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11 estratégias para aumentar o engajamento no Instagram de loja

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Quer saber como aumentar o engajamento do Instagram da sua loja?

Se você está usando o Instagram para divulgar os produtos da sua loja, sabe que essa é mais que uma plataforma para guardar todas as suas fotos mais fofas do produto. 

É uma ferramenta poderosa e fantástica para construir sua marca e cultivar uma clientela online.

E uma das formas de gerar esse relacionamento com a audiência é através do engajamento.

Atualmente, as lojas virtuais precisam analisar métricas de desempenho e acompanhar comentários, salvamentos, compartilhamentos, visualizações do Instagram Stories e até DMs para entender como estão se saindo no mundo virtual.

Mas como fazer com que esse engajamento aumente e conseguir mais vendas através do Instagram? 

Fiz esse artigo para tirar as suas dúvidas. Prepare-se para gerar muito engajamento no Instagram da sua loja e aumentar seus lucros gradativamente!

Vamos lá?

Engajamento: o que é?

O engajamento no Instagram é a maneira como as pessoas interagem com o conteúdo que é publicado na rede social. O conceito de engajamento é o mesmo caso a rede social seja outra, como o Facebook, por exemplo. 

No aplicativo Instagram, existem diversas formas de interação entre seu conteúdo e o público. Veja:

  • Curtidas nos posts do feed;
  • Comentários nos posts do feed;
  • Salvamento de posts do feed;
  • Envio de posts do feed;
  • Tempo gasto com a leitura nos posts do feed 
  • Envio de mensagem no direct;
  • Respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
  • Ações nos Stories (do tipo segurar a tela para ver ou navegar nos Stories)
  • Envio de Stories

Tudo isso é entendido como sinais que o usuário está interessado no seu perfil e no conteúdo que você oferece.

Então, para conseguir um bom engajamento, é preciso se esforçar para fazer o seu público-alvo se interessar pelo seu conteúdo.

E isso só acontece quando o seu conteúdo gera valor para o seguidor. Ou seja, quando você faz conteúdos de qualidade, mostra para as pessoas que seu objetivo ali não é só venda. 

Assim, ele se sente mais à vontade para curtir, comentar a publicação sem se sentir pressionado a comprar. 

Dessa forma, o seguidor cria relacionamento com a sua marca e quando ele precisar solucionar um problema, saberá que seu negócio pode ajudá-lo a resolver.

Por que engajamento é tão importante?

O engajamento no Instagram é um fator crucial para que você e seu potencial cliente tenham um relacionamento sólido. 

É como uma paquera! Quando estamos querendo assumir um namoro com alguém, primeiro vamos tentar conhecer a pessoa melhor. 

Seu cliente pensa assim. Antes de realizar uma compra, ele quer conhecer sua marca. Quer saber se é confiável, se o seu produto é de qualidade e outras informações importantes que consideramos no processo de compra.

E o engajamento é uma maneira de fazer isso. 

Mas tenha em mente que curtidas e comentários, atualmente, são só métricas de vaidade.

O algoritmo do Instagram sofre constantes mudanças e, hoje em dia, dar like não é a melhor métrica para analisar se o seu engajamento está bom ou não.

Nas últimas atualizações, o que podemos observar é que o algoritmo do Instagram tem um ranking de prioridade de engajamento baseado na seguinte forma:

  1. Mensagens trocadas por Direct
  2. Tempo de visualização
  3. Salvamento do Post
  4. Compartilhar o conteúdo
  5. Comentários na publicação
  6. Curtidas na postagem

O ranking está em ordem de prioridade, isto é, da maior para a menor. Contudo, saiba que o algoritmo está sempre em modificação e você precisa acompanhar as mudanças que acontecem. 

3 pilares do Engajamento no Instagram

3 pilares do Engajamento no Instagram - loja no instagram

Então como você viu, o engajamento é algo que você não pode negligenciar no seu negócio. 

Por isso, garanta que suas redes sociais contêm os 3 pilares do engajamento. 

Pilar 1: Interações 

Se o seu público não interage com seu conteúdo salvando, comentando, curtindo, enviando postagens suas para outras pessoas, isso quer dizer que seu perfil não está agradando à audiência. 

Certifique-se de criar conteúdo de valor, que chame a atenção do seu público e conforme seu perfil cresce essa métrica deve aumentar. 

Pilar 2: Temporalidade

Quando seu conteúdo gera valor, quando é interessante para o público, ele tende a ficar mais tempo na timeline

Ou seja, os conteúdos que os usuários ficam mais tempo visualizando nas primeiras horas de publicação são conteúdos de engajamento e o algoritmo entende que ele é relevante. 

