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Post colaborativo Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a nova ferramenta

Post colaborativo Instagram tudo o que você precisa saber sobre a nova ferramenta
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Você já viu um post colaborativo Instagram? Nos últimos dias é um dos formatos mais utilizados pelos usuários da plataforma. Sabe por quê?

Essa é uma das atualizações que o Instagram liberou neste mês de outubro.

Por isso, resolvi separar para você as principais informações sobre essa nova ferramenta e como você pode utilizá-la no perfil do seu negócio. Vamos lá?

O que é um post colaborativo Instagram?

Um post colaborativo Instagram é quando você convida uma ou mais pessoas para serem um co-autor na sua postagem no Feed ou Reels. 

Dessa forma, a publicação vai aparecer no seu Feed e no do seu colaborador.

O Instagram começou a testar esse recurso no início de 2021 e agora, praticamente, todos os usuários já têm acesso a essa nova ferramenta.

Quantas pessoas posso adicionar como colaborador na publicação do Instagram?

O Instagram impôs um limite de 20 tags e colaboradores combinados, então não se empolgue muito ou você não conseguirá compartilhar a postagem. 

O recurso “Collab” combina curtidas e comentários de duas contas?

Sim, como a mesma postagem aparecerá em duas contas, vocês vão compartilhar os comentários e as curtidas.

Sendo assim, a postagem terá o mesmo número de curtidas e comentários.

No entanto, não sabemos como o Instagram distribuirá o alcance desta publicação.

Por que não consigo postar colaborações?

Provavelmente porque o seu aplicativo não está atualizado. 

Caso você já tenha feito a última atualização e ainda não apareceu opção, aguarde que a atualização está acontecendo gradualmente. 

Vantagens de utilizar o post colaborativo Instagram

O post colaborativo do Instagram é uma oportunidade de você atingir outras pessoas. Além disso:

  • Torna mais rápido o compartilhamento de conteúdo;
  • Dá crédito total a todos os autores de uma postagem;
  • Facilita as conversões, pois os usuários podem simplesmente tocar no nome de uma marca ou criador na postagem para visitar seu perfil;
  • Melhora a transparência para seus seguidores.

Como postar uma colaboração no Instagram

post colaborativo Instagram

Se você estiver interessado em postar uma colaboração em seu feed ou em um Reel, basta seguir estas etapas:

  1. Crie sua postagem por meio do menu Criar (ícone + no canto superior direito do aplicativo).
  2. Quando você chegar à tela final de compartilhamento, toque em Marcar pessoas.
  3. Neste menu, toque em Convidar colaborador.
  4. Pesquise as contas do Instagram com as quais gostaria de colaborar e toque para selecioná-las. (Se você selecionou a conta errada, basta tocar no X ao lado da conta para removê-los).
  5. Clique em Concluído para salvar suas configurações.
  6. Toque em Compartilhar para publicar sua postagem no feed do Instagram. 

Depois de publicar a postagem, todos os colaboradores da postagem receberão uma notificação informando sobre a colaboração. 

Para aceitar, eles precisam apenas tocar na notificação no menu Notificações, tocar em Revisar para ver a postagem e tocar em Aceitar ou Recusar.

Se eles aceitarem, a postagem será compartilhada com seus seguidores com os dois nomes de usuário anexados. 

Como usar a tag collab no Instagram Reels?

Atualmente um dos formatos que mais estão alcançando as pessoas no Instagram é o Reels.

Sendo assim, a atualização da tag collab também foi adicionada a essa ferramenta. Para criar um Reels com um colaborador:

  1. Comece gravando e editando como faria normalmente;
  2. Toque em Visualizar para se certificar de que tudo está certo e, em seguida, toque em Avançar para revisar suas opções de compartilhamento;
  3. Toque em Identificar pessoas para acessar o rótulo Collab.
  4. Na próxima tela, você verá duas opções: você pode marcar pessoas como de costume ou convidar um colaborador para ser creditado na postagem.
  5. Depois de escolher um colaborador (ou talvez mais de um), toque na marca de seleção para confirmar.

Pronto! Agora os colaboradores precisam aceitar a tag antes que ela apareça em sua postagem. 

Você pode postar seu Reels imediatamente, mas pode demorar um pouco para seu colaborador receber a notificação e aceitá-la. Portanto, não entre em pânico se não aparecer imediatamente.

Como usar a tag collab no Instagram Reels?

Qual a diferença entre “Collab” e marcação?

Com marcação as pessoas precisam tocar em uma foto para ver quem foi marcado na postagem.

Os seguidores deles provavelmente nunca verão sua postagem. A menos que a pessoa que você marcou veja e compartilhe em seu feed ou nas histórias do Instagram.

Já com “Collab” seu nome de usuário aparecerá no topo e/ou próximo à legenda – mesmo no feed da outra pessoa!

Isso tem o potencial de lhe dar mais exposição, já que os seguidores das outras pessoas verão o seu nome de usuário imediatamente.

7 dicas para usar o post colaborativo do Instagram de maneira eficaz

7 dicas para usar o post colaborativo do Instagram de maneira eficaz

Não é porque o recurso é novo que você tem que usar no seu perfil do Instagram sem uma estratégia. 

Por isso, separei aqui algumas dicas para você usar o post   do Instagram.

1) O conteúdo precisa funcionar para todos os colaboradores

Você precisa ter certeza de que o conteúdo funciona para os feeds de ambos os colaboradores.

Não vai adiantar muito você adicionar 20 pessoas em uma postagem que não faz sentido para o público dela.

 Sei que pode ser um pouco complicado, mas a recompensa vale a pena. A minha dica aqui é você pensar em algum conteúdo que seja um ponto em comum entre a sua audiência e o seu colaborador.

2) Faça parceria com influenciadores

Para as marcas, o recurso Collabs abre uma nova maneira de fazer parceria com influenciadores, ganhar influência social por associação e alcançar comunidades engajadas.

Se você trabalha com marketing de influenciadores, já sabe que precisa rotular os posts patrocinados no Instagram.

3) Junte-se a outras marcas para sorteios

Em um sorteio, os seguidores são geralmente solicitados a visitar vários perfis ou comentar em postagens de várias contas. 

Os influenciadores costumam oferecer brindes, mas também vemos muitos brindes em grupo em que as marcas se unem para dividir os custos (e recompensas) da concorrência.

A tag Collab torna isso mais fácil porque as pessoas podem visitar os perfis de seus colaboradores com um único toque.

4) Apoie um artista

Nem todas as postagens e carretéis do Instagram são projetadas para fazer uma venda. Parcerias criativas também são uma grande parte do conteúdo do Instagram. 

Você pode, por exemplo, compartilhar sua impressão sobre o livro, música ou quadro daquele seu amigo artista.

5) Fale sobre o mesmo projeto em vários perfis

Se você tem um perfil da sua loja, por exemplo, e um perfil pessoal, agora você pode divulgar conteúdo nos dois sem ter que fazer duas publicações

É uma ótima oportunidade de mostrar a sua empresa para os seus amigos e a sua vida pessoal para os seguidores da sua marca.

6) Compartilhe momentos com amigos e família

É claro que você pode continuar marcando as pessoas na sua postagem, mas uma única publicação vai mostrar todo o carinho dos seguidores de todos os perfis. 

Além disso, você pode evitar ficar enviando a foto para outro celular e perder a qualidade. 

7) Não faça disso um ritual

Não é porque esse recurso é novo que todas as suas publicações no feed a partir de hoje tem que ser colaborativa. 

Seja estratégico(a) e saiba exatamente quais as postagens que você vai ter um co-autor e quais não vai ter.

Afinal, a ideia não é apenas aparecer para mais pessoas, mas criar uma rede colaborativa dentro do Instagram.