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Estratégias infalíveis para vender no Instagram durante a Black Friday 2023

Estratégias Instagram Black Friday
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Já começou a pensar na Black Friday no Instagram? Não! 

Relaxa que ainda dá tempo. Separei para você as principais estratégias que você pode começar a aplicar no perfil da sua loja ainda hoje. 

Mas antes é importante você entender que a Black Friday deste ano vai ser uma mistura de velhas e novas tradições. 

Para começar, os consumidores precisam de opções de pagamento brandas e frete grátis, de modo que o modelo “compre agora, pague depois” estará mais quente do que nunca. 

Além disso, comprar localmente é uma escolha muito popular este ano, pois os clientes desejam apoiar pequenos negócios, em vez de varejistas gigantes. 

Sendo assim, veja agora as principais estratégias que você pode fazer no seu Instagram para a Black Friday.

Como faço para vender mais na Black Friday?

1. Treinamento e metodologias de venda

O treinamento de vendas é uma capacitação para preparar seus vendedores para realizar o melhor desempenho na área de vendas.

Para ser eficaz, o treinamento precisa enfatizar as metas que devem ser alcançadas, como o planejamento será executado até a data da Black Friday e como isso irá gerar resultados e impactos no faturamento.

Um time de vendas precisa de treinamento periódico até o dia do evento para garantir que tudo funcione bem.

Objetivando apresentar resultados, alcançar metas da semana da Black Friday, o treinamento de vendas precisa ser alinhado ao que a empresa possui como objetivo.

Dessa forma, os vendedores conseguem compreender melhor o processo e participar de forma mais assertiva do treinamento.

Você pode treinar com base em metodologias, técnicas ou conceitos para vender mais. Por exemplo:

  • Storytelling em vendas
  • PNL
  • Pitch de vendas
  • Gatilhos mentais

2. Qual a melhor forma de começar a vender pela internet?

Cada vez mais as empresas têm optado por vender pela internet.

Com isso, a concorrência digital nunca esteve tão grande! Apesar disso, engana-se quem pensa que o mercado está saturado. A chave aqui é mostrar o seu diferencial

Okay, Adriano, mas como se destacar? Como utilizar a internet para vender mais de forma efetiva?

Uma estratégia de vendas pela internet envolve muitos pontos, desde a própria presença digital do negócio, como site, redes e mídias sociais, anúncios online, produção de conteúdo, entre outros.

Pode parecer complexo, mas com planejamento e estratégia certos fica mais fácil.

Assim, procure criar autoridade no meio digital por meio do marketing de conteúdo e invista num bom site para anunciar seus produtos.

3. Alinhamento entre marketing e vendas

No mundo empresarial tradicional, costumávamos encontrar nas empresas uma divisão clara entre as equipes de marketing e vendas. 

Desse modo, esses setores tinham funções separadas, sem integração nem interação entre os times. Cada um executava o que precisava fazer e pronto.

No entanto, isso mudou. Atualmente, as equipes trabalham juntas para alcançar resultados melhores, satisfatórios e eficazes.

4. Análise de resultados de vendas

A análise de resultados de vendas é um processo periódico de investigação dos resultados do setor, em busca de insights valiosos para as próximas estratégias.

Assim sendo, você deve mensurar os seus resultados de vendas hoje e quais serão suas ações atingir o que você deseja na Black Friday.

Além disso, analise o que tem dado um resultado melhor e o que precisa ser ajustado. Isso porque a análise pode predizer o futuro.

Ou seja, a partir da identificação de padrões nos eventos do passado, a empresa é capaz de prever o que poderá acontecer e, então, se preparar melhor para essa possibilidade.

Nessa perspectiva, é importante estabelecer bons indicadores de performance (KPIs) para acompanhar, além de saber como analisar dados e tirar bons insights para melhorar a conversão das suas estratégias em vendas.

Estratégias no Instagram para vender mais na Black Friday

Faça uma arrecadação de fundos “Compre para doar”

Uma maneira de sair na frente da concorrência e, consequentemente, ajudar o próximo, é usar a Black Friday no Instagram para apoiar causas sociais. 

A marca de roupas sustentáveis Kotn, por exemplo, doa todas as suas vendas (até o valor de 80 mil dólares) para a construção de escolas primárias na zona rural do Egito, onde suas comunidades agrícolas estão localizadas. 

Eu sei que uma doação de 100% em uma venda não será financeiramente viável para a maioria das empresas, mas existem maneiras de ecoar o mesmo sentimento em uma escala menor. 

