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O Guia do YouTube Shorts: como bombar com vídeos curtos

O Guia do YouTube Shorts como bombar com vídeos curtos
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Se você é amante dos vídeos curtos deve estar por dentro do Youtube Shorts.

Mas se você ainda não conhece esse recurso do app de vídeos mais famoso da internet, então precisa ler esse artigo até o final. 

Não é novidade para ninguém o enorme sucesso que os vídeos curtos vêm fazendo nas redes sociais.  

Você provavelmente já deve ter visto este tipo de conteúdo no Reels do Instagram, ou no próprio TikTok. 

E claro que nessa onda gigante de vídeos curtos na internet, o Youtube que é um dos maiores aplicativos de vídeo não poderia ficar de fora. 

Para isso, ele criou um recurso inovador que permite a produção de vídeos curtos na plataforma: o YouTube Shorts. 

Vem comigo que eu vou te apresentar essa ferramenta!

O que é e como funciona o YouTube Shorts  

Lançado no Brasil em junho de 2021, esse recurso veio para bater de frente com os aplicativos como Reels do Instagram e Tik Tok. 

Assim como nesses apps, o Youtube Shorts permite a gravação e edição de vídeos verticais de até 60 segundos pelo celular.  

Segundo o Google, os Shorts ainda estão na versão Beta.

Entretanto, todos podem assistir e produzir vídeos desse tipo com as ferramentas de criação disponíveis no app YouTube para o mundo todo.

Desse modo, ainda que a função esteja em versão beta, ou seja, ainda não está disponível para todos, qualquer usuário que tenha um canal no YouTube poderá usá-la. 

Para isso, é só gravar um vídeo dentro do aplicativo ou importar um arquivo da galeria do seu celular.  

Se formos analisar os apps Tik Tok, Instagram e Youtube, as ferramentas de vídeos curtos possuem muitas semelhanças. 

Por exemplo, o YouTube Shorts também possui um editor de vídeos. Lá, os criadores de conteúdo podem adicionar músicas, filtros, legendas manuais e automáticas e aumentar ou diminuir a velocidade das gravações.  

Além disso, os usuários podem interagir com os conteúdos por meio das reações. 

Eles podem clicar em “gostei” ou “não gostei”, deixar comentários e compartilhar a publicação. 

Agora, uma diferença é que no Youtube aparece também um botão para se inscrever no canal do produtor de conteúdo. 

Como é a monetização do YouTube Shorts 

Ainda não se sabe ao certo como vai funcionar a monetização do Shorts ao longo do tempo. 

O que se sabe é que existe atualmente o Shorts Fund, um fundo criado pela plataforma para distribuir até 100 milhões de dólares entre 2021 e 2022 aos produtores de conteúdo que se destacarem no novo recurso. 

Segundo a plataforma, todos os meses, eles irão recompensar produtores de conteúdo que tiverem uma taxa alta de visualizações e engajamento.

Nesse modelo, qualquer pessoa pode participar do fundo de monetização do Shorts. 

Contudo, existem alguns requisitos para ser recompensado pela plataforma como, por exemplo, a produção de conteúdos originais. 

Então, nada de copiar um vídeo publicado no TikTok ou no Reels!

Além disso, os vídeos devem estar de acordo com as diretrizes da comunidade do YouTube. 

Sendo assim, os vídeos não podem conter temas sensíveis, atos perigosos, violência ou linguagem imprópria. 

O Guia de como criar vídeos curtos no YouTube Shorts

Para criar um vídeo desse tipo no YouTube, siga este guia:

Passo 01: Faça login no aplicativo pelo seu celular

Para isso, você deve abrir o aplicativo do YouTube no seu celular e logar com seu e-mail e senha. 

Passo 02: Selecione para criar um short

Em seguida, toque em “+” no centro da tela. Depois disso, selecione “Criar um short”.

Passo 03: Grave seu vídeo

Para gravar um vídeo, toque no círculo vermelho. Basta clicar novamente para pausar a gravação. 

Você verá uma barrinha vermelha na parte superior que indica o tempo de gravação.

