúdo que funcionam durante a fase de descoberta

  • Postagens no blog
  • Webinars
  • Grande conteúdo (jogos, ferramentas, conteúdo longo, etc)
  • Guias abrangentes
  • Vídeos
  • Boletins informativos por e-mail
  • Anúncios
  • Postagens de mídia social
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Fotografias
  • Revistas/livros digitais

Você precisa de todos esses tipos de conteúdo na parte superior do funil?

Não!

A maioria das empresas posta conteúdo em um blog e em canais de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, etc. Ou seja, após dominar esses dois tipos de conteúdo, você deseja adicionar mais conteúdo do topo do funil à mistura, como um podcast ou um boletim informativo impresso.

Além disso, lembre-se de que o grande objetivo no topo do funil é tornar os clientes em potencial “cientes dos problemas” e “cientes das soluções”.

Descoberta o topo do funil de conteúdo

Consideração: o meio do funil de conteúdo

ObjetivosAquisição direta de clientes
TáticaSoluções para desafios de caso de uso

Neste estágio, você já chamou a atenção de muitos de seus clientes em potencial e agora deseja despertar o interesse no que está oferecendo. 

Aqui, os clientes em potencial provavelmente farão pesquisas mais específicas, tentando refinar seu conhecimento em uma área antes de fazer uma compra.

Seu objetivo aqui deve ser converter seguidores em leads, fornecendo a eles todas as informações de que precisam para tomar uma decisão de compra.

Para fazer isso, apresente uma oferta atraente em troca de permissão para contatá-los (e-mail, WhatsApp ou Telegram) para você poder começar a “nutrir” o relacionamento, construindo confiança e relacionamento com o usuário.

Além disso, para saber se o seu conteúdo está funcionando nesta etapa do funil responda às seguintes perguntas:

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Os tipos de conteúdo que funcionam durante a fase de consideração

  • Estudos de caso
  • Conteúdo de instruções que mostra seus produtos
  • Vídeos de demonstração
  • Descrições de produtos e folhas de dados
  • Artigos
  • Postagens de blog mais específicas
  • Emails
  • Recursos/downloads úteis
  • Eventos/webinars
  • Lista de verificação
  • Clubes de desconto/cupom
  • Testes/Pesquisas

Ou seja, esses conteúdos podem ser usados como ímã de leads, que os visitantes podem baixar em troca do fornecimento de seus endereços de e-mail. 

Assim, após ter seus e-mails, você pode enviar sequências de e-mail ainda mais personalizadas antes de sua decisão de compra.

Dessa forma, se você realizar esse estágio corretamente, com conteúdo valioso e persuasivo, seus leads irão para o fundo do funil, onde estarão prontos para se tornarem compradores.

Conversão: o fundo do funil de conteúdo

ObjetivosTransações com clientes
TáticaDescrições de produtos e propostas de valor exclusivas

O objetivo neste estágio final é dar aos seus leads o último empurrão na linha de chegada para se tornar um cliente pagante. Isso pode ser uma parte difícil de medir, mas é uma parte crucial do processo. 

A essa altura, um lead conheceu sua marca. Eles obtiveram valor de você e enviaram informações úteis e relevantes.

Sendo assim, é hora de apresentar-lhes uma oferta que os transforma naturalmente em clientes pagantes.

As perguntas que você deve responder sobre o seu conteúdo nesta fase incluem:

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Os tipos de conteúdo que funcionam durante a fase de conversão

  • Testemunhos
  • Avaliações
  • Um processo de vendas simplificado, compreensível e confiável
  • Emails direcionados
  • Questionários
  • Calculadoras
  • Guias de produto
  • Conteúdo exclusivo para membros
  • Fóruns
  • Ofertas especiais
  • Sorteios
  • Demonstrações/avaliações gratuitas
  • Depoimentos de clientes
  • Folhas de comparação/especificações
  • Webinars/eventos
  • Mini-classes

Ou seja, esse tipo de conteúdo é mais direto. Pode envolver coisas como descrições claras de seus produtos que descrevem o valor exclusivo que eles fornecem aos clientes. 

Pode incluir também gráficos que comparam seus vários produtos uns com os outros ou com os de outras empresas. Afinal de contas, o conteúdo da base do funil é o material de vendas do marketing de conteúdo.

Além do funil de conteúdo

Além do funil de conteúdo

Após conseguir esses clientes, sua meta é mantê-los e o marketing de conteúdo também faz parte desse processo. 

Neste ponto, o objetivo é focar na retenção, Ou seja, transformar compradores ocasionais em clientes recorrentes (ou, para empresas com um modelo de assinatura, garantindo que os clientes continuem com suas assinaturas em vez de cancelar).

Sendo assim, você pode fazer os seguintes tipos de conteúdo:

  • Suporte ao cliente e documentação de ajuda
  • Ofertas especiais
  • Instruções privilegiadas
  • Alcance e acompanhamento por e-mail, WhatsApp ou Telegram