O Instagram para afiliados é uma maneira simples de te dizer que em breve a plataforma disponibilizará comissões para criadores que venderem produtos de terceiros no aplicativo.
Você viu aqui no blog, que essa é uma três novas maneiras dos criadores de conteúdo ganharem dinheiro no Instagram.
Mas agora quero te mostrar detalhadamente todas as informações que já temos sobre o Instagram para afiliados.
Como funciona a ferramenta de afiliados no Instagram?
Antes de te explicar como funciona a ferramenta de afiliados no Instagram, preciso deixar claro que essa função começou a ser testada nos Estados Unidos. Ou seja, até a publicação deste artigo, ela ainda não estava disponível no Brasil.
No entanto, é importante você ficar por dentro dessa novidade. Pois, como todos sabem, o que o Instagram testa nos Estados Unidos, posteriormente, é liberado para todo restante do mundo.
Atualmente, como os influenciadores vendem produtos de terceiros no Instagram?
Os criadores e influenciadores marcam os produtos das marcas com as quais trabalham no Instagram e acordam um valor de comissão com a empresa.
No entanto, esse tipo de relação nem sempre dá um bom retorno financeiro para as marcas ou para os influenciadores.
Sendo assim, o Instagram pensou na ferramenta de afiliados dentro da plataforma.
“Nos próximos meses, começaremos a testar uma ferramenta de afiliados nativa que permitirá aos criadores descobrir novos produtos disponíveis na finalização da compra, compartilhá-los com seus seguidores e ganhar comissões pelas compras que eles conduzirem – tudo dentro do aplicativo Instagram”, compartilhou Instagram.
Quanto os criadores podem ganhar com a ferramenta Instagram para afiliados?

Assim como acontece com todos os programas de afiliados, quanto mais você investe, mais você obtém.
Ou seja, quanto mais regularmente o criador de conteúdo promover produtos afiliados em seu perfil, maior será a probabilidade de inspirar vendas com sua comunidade.
Qual é a taxa de comissão para a ferramenta de afiliados do Instagram?
Essa informação ainda não foi divulgada. No entanto, pegando de base o mercado de afiliados, podemos prever que a taxa de comissão pode variar entre 5 a 25% do valor de venda final.
Assim como os programas de marketing de afiliados que já existem no mercado, provavelmente, a comissão só será liberada para o influenciador quando a venda for totalmente fechada.
Isso geralmente leva de 60 a 90 dias, mas pode variar dependendo do parceiro de marca.
Além disso, é importante ressaltar que o Instagram vai cobrar uma taxa de transação de 5% por remessa ou uma taxa fixa de U$ 0,40 para remessas de U$ 8,00 ou menos.
Por onde vai ser o pagamento?
Os criadores só poderão usar a ferramenta de afiliados para produtos disponíveis para compra por meio do Instagram Checkout, a ferramenta de pagamento no aplicativo do Instagram.
Isso quer dizer que os usuários vão poder fazer uma compra sem nunca sair do Instagram. Criando assim um processo simplificado de 2 toques para converter seguidores do Instagram em clientes fiéis.
Como funciona a divulgação no Instagram para afiliados?

Para o usuário saber que está comprando um produto que o criador de conteúdo é afiliado, o Instagram vai exibir um rótulo acima de todas as postagens que contenham links de afiliados.
O Instagram para afiliados vai ser bom para as marcas?
Primeiramente, é importante ressaltar que a ferramenta de afiliados para o Instagram estará disponível apenas para um número limitado de marcas e criadores.
No entanto, segundo o Instagram, a ideia é futuramente expandir a ferramenta para mais usuários.
Mesmo assim, essa oportunidade é vista com uma grande evolução para as empresas dentro do Instagram.
Pois as marcas podem impulsionar as vendas na plataforma com parceria com influenciadores e criadores de conteúdo de uma forma muito mais segura.
Além disso, vai ser uma ótima oportunidade para saber se a parceria está dando retorno financeiro ou não.
O que fazem enquanto a novidade não chega no Brasil?
Você não pode ficar de braços cruzados esperando essa atualização ficar disponível no Brasil.
Sendo assim, vale a pena combinar as ferramentas de comércio eletrônico do Instagram com uma estratégia para direcionar o tráfego para seu próprio domínio.
Além disso, você pode utilizar ferramentas de links para adicionar na sua biografia e conseguir uma comissão assim como no sistema de afiliados. Você pode usar o Linktr.ee, Milkshake, entre tantos outros.