Dessa forma, ele permanece por mais tempo na timeline do Instagram para que mais pessoas vejam.

Uma dica para que seus seguidores permaneçam mais tempo nas suas publicações é fazer:

  • Posts em carrossel
  • Stories respondidos em texto
  • Vídeos legendados
  • Stories Criativos
  • Legendas de post quebradas em bloco com títulos chamativos

Pilar 3: Relacionamento

Aqui você tem de conseguir fazer com que as pessoas se tornem realmente seguidoras fiéis do seu conteúdo. 

Porque é tendo relacionamento com o público que você vai gerar neles a confiança necessária para adquirir seus produtos ou serviços. 

11 dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua loja

O algoritmo do Instagram vai permitir o alcance das suas publicações para o público, porém somente um percentual irá de fato interagir com o seu conteúdo. 

Então para gerar engajamento você tem de trazer mais pessoas para visualizar as suas postagens e garantir que seu conteúdo é bom o suficiente para elas agirem. 

Sendo assim, eu trouxe algumas dicas para você conseguir aumentar o engajamento no Instagram da sua loja. 

1) Crie um perfil atraente

Em artigos anteriores falamos sobre a importância da primeira impressão. É fato que quando alguém visita o perfil da sua loja as primeiras coisas que ele vai ver é a foto do perfil, a biografia e depois os destaques. 

Depois é que ele vai visualizar suas postagens. 

Então, garanta que você vai dar-lhe uma primeira impressão de alta performance! 

  • Coloque uma foto de perfil com a logomarca da sua loja;
  • Escolha um nome e um nome de usuário que sejam iguais ou semelhantes;
  • Não se esqueça de disponibilizar o link do seu site;
  • Escreva uma biografia que fale sobre quem é a sua loja, qual o segmento e  o objetivo dela;
  • Faça destaques colocando informações necessárias para o usuário sobre a loja.

2) Crie conteúdos de qualidade

Para fazer o seguidor interagir com seu perfil é preciso muito mais que só tirar fotos de boa qualidade. 

Você precisa despertar o interesse do seu público. Atraí-lo! 

Para isso, crie conteúdos de relevância para o seu público. Procure saber quais são as dores, desejos, sonhos, metas, aspirações da sua audiência e resolva tudo isso através das publicações. 

Existem diversos formatos para você postar e também variados tipos de conteúdo. 

Por exemplo:

  • Dicas do segmento da sua loja;
  • Frases motivacionais;
  • Imagens de produtos e como usá-los;
  • Fotos humoradas;
  • Assuntos em destaque;
  • Bastidores da Loja;
  • Fotos de seguidores adquirindo ou recebendo produtos.

Você pode fazer essas publicações no feed, nos stories, no IGTV, no Reels, fazer posts em formato carrossel e muito mais!

3) Faça legendas atrativas

O Instagram te dá um espaço considerável para fazer uma ótima descrição. Explore este espaço para colocar mais do que apenas emojis e milhões de hashtags

Você pode escrever um texto atrativo que tenha relação com a imagem do post e complemente o conteúdo que ela traz. 

Pode contar uma história e até mesmo criar CTA’s nas legendas pedindo que eles comentem, salvem o post, etc.

Escreva um título que chame a atenção e faça o seguidor querer continuar a leitura. 

E lembre-se a legenda é o complemento da publicação e não um “copia e cola” do que já está sendo dito na imagem.

4) Seja constante

Quem não é visto, também não é lembrado. 

Poste com frequência no Instagram da sua loja para que os seus seguidores saibam que você está ali e quer ajudá-lo. 

Faça testes para delinear a melhor frequência de postagem para a sua conta e permaneça constante nessa meta. 

O comum é postar ao menos 1 vez por dia. Mas você pode postar mais vezes conforme estabeleça a sua estratégia.

Para garantir a constância, crie um calendário editorial para gerar engajamento no Instagram da loja e vá marcando quando os conteúdos estiverem sendo postados. 

Assim, com organização e planejamento fica muito mais fácil de manter a consistência.

5) Descubra o melhor dia e horário para postar

Não tem como eu dizer para você em qual horário deve postar. Isso porque cada público funciona de uma forma. 

Então, entenda que não existe um horário padrão para publicar na internet. 

Você deve analisar a sua audiência. O próprio Instagram traz ferramentas para te ajudar com isso. Basta ver os Insights na sua conta. 

