A legenda do Instagram tem um objetivo muito simples: ajudá-lo a incentivar mais engajamento em sua postagem, incluindo curtidas, comentários e até mesmo gerar conversões para sua oferta e seu site.
Qual é o limite de caracteres para legenda no Instagram?
O limite de caracteres para legenda do Instagram é de 2.200 caracteres.
Mas isso não significa que você tem que utilizar todo o espaço para escrever uma descrição do tamanho de um livro de romance.
Nenhuma legenda do Instagram deve chegar a 2.200 caracteres. Na verdade, suas legendas não devem nem chegar perto de 2.200 caracteres.
Qual o melhor comprimento de descrição no Instagram?

Um estudo feito pela Later e Fohr sobre as legendas do influenciador descobriu que quanto mais você compartilha, melhor sua taxa de engajamento.
Seguindo a análise de Fohr, comece buscando um comprimento de legenda em torno da marca de 70 palavras (421 caracteres).
Mas, por outro lado, há profissionais de marketing que acreditam que a descrição no Instagram deve ser entre 138-150 caracteres.
Já outros profissionais de marketing recomendam limitar-se a 125 caracteres ou menos para evitar o corte da legenda.
Faça testes!
Como você viu, não existe um consenso sobre o tamanho da descrição ideal para o Instagram.
Por isso, o meu conselho é: TESTE!
Passo 1
Sendo assim, para saber se as legendas longas geram mais curtidas e comentários do que as legendas curtas, poste três pares de fotos temáticas em sua conta do Instagram.
Lembre-se que os pares de fotos precisam ter um conteúdo visual semelhante, para você comparar o envolvimento da forma mais justa possível.
Por exemplo: duas fotos do seu cachorro, duas fotos de paisagens e duas selfies. Uma foto de cada par tem que ter uma legenda curta e a outra, uma legenda longa.
Passo 2
Defina também o que é uma legenda curta e o que uma legenda longa pra você. Uma legenda curta pode ser aquela com até 100 caracteres, por exemplo.
Passo 3
Depois programe as postagens para serem publicadas sempre no mesmo horário. Análise o resultado após 24 horas da publicação e pronto! Você já vai saber o que gera mais resultado para o seu perfil do Instagram.
No final das contas, não importa o que aconteça, sempre se certifique de colocar as informações mais importantes em primeiro lugar.
Dessa forma, se sua legenda for truncada para 125 caracteres e os usuários não clicarem em “Ver mais” para ler o resto, eles não perderão os detalhes mais importantes.
Aproveite seu limite de caracteres do Instagram
Agora é hora de considerar como você pode aproveitar ao máximo esses limites. Aqui estão algumas dicas excelentes para maximizar seu pequeno pedaço de imóvel:
- Conte uma história
- Faça uma pergunta
- Convide o leitor a fazer uma ação (curtir, comentar, etc)
- Economize no texto para incluir as hashtags e experimente diferentes hashtags
- Obtenha a imagem perfeita (Instagram é tudo sobre imagens).
- Brinque com diferentes estilos e tons
Lembre-se: este é um investimento a longo prazo, por isso não tenha medo de experimentar coisas novas até obter os resultados que procura.