Você pode, por exemplo, doar uma porcentagem de seus lucros ou doar um produto de seu estoque toda vez que uma venda for feita.

Use a interatividade da internet a seu favor

Todo mundo sabe que conteúdo interativo funciona em qualquer negócio. Por isso, uma ótima maneira de atrair seu público na Black Friday é utilizando recursos da internet. 

Ano passado, por exemplo, a Walmart transformou as vendas da Black Friday em uma experiência divertida, envolvente e gamificada. 

 A campanha usou um filtro do TikTok comprável que permitiu aos clientes “desembrulhar” negócios virtuais e descobrir surpresas da Black Friday. Veja só:

Os usuários podiam clicar diretamente na página do produto no site do Walmart e comprá-lo com o desconto. 

Mantenha seu público informado sobre os níveis de estoque

Uma ótima maneira de criar um senso de urgência com seus clientes é exibir os níveis de estoque nos itens quando seu estoque estiver acabando. 

Isso mostra aos clientes que um determinado item é popular e os faz sentir que precisam comprar agora, antes que o estoque acabe.

Mas lembre-se: essa contagem tem que ser verdadeira!

Gere entusiasmo por meio de uma venda relâmpago 

Uma venda relâmpago é geralmente uma promoção de curto período de tempo. 

É uma maneira empolgante de criar propaganda e aumentar as vendas antes da Black Friday e da Cyber ​​Monday.

Pode demorar algumas horas antes do evento esperado ou um, ou dois dias também é uma boa ideia.

Comece seu marketing da Black Friday no Instagram mais cedo e termine mais tarde

Para obter melhores resultados, comece planejando seu calendário de conteúdo antes da Black Friday. 

Por exemplo, considere postar 2 a 3 dias antes da Black Friday com um teaser para seus seguidores sobre as vendas da Black Friday. 

Você também pode dar uma prévia de quais coleções serão descontadas e por quanto.

Use o adesivo de contagem regressiva

Usar o adesivo de contagem regressiva vai criar um senso de urgência em torno de sua oferta e também ajuda seus seguidores a guardar a data do evento.

Junte-se a um influenciador

Não precisa ser alguém com 500 mil seguidores e um contrato com uma gravadora.

Você pode se associar a micro influenciadores ou pessoas com cerca de 1.000 a 10.000 seguidores e ainda assim alcançar novas pessoas, informando-as sobre seu produto e, em simultâneo, construindo relacionamento.

 Afinal, as pessoas confiam nas recomendações dos colegas em vez da publicidade, então um influenciador menor pode até parecer mais confiável para o seu público.

Além disso, você também pode repassar o conteúdo desse influenciador usando seu produto nos dias que antecedem a Black Friday no stories para promover as próximas vendas.

Recompense sua comunidade por um comportamento ecologicamente correto

Se você está procurando uma maneira criativa de oferecer descontos nesta Black Friday, você pode recompensar seus seguidores por um comportamento ecologicamente correto.

Por exemplo, a Dai criou um questionário com um desconto personalizado. Quanto mais alta a pontuação de sustentabilidade de um cliente, maior o desconto que ele recebe. 

Crie um código promocional especificamente para seus seguidores do Instagram

Crie um código promocional especificamente para seus seguidores do Instagram Black Friday

Por que não compartilhar um código promocional da Black Friday ou Cyber ​​Monday especificamente para seus seguidores e convidá-los a compartilhar com seus amigos no Instagram também?

Você também pode usar o Instagram Reels para promover seu código promocional. Como os Instagram Reels são compartilhados com todos os usuários do Instagram, não apenas aqueles que seguem você, você está aumentando significativamente o seu alcance.

Use adesivos compráveis

Coloque o adesivo comprável em qualquer lugar da tela para indicar que a postagem pode ser comprada. 

Assim que o usuário passar o mouse sobre o adesivo, ele poderá ver os detalhes do produto sem sair do aplicativo.

Este método de promoção de produtos ou negócios é perfeito para grandes eventos de compras, como a Black Friday e a Cyber ​​Monday. Parece mais orgânico do que mensagens promocionais e acelera o processo de compra!

Use anúncios do Instagram

Junto com o alcance orgânico, é uma boa ideia promover algumas de suas postagens. 

Promova uma postagem já publicada pelo botão azul do Instagram ou acesse o Gerenciador de Anúncios para uma campanha mais detalhada e com melhores resultados.