Além de saber os horários que seu público está mais presente, você também pode descobrir quais os conteúdos que eles mais gostam.

Outra forma é ver os relatórios da sua plataforma de agendamento de postagens, caso possua uma. 

6) Responda às mensagens no Direct e comentários

Responda às mensagens no Direct e comentários - loja no Instagram

Lembra que as mensagens do Direct estão no topo das prioridades do algoritmo do Instagram. 

E é por lá que geralmente, os usuários e potenciais clientes vão sanar as suas dúvidas sobre a sua loja, produtos, formas de pagamento e entrega. 

Garanta que seus seguidores estão sendo respondidos para gerar mais engajamento e consequentemente aumentar as suas vendas.

Seja humano, prefira um contato humanizado às respostas automáticas. As pessoas percebem quando estão de fato conversando com alguém que se importa com elas.

7) Não esqueça dos vídeos

Os vídeos estão dominando o mundo virtual. E são ótimos recursos para mexer com o emocional das pessoas. 

Você pode usar o Reels para vídeos rápidos, postar dicas com vídeos curtos no feed, fazer lives falando com seus seguidores e muito mais.

Se possível, legende seus vídeos, pois a maioria dos usuários os assistem sem som, ou seja, sem esse recurso é provável que você perca a atenção deles.

8) Use e abuse de hashtags que façam sentido

As hashtags vão ajudar seu público a ver o seu conteúdo quando estiverem na sessão “explorar”. 

Posts com hashtags geram mais engajamento do que aqueles que não tem nenhuma. 

Mas use hashtags relevantes e que tenham a ver com seu público e com o conteúdo que está sendo postado.

Caso contrário, ela não atingirá seu objetivo que é aumentar o engajamento no Instagram da loja.

9) Use os stories

No Instagram Stories você pode publicar fotos e vídeos que ficam disponíveis por 24h e depois podem ser colocados nos destaques da conta da sua loja. 

Veja algumas opções de conteúdo que você pode criar utilizando este formato de publicação e gerar mais engajamento no Instagram da loja:

  • Compartilhar os bastidores da empresa;
  • Postar uma dica rápida ou tutorial;
  • Anunciar uma oferta em primeira mão;
  • Usar o adesivo de votação e deixe o seu público escolher qual produto prefere;
  • Utilizar a caixinha de perguntas e responder às dúvidas;
  • Postar fotos, bumerangues e marcar quem está seus clientes nos stories;
  • Compartilhar quem te mencionou;
  • Apresentar novos produtos;
  • Usar a função “saiba mais” para divulgar um link.

10) Crie concursos e sorteios com moderação

Muitos usuários já participaram de sorteios no Instagram. Você provavelmente já deve ter participado de algum, não é mesmo? 

Essa é uma boa estratégia, mas que deve ser usada com moderação. 

Isso porque ela gera resultados somente a curto prazo. Pois, o engajamento é gerado somente ali no momento em que há o sorteio.

Além disso, outras pessoas que só estejam atrás de promoções deixam de seguir o perfil da loja assim que o sorteio acabar. 

Então para garantir um maior aproveitamento dessa estratégia procure perfis que tenham a ver com o seu público e tente uma parceria.

E quando for fazer sorteios, não esqueça de deixar as regras bem claras e escolher uma recompensa que faça sentido para os seguidores.

11) Faça anúncios no Instagram 

Anunciar no Instagram gera muito engajamento. Isso porque aumenta o alcance de contas e as postagens simplesmente se infiltram entre outras publicações. 

Sendo assim, não tem como a pessoa pular o conteúdo. E se a pessoa se interessar pelo seu post, ela pode visitar o seu perfil e até seguir a sua conta. 

Os anúncios podem ser feitos através do Instagram ou do Facebook e é você quem define o orçamento!

Conclusão

Você agora sabe que para gerar engajamento no Instagram da sua loja deve mudar algumas estratégias. 

Afinal, estratégias iguais têm resultados iguais. Estratégias diferentes vão gerar resultados diferentes e, provavelmente, melhores!

Aqui, eu te expliquei que sem relacionamento com os seguidores você não vai conseguir atingir seus objetivos e dei dicas práticas para você aumentar o engajamento do Instagram da sua loja e consequentemente aumentar as suas vendas.

Também te falei sobre a importância de analisar as métricas da conta da sua loja e acompanhar as mudanças do algoritmo do Instagram.

Agora é sua vez de praticar! 

Pegue papel e caneta, ou abra uma aba no seu computador para fazer o seu planejamento e conseguir aumentar o engajamento no Instagram da sua loja!