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Como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que funciona

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Atualmente, quem não usa o marketing de conteúdo, provavelmente está fadado à falência. 

Isso porque essa área do marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de diversos setores.

Você, provavelmente, já deve ter lido em algum lugar que o conteúdo é vital para o seu sucesso no mercado.

Dessa forma, não precisa ