Com a Era da Tecnologia, o SEO local transformou a maneira como compramos produtos e serviços.
Você recorda que antigamente existiam muitas pessoas panfletando pelas ruas, carros anunciando sobre promoções de lojas e supermercado?
Agora isso já não é mais necessário. Afinal, com apenas um clique no Google podemos encontrar qualquer lugar do mundo.
O que facilita a vida na hora de escolher um restaurante, barbearia ou qualquer outra utilidade.
A essa funcionalidade chamamos de SEO local.
Com ela, seu negócio ganha visibilidade, trazendo mais clientes. Mas, não é só isso. Há diversas vantagens em utilizá-la na sua microempresa e eu vou te mostrar tudo isso nesse artigo.
Acompanhe!
SEO local: o que é?
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa a otimização de mecanismos de buscas na internet.
Já local, tem a ver com a região, ou seja, o alcance de uma localidade.
Por meio dessa ferramenta, pode ter mais confiabilidade e reconhecimento.
Isso porque ela usa a geolocalização para que o público chegue mais rapidamente até você para fechar negócio.
Além disso, com ela é possível estar nas primeiras páginas do Google.
Veja também: Marketing de SEO: O Guia para Iniciantes
Palavras-chave para SEO local
Quando as pessoas procuram alguma coisa no Google ou em outro site de busca, elas têm um desejo: comprar um produto, encontrar um local, dentre outros.
Então, ao digitar uma palavra a ser pesquisada, a ferramenta vai buscar aqueles negócios em que esse termo é mais caracterizado.
A palavra-chave é norteadora do SEO local para exibir os negócios que podem responder ao desejo do usuário de forma mais prática e rápida.
Existem algumas formas bem eficientes de inserir essas palavras-chave e conseguir se posicionar melhor do que seus concorrentes, olha só:
1. No nome da empresa
Você pode colocar o nome da sua microempresa associado a principal característica dele. Assim, quando o Google te buscar será mais fácil a assimilação.
2. No site da sua empresa
As palavras-chave também devem estar no seu site. Dessa forma, relacione seus produtos e serviços a essas palavras para facilitar que ela seja notada pelo site de busca.
3. Nos produtos e serviços
Sabe aquele produto que é o SUPERMAN do seu negócio?
Esse é aquele produto que você mais pretende atrair clientes e consequentemente mais vendas.
Para que o Google saiba disso, você deve descreve-los entro do painel do Google Meu Negócio.
Usar as palavras-chave é uma das formas mais eficazes para conseguir um excelente posicionamento de busca.
Ranqueamento para SEO local
Quando falamos em ranqueamento no SEO local, é preciso entender que o Google combina diferentes fatores para ajudar o usuário a encontrar a resposta que tenha a melhor correspondência à busca realizada.
Para conseguir estar mais fácil de garantir um clique na sua empresa as dicas são simples:
Preencha a categoria do seu negócio;
Quando construir sua empresa, lembre-se de fazer associação entre o nome e a palavra-chave do seu negócio.
Isso porque caso ela não tenha a palavra-chave, o Google pode banir sua conta baseado nas políticas internas.
Defina bem o seu endereço no Google;
O ideal aqui é usar um endereço exato e preciso para informar o local da sua empresa.
Para preencher este campo você deve se perguntar “Como é a forma mais fácil do seu cliente encontrar a sua empresa?“
Dessa forma, para inserir ou alterar seu endereço no Meu Negócio,siga o passo a passo:
- Crie seu perfil utilizando seu local real.
- Números de conjuntos, andares, edifícios podem ser utilizados.
- Informações como cruzamentos e pontos de referência próximos só devem ser incluídas em regiões onde o endereço oficial não indica com precisão o local da empresa.
- No endereço, não inclua informações que não sejam pertinentes ao local físico da empresa, como URLs ou palavras-chave.
SEO para site de negócios locais
Algumas dicas essenciais para garantir que seu negócio seja encontrado pelas pessoas que estão próximas.
1. Produza conteúdo relevante
O marketing de conteúdo revolucionou os pequenos e grandes negócios.
Assim, publicar conteúdo relevante para seu público por meio de blogs, respondendo as suas principais dores, objeções, desejos e interesses é ótimo para que o Google dê uma nota ao seu site e comece a exibi-lo em pesquisas.
2. Peça para que seus clientes avaliem sua empresa no Google
Se você cria um bom relacionamento com seus clientes, é só uma consequência as avaliações.
No entanto, existem aqueles que esquecem de avaliar o serviço, embora tenham gostado bastante.
Sendo assim, incentive seus clientes a publicarem as impressões que tiveram sobre o atendimento.
Essas avaliações podem aumentar sua credibilidade
3. Faça parcerias para ganhar citações
Uma outra forma de melhorar seu ranqueamento no Google é ter seu link em outros sites locais.
O Google entende que você é referência naquele bairro.
Portanto, faça boas parcerias com fornecedores locais, outras empresas próximas a seu negócio.
A importância do Google Meu Negócio

Como você viu nesse artigo, é uma grande verdade que o Google é a principal plataforma de buscas entre os usuários que querem encontrar um produto ou serviço, seja ele físico ou virtual.
É como uma pesquisa que você faz por restaurantes. O Google sempre vai evidenciar aqueles negócios que geograficamente estão mais próximo de você.
Da mesma forma acontece em diferentes nichos.
Assim, o Google Meu Negócio é uma plataforma que objetiva aproximar os usuários de negócios locais, trazendo para eles o máximo de informação e credibilidade sobre os empreendimentos da região.
Com essa ferramenta, os empreendedores conseguem bons resultados organicamente. Isso porque a plataforma é gratuita.
Para se cadastrar, é simples, veja:
- Acesse a página do Google Meu Negócio;
- Digite o nome da sua empresa no local indicado.
Os próximos passos devem ser realizados conforme a ferramenta solicitar:
- insira seu endereço;
- defina seu local exato (marcando seu endereço com o pino de localização);
- escolha uma categoria de negócio;
- digite seu número de telefone e site;
- verifique sua listagem
Para multiplicar suas vendas, você deve aumentar o número de cliques no seu site, que vai gerar um melhor engajamento.
É uma sequência de fatos que garantem a sua visibilidade e posicionamento do seu negócio.
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