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Como gerar leads no Instagram: 11 táticas altamente eficazes

Como gerar leads no Instagram 11 táticas altamente eficazes
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A forma correta de gerar leads no Instagram não é apenas publicar todos os dias. 

Primeiro porque seguidores não são a mesma coisa de leads e segundo porque você precisa pensar além do Instagram para conseguir transformar esses leads em clientes. 

Ou seja, primeiro as pessoas virão seguidores, depois leads e depois clientes. 

A inversão dessa lógica é possível?

Com certeza! Muitas pessoas vão seguir a sua marca só após comprar alguma coisa.

Mas virar um lead todos eles vão! Para entender isso, primeiro você precisa saber o que é lead.

O que é lead?

Lead no marketing digital nada mais é do que aquele contato mais direito que você tem da pessoa. Pode ser um e-mail ou um telefone, por exemplo. 

Por isso, os seguidores não são leads. Você não tem uma relação direta com ele. A não ser que ele deseje comprar de você e para isso vai precisar te passar algumas informações mais pessoais.

Sendo assim, se você quer vender mais pelo Instagram um dos seus objetivos deve ser transformar aquele seguidor em lead. Pensando sempre na melhor experiência do usuário e em como fazer ele se engajar mais com a marca. 

11 táticas altamente eficazes para gerar leads no Instagram

11 táticas altamente eficazes para gerar leads no Instagram

Agora que você já entendeu o que é um lead no marketing digital e como esse processo acontece. Vou te mostrar 11 estratégias eficazes para gerar mais leads no Instagram.

Vamos lá?

1) Use anúncios principais do Instagram

A primeira  maneira de conseguir mais leads no Instagram é usar anúncios de leads no Instagram. 

Com os anúncios de leads do Instagram você pode coletar informações de clientes, como, por exemplo, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento e cargos.

É importante ressaltar que para criar anúncios de leads no Instagram, você precisa de uma conta comercial. Ou seja, também precisa de uma página no Facebook. 

Além disso, você pode fazer esses anúncios pelo impulsionar do Instagram, mas recomendo que você use Gerenciador de Anúncios do Facebook. Lá você vai conseguir selecionar “geração de leads” como objetivo de marketing.

2) Crie públicos semelhantes no Gerenciador de Anúncios do Facebook

Ainda falando sobre anúncio, no Gerenciador de Anúncios do Facebook você pode criar um público semelhante ou personalizado. 

Ou seja, o Facebook permite que você direcione os usuários do Instagram que são semelhantes aos seus clientes existentes. Sendo assim, você pode definir sua base da seguinte maneira:

  • Todos que se envolveram com seu perfil do Instagram
  • Só quem visitou seu perfil
  • Apenas aqueles que se envolvem com seu conteúdo ou anúncios
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil da sua empresa
  • Aqueles que salvaram alguma de suas postagens ou anúncios

Dessa forma, os públicos semelhantes te ajudam a gerar leads de alta qualidade ao segmentar usuários com maior probabilidade de se interessar por seus produtos.

3) Leads no Instagram:otimize seu perfil do Instagram

Seu perfil do Instagram, em geral, é o primeiro ponto de contato para usuários que verificam seu perfil pela primeira vez. 

Portanto, deve refletir sua marca com uma foto fácil de ser reconhecer ou logotipo da empresa que os seguidores possam associar à sua marca.

Além da foto do perfil, certifique-se de que sua biografia dê aos usuários um motivo para segui-lo. O ideal é que a biografia seja uma descrição da marca, contendo um link para seu site ou uma página de destino de alta conversão.

4) Tenha uma chamada para ação (CTA)

Você pode incluir botões de ação para sua conta comercial do Instagram. Por exemplo, você pode colocar links mostrando seus detalhes de contato (endereço de e-mail, número de contato, endereço do escritório) em seu perfil do Instagram. Ou seja, isso facilitará para os clientes entrar em contato com você a qualquer momento.

Além disso, com o espaço limitado do link no Instagram, é crucial usar o espaço do link em sua biografia em seu potencial máximo.

Seu link deve apontar os clientes para qualquer objetivo que você deseja alcançar. Isso pode ser assinatura de boletim informativo, vendas de produtos ou uma pesquisa. Lembre-se, você pode alterar seu link com a frequência que desejar.

Aqui estão algumas dicas para otimizar links de biografia do Instagram:

  • Mantenha o link curto e tente usar sua marca nele;
  • Promova o link em suas postagens do Instagram com “Link na biografia”.
  • Adicione uma frase acima do link da biografia chamando o seguidor para acessar o conteúdo.

5) Envolva-se com seu público

Você precisa se envolver com seu público se quiser gerar leads por meio do Instagram. Ou seja, você precisa aumentar o seu engajamento.

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o engajamento é responder a tudo (exceto o spam). 

Sendo assim, se você deseja aumentar o seu público e os leads do Instagram, precisa de um tempo para se aprofundar e criar uma resposta cuidadosa.

Lembre-se que engajar com seu público não significa que suas respostas tenham que ser um parágrafo, ou mesmo várias frases longas. Apenas mostre que você deu alguma atenção ao comentário dele.

Além disso, mantenha suas respostas atraentes e humanas também:

  • Use emojis;
  • Compartilhe imagens relacionadas;
  • Responda com um GIF engraçado (disponível apenas nos Stories);
  • Faça uma pergunta complementar.

Atenção! Você ainda pode interagir se não tiver seu próprio público. Procure marcas semelhantes (sim, seus concorrentes) e se envolva com os seguidores que estão interagindo com eles.

Qualquer coisa que você fizer para que sua marca pareça mais acessível, amigável e envolvente vai ganhar novos seguidores.

6) Leads no Instagram: compartilhe conteúdo valioso de forma consistente

Uma regra geral quando se trata de marketing é agregar valor ao seu público-alvo. Quando você compartilha conteúdo valioso com seu público de forma consistente, sua marca ganha mais credibilidade e confiança.

Ou seja, você precisa criar conteúdo informativo e de alta qualidade que ressoe com seu público-alvo.

Além disso, ao fazer isso, você aumentará o nível de engajamento, aumentará sua contagem de seguidores e ganhará mais leads. 

7) Use o “arrasta para cima” nos stories 

Além da sua biografia, se você tiver mais de 10 mil seguidores, o Instagram permite que você coloque links em todas os stories do Instagram que você postar.

Esse é um ótimo recurso, pois tudo o que seu cliente precisa fazer é deslizar e acessar sua página de destino. 

Além disso, lembre-se: não faça ninguém se arrepender do impulso. Ou seja, uma boa página de destino também é necessária aqui.

Como adicionar um link para as histórias do Instagram:

  1. No feed, deslize para a direita ou toque no ícone de adição ao lado da sua foto de perfil no canto superior esquerdo.
  2. Capture ou envie seu conteúdo.
  3. Clique no ícone de corrente e adicione seu link.

Se o link permanecer online por tempo suficiente, considere adicionar os stories aos seus destaques. Isso aumenta sua visibilidade e dá aos seguidores uma chance de revisitar.

8) Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

 Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário - leads no instagram

Conteúdo gerado pelo usuário é qualquer conteúdo não pago lançado por fãs e é enorme quando se trata de prova social.

As pessoas confiam no que outras pessoas lhes dizem sobre um produto ou marca, mesmo que essas outras pessoas estejam online.

Por isso, o Instagram é uma plataforma perfeita para compartilhar conteúdo gerado pelo usuário para aproveitar as vantagens da prova social e do envolvimento que o conteúdo traz.

9) Leads no Instagram: use o Instagram Live

Quando você passa ao vivo no Instagram, o vídeo aparece em suas histórias do Instagram e os espectadores podem interagir com você em tempo real. Mas, quando acabou, acabou. Não há como voltar para assistir mais tarde.

E assim, o Instagram tem um senso de urgência embutido em  seus vídeos ao vivo.

Seus seguidores receberão uma notificação em seus telefones de que você iniciou um vídeo ao vivo e, se já estiverem no Instagram, poderão ver que você está transmitindo na seção de Stories do Instagram

Além disso, para transformar isso em uma máquina geradora de leads, certifique-se de incluir uma chamada para ação encorajando as pessoas a agirem imediatamente.

10) Colabore com influenciadores

Trabalhar com influenciadores é uma estratégia de geração de leads altamente eficaz em todas as outras plataformas de mídia social. 

Ao desenvolver parcerias com os principais influenciadores em seu nicho, as marcas podem aumentar o reconhecimento, gerar leads e impulsionar as conversões no Instagram.

Sendo assim, para começar, identifique vários influenciadores que você gostaria de servir como embaixadores da marca. Um influenciador ideal comanda um grande número de seguidores sociais em seu setor e pode incorporar o caráter de sua marca.

Fale com eles sobre seus objetivos e descubra como a parceria pode ajudá-lo a trazer mais clientes em potencial.

Além disso, se o influenciador conquistou a credibilidade e a confiança de seus seguidores, eles estarão em uma ótima posição para incentivar outras pessoas a agirem.

11) Crie conteúdo comprável

O Instagram Shopping tem recebido muito interesse. Mais de 130 milhões de contas acessam tags de produtos todos os meses.

Por isso, marcar produtos no Instagram é uma boa maneira de aumentar as vendas. Mesmo que um toque não resulte em uma compra, você pode considerá-lo um lead obtido de um cliente interessado.

Esse tipo de inteligência é inestimável! Você pode usá-la para ver em quais produtos seu público está interessado ou segmentar anúncios para clientes que se engajaram.

Para criar postagens compráveis ​​no Instagram, comece verificando se sua conta está qualificada. 

Você precisará ter um catálogo do Facebook, que pode ser criado usando o Gerenciador de Comércio ou com um parceiro do Facebook. Depois que seu catálogo estiver conectado, você precisa se inscrever no Instagram Shopping. A partir daí, você pode começar a adicionar tags de produto às suas postagens e histórias.

Além disso, com o Instagram Insights, você pode rastrear visualizações de produtos (o número total de vezes que as pessoas clicam em uma tag) e cliques em botões de produtos (o número total de vezes que as pessoas clicaram em comprar na página do produto).

Postagens compráveis ​​também têm uma chance de aparecer no feed Explorer, que mais de 200 milhões de contas visitam todos os dias.