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Instagram B2B: como ampliar sua estratégia para alcançar mais clientes

Instagram B2B como ampliar sua estratégia para alcançar mais clientes
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Instagram B2B é uma forma de dizer que a plataforma também pode ser utilizada para empresas que vendem para outras empresas. 

Por ser uma das redes sociais mais acessadas do mundo, quem tem uma empresa B2B não pode ignorar o Instagram. O ideal é descobrir como a plataforma pode ampliar a sua estratégia para alcançar mais clientes. 

E é isso que vou te mostrar neste artigo! Vamos lá?

Por que as empresas B2B não devem ignorar o Instagram?

Primeiramente, é importante entender que o Instagram é uma plataforma de narrativa visual. Ou seja, ele foi criado para mostrar ao invés de contar. 

Além disso, mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil de negócios todos os dias.

Por isso, as empresas B2B podem e devem estar no Instagram. Elas só precisam entender que tipo de conteúdo postar e como comunicar melhor sua mensagem.

Veja agora duas maneiras pelas quais o Instagram B2B pode ajudar a sua empresa a se envolver com seu público e expandir seus negócios.

1. Criando confiança com seu público

O Instagram incentiva o engajamento e um dos benefícios do engajamento é que você pode construir confiança ao interagir com os clientes. 

Você pode fazer isso, por exemplo, compartilhando momentos casuais da vida da sua empresa, adicionando um toque pessoal à sua imagem pública e promovendo a transparência.

Além disso, você pode conquistar a confiança da sua audiência enviando um direct para agradecer por gostarem de sua foto ou começarem a te seguir. As pessoas vão gostar de você dedicar seu tempo para enviá-las e se sentirão motivadas a voltar.

2. Aumento do tráfego para seu site

Com níveis mais altos de engajamento do que outras plataformas populares, o Instagram pode ser um poderoso impulsionador de tráfego.

Sendo assim, você pode, por exemplo, usar o link em sua biografia para enviar seguidores à sua página inicial ou à página de um produto.

Como usar o Instagram para marketing B2B com sucesso

Como usar o Instagram para marketing B2B com sucesso

Sei que pode parecer paradoxal, mas se você quiser usar o Instagram para sua empresa de negócios, não use o Instagram como uma ferramenta de marketing. 

Em vez disso, utilize o Instagram como uma oportunidade de contar sua história, aumentar o conhecimento da marca e desenvolver relacionamentos leais entre você e seus clientes.  

Para isso, é importante você seguir as dicas a seguir.

Pesquise e interaja com o público-alvo

Em geral, o público-alvo de uma empresa B2B são: 

  • Gestores de topo de empresas relevantes;
  • Funcionários de empresas relevantes (profissionais de marketing, especialistas em TI, etc.);
  • Trabalhadores autônomos e freelancers que estão potencialmente interessados ​​em seus produtos e serviços.

Como encontrar seu público-alvo no Instagram? 

Você pode pesquisar seu público por hashtags relevantes no Instagram ou com alguns aplicativos de terceiros. 

Após encontrar os resultados, comece a interagir com esses usuários: curta, siga e comente sobre eles para chamar sua atenção. 

Outra forma de encontrar seu público-alvo é pesquisar o público de seus concorrentes. Se você sabe quem são seus concorrentes, encontre-os no Instagram e veja seus seguidores. 

Otimize a biografia de seu perfil

A biografia de seu perfil é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam sua página do Instagram. É por isso que é importante escrevê-lo com sabedoria. 

Veja algumas dicas para você se lembrar ao criar sua biografia do Instagram: 

  • Não coloque muitas informações em sua biografia; 
  • Apesar de a biografia ser curta, ela deve conter todos os pontos relevantes sobre sua empresa, como os principais serviços que você fornece, seu nome, etc. 
  • Inclua suas informações de contato; 
  • Inclua seu link na biografia. Isso levará tráfego para seu site; 
  • Não coloque muitos emojis, sinais e elementos irrelevantes em sua biografia. No setor B2B, isso parecerá perturbador e pouco profissional, ao contrário das marcas B2C. 
  • Você também pode otimizar sua biografia para Instagram SEO, adicionando hashtags e palavras-chave relevantes.

Publique conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo no Instagram B2B precisa realizar estas tarefas: 

  • Chamar a atenção de seus potenciais clientes e fazer com que eles sigam você (não saiam após visitar seu perfil); 
  • Informar sobre os serviços e produtos da sua empresa;
  • Construir uma comunidade; formar uma imagem positiva e de credibilidade da sua empresa. 

Para tudo isso, você deve valorizar o conteúdo gerado pelo usuário. É basicamente aquilo que o seu seguir posta e te marca, as dúvidas que envia, etc.

O conteúdo gerado pelo usuário é um instrumento de marketing gratuito que pode aumentar sua credibilidade e mostrar a outros clientes que vale a pena gastar dinheiro.  

Por isso, você precisa ouvir o que as pessoas falam sobre você no Instagram, por exemplo, se elas marcam você ou usam hashtags de sua marca em suas publicações. 

Aproveite o marketing de influenciador

Com um conteúdo atraente e uma biografia perfeita, você precisa saber quais ferramentas de marketing usar para aumentar sua página do Instagram e, portanto, as vendas. O marketing de influência é um deles. 

Os influenciadores – sejam macro, nano ou micro influenciadores – são a chave-mestra do Instagram. 

Sendo assim, se você deseja colaborar com influenciadores para aumentar o conhecimento da sua marca, aumentar o Instagram e impulsionar as vendas, você precisa escolher os formadores de opinião certos para a sua marca. 

Ou seja, precisa ser aquele influenciador que tem um público semelhante ao público da sua empresa e que tenha uma comunidade que realmente escuta o que ele diz.

Como aumentar resultados no Instagram B2B

O primeiro passo para pôr em prática uma estratégia B2B para Instagram é utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook. É lá que você vai fazer anúncios mais direcionados e terá mais resultados.

Mas antes de colocar a mão-na-massa, você precisa descobrir qual é o seu objetivo:

  • Efetuar mais vendas;
  • Conquistar mais seguidores; ou
  • Capturar leads.

No geral, estratégias B2C se concentram em CTAs que levam o usuário a uma venda. Já no B2B o foco tende a estar mais na captura de leads.

Além disso, a presença digital de uma marca ajuda a gerar mais exposição e trazer seguidores. 

No entanto, o crescimento orgânico em uma mídia social hoje pode levar muito tempo. Por isso, sua empresa deve contar com uma estratégia B2B para Instagram Ads, pois assim cria um caminho mais assertivo para obter estes resultados.

Além disso, a publicidade convencional tem um valor muito elevado. Por outro lado, as mídias digitais são muito mais eficientes economicamente em sua execução.

Dessa forma, vou te mostrar agora algumas práticas recomendadas para você fazer publicidade no Instagram de maneira correta.

Diferencie o comprador do consumidor

Às vezes, o responsável pela tomada de decisão de compra não é quem efetivamente usa a solução que sua empresa oferece. 

Por isso, segmente seus anúncios de acordo com o seu objetivo. Você quer atingir quem paga? Ou quem vai reconhecer que o seu produto/serviço tem uma solução eficaz?

Invista em marketing de conteúdo visual

Instagram é tudo sobre fotos e vídeos. Então invista em produção de conteúdo que seja tão relevante quanto atraente para garantir a atenção de seu público.

Mensure as métricas certas

Se o objetivo é fazer vendas, por exemplo, avalie o número de cliques no seu website e a taxa de conversão. Pois um alto nível de engajamento pode não significar muito neste contexto.

Faça campanhas de anúncios de teste

Um anúncio do Instagram pode ser mal sucedido em vários lugares: os recursos visuais podem ser desagradáveis, você pode segmentar o público errado ou a legenda pode ser desinteressante. 

Por isso, é importante fazer alguns testes. Pois ao testar a sua campanha, sua empresa pode identificar o que funciona, o que não funciona e ajustar sua campanha de acordo.

O que publicar no Instagram B2B?

O que publicar no Instagram B2B

Você também precisa decidir o que realmente vai postar no Instagram da sua empresa.

É importante você dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo e encontrar oportunidades naquilo que eles não estão fazendo. 

Além disso, observe os influenciadores e marcas não concorrentes que seu público-alvo ideal também segue.

Destaque seus clientes

Sua empresa não é nada sem seus clientes. Portanto, exiba seus clientes de uma maneira que outros seguidores possam criar conexão com a sua marca. 

Promova conteúdo

Você também deve promover suas postagens de blog de alto valor, e-books e estudos de caso. 

A minha sugestão é utilizar postagens em estilo carrossel que ajudam os seguidores a aprender a essência do conteúdo, mesmo que não naveguem até ele.

E para aumentar as visualizações de conteúdo, use links curtos e intuitivos sempre que possível no seu perfil.

Compartilhe anúncios

Você também pode usar o Instagram para compartilhar anúncios que interessem aos seus clientes e seguidores. 

Você pode, por exemplo, compartilhar um anúncio que não é só sobre a empresa, mas sim centrado no cliente.

Dê dicas de produtos

Outra ótima dica de marketing B2B do Instagram é você usar o Instagram para compartilhar dicas rápidas sobre como usar sua plataforma. 

Oferecer conselhos e conteúdo útil

E, por último, você deve sempre procurar oferecer conteúdo que possa:

  • Ensinar o seu público algo que eles querem saber;
  • Resolver um problema;.
  • Inspirar seu público;
  • Manter a sua audiência atualizada sobre os problemas e mudanças que são importantes para eles.

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