Passo 04: Edite seu vídeo curto

Além disso, você também pode encadear várias sequências de vídeos em um só e fazer ajustes caso deseje. 

Nesse sentido, use os recursos para virar a câmera, ajustar a velocidade, programar o temporizador, adicionar filtros e músicas na galeria YouTube.

Passo 05: Finalize seu vídeo

Ao finalizar, clique no ícone ✅ para visualizar uma prévia. 

Você também pode, neste momento, adicionar textos no vídeo com a opção “Textos”, mudar a música, aplicar um novo filtro ou ajustar a ordem dos clipes gravados;

Depois disso, escolha se o vídeo ficará visível para todos ou apenas para um público selecionado. Há também a opção de agendar a publicação do Shorts. 

Além disso, você precisa selecionar o tipo de público do seu vídeo. 

Desse modo, informe se o conteúdo da gravação é ou não destinado a crianças. Esse é um passo obrigatório.

Por fim, clique em “Enviar”. 

Quais os formatos de vídeo YouTube Shorts?

No YouTube, assim como no Reels do Instagram e no Tik Tok,  você pode fazer o upload de um vídeo diretamente de sua galeria. 

Entretanto, antes de enviar o arquivo, verifique se o vídeo está dentro dos seguintes formatos: 

  • MOV;  
  • .MPEG4; 
  • MP4; 
  • .AVI;  
  • .WMV; 
  • .MPEGPS; 
  •  .FLV;  
  • 3GPP; 
  • WebM. 

Além disso, veja também se atende as dimensões recomendadas: 

  • 240×426 (240p);  
  • 360×640 (360p);  
  • 480×854 (480p);
  • 720×1280 (720p); 
  • 1080×1920 (1080p);  
  • 1440×2560 (1440p);  
  • 2160×3840 (2160p). 

4 dicas para bombar no YouTube Shorts  

Os vídeos curtos já fazem muito sucesso, por isso é importante ter boas estratégias para se comunicar e interagir com a audiência de modo que seus Shorts viralizem.

Por isso, separei algumas dicas para você bombar no Youtube Shorts.

Mostre os bastidores da marca 

O público gosta de se conectar com pessoas, isso acontece porque somos humanos e gostamos de ver a verdade, o que acontece de fato nos processos. 

Sendo assim, quando você decide expor os bastidores da produção, isso acaba atraindo o interesse da audiência.  

Este tipo de conteúdo cria uma conexão entre a marca e os clientes, que se sentem incluídos no processo produtivo e criativo da empresa. 

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, poderia criar Shorts para o YouTube mostrando a chegada dos produtos na empresa, o processo de embalagem e envio dos produtos. 

Dessa maneira, você gera uma conexão com o público e humaniza a marca. Afinal, está mostrando que os processos são feitos por pessoas. 

Crie tutoriais    

Muitas pessoas conhecem produtos e serviços, mas não sabem como utilizá-los. 

Assim sendo, os vídeos curtos são ótimos para mostrar o passo a passo de como usar os seus produtos.

Ainda com o exemplo da loja de roupas, a dona dessa empresa poderia fazer vídeos com o passo a passo para montar looks com peças da loja.

Eduque seu público  

Um dos principais pontos do marketing de conteúdo é a produção conteúdo de qualidade, que tire as dúvidas dos potenciais clientes, nutrindo-os conforme caminham pelo funil de vendas. 

Sendo assim, você pode criar bons conteúdos educativos baseados nas dores e objeções da sua persona. 

E lembre-se de que ainda que seja curto, seu conteúdo deve ser completo, ou seja, ter início, meio e fim. 

Invista em parcerias de conteúdo 

Fazer parcerias com influenciadores pode ser uma ótima estratégia para você bombar no Youtube Shorts. 

Isso porque os influenciadores digitais têm alto poder de persuasão e influenciam na tomada de decisão, aumentando o fortalecimento, autoridade e alcance da marca.  

Desse jeito, você pode buscar parceiros para trabalhar com você na divulgação ou lançamento de um produto ou serviço no Youtube Shorts.