Black Friday se aproximando e os empresários (as) e gerentes comerciais estão com a seguinte questão: como vender mais na Black Friday?
Talvez, a sua maior dúvida seja: como atrair mais clientes e vender mais nesse período? Como guiar a minha equipe de vendas para ser mais efetiva e entregar melhores resultados no evento?”
Imagino que essas são algumas dos possíveis questionamentos que trouxeram você até este blogpost, certo?
E isso é muito bom! Afinal, a Black Friday é uma oportunidade incrível para vender mais online e faturar bastante.
Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples!
Envolve planejamento prévio, estratégias e metodologias de vendas específicas para o evento, treinar e capacitar a equipe, saber utilizar bem a internet para atrair clientes e mantê-los após a venda, ter um bom alinhamento com o time de marketing, fazer adaptações, entre outros fatores importantes.
Para te ajudar nisso, preparei este guia prático de conteúdos diversos sobre vendas, dicas e estratégias profissionais e especializadas sobre o que você pode fazer para vender mais na Black Friday.
Confira e aproveite!
Como faço para vender mais na Black Friday?
1. Treinamento e metodologias de venda
O treinamento de vendas é uma capacitação para preparar seus vendedores para realizar o melhor desempenho na área de vendas.
Para ser eficaz, o treinamento precisa enfatizar as metas que devem ser alcançadas, como o planejamento será executado até a data da Black Friday e como isso irá gerar resultados e impactos no faturamento.
Um time de vendas precisa de treinamento periódico até o dia do evento para garantir que tudo funcione bem.
Objetivando apresentar resultados, alcançar metas da semana da Black Friday, o treinamento de vendas precisa ser alinhado ao que a empresa possui como objetivo.
Dessa forma, os vendedores conseguem compreender melhor o processo e participar de forma mais assertiva do treinamento.
Você pode treinar com base em metodologias, técnicas ou conceitos para vender mais. Por exemplo:
- Storytelling em vendas
- PNL
- Pitch de vendas
- Gatilhos mentais
2. Qual a melhor forma de começar a vender pela internet?
Cada vez mais as empresas têm optado por vender pela internet.
Com isso, a concorrência digital nunca esteve tão grande! Apesar disso, engana-se quem pensa que o mercado está saturado. A chave aqui é mostrar o seu diferencial
Okay, Adriano, mas como se destacar? Como utilizar a internet para vender mais de forma efetiva?
Uma estratégia de vendas pela internet envolve muitos pontos, desde a própria presença digital do negócio, como site, redes e mídias sociais, anúncios online, produção de conteúdo, entre outros.
Pode parecer complexo, mas com planejamento e estratégia certos fica mais fácil.
Assim, procure criar autoridade no meio digital por meio do marketing de conteúdo e invista num bom site para anunciar seus produtos.
3. Alinhamento entre marketing e vendas
No mundo empresarial tradicional, costumávamos encontrar nas empresas uma divisão clara entre as equipes de marketing e vendas.
Desse modo, esses setores tinham funções separadas, sem integração nem interação entre os times. Cada um executava o que precisava fazer e pronto.
No entanto, isso mudou. Atualmente, as equipes trabalham juntas para alcançar resultados melhores, satisfatórios e eficazes.
4. Análise de resultados de vendas
A análise de resultados de vendas é um processo periódico de investigação dos resultados do setor, em busca de insights valiosos para as próximas estratégias.
Assim sendo, você deve mensurar os seus resultados de vendas hoje e quais serão suas ações atingir o que você deseja na Black Friday.
Além disso, analise o que tem dado um resultado melhor e o que precisa ser ajustado. Isso porque a análise pode predizer o futuro.
Ou seja, a partir da identificação de padrões nos eventos do passado, a empresa é capaz de prever o que poderá acontecer e, então, se preparar melhor para essa possibilidade.
Nessa perspectiva, é importante estabelecer bons indicadores de performance (KPIs) para acompanhar, além de saber como analisar dados e tirar bons insights para melhorar a conversão das suas estratégias em vendas.
5. Dicas para vender mais online na Black Friday
- Tenha um site acessível e funcional;
- Não minta sobre seu produto ou marca;
- Ofereça múltiplas formas de pagamento ao cliente;
- Invista em Tráfego Pago;
- Invista em SEO (Search Engine Optimization);
- Tenha uma equipe de vendas específica para o modelo online;
- Adapte o processo de compra offline ao online;
- Tenha uma estratégia pós-venda e fidelização.
Espero que todas essas dicas sejam úteis para ajudar você a otimizar suas estratégias de venda na Black Friday.
Agora que você já está familiarizado com esse assunto, poderá optar por escolhas adequadas a fim de garantir os melhores resultados comerciais para o negócio e vende mais na Black Friday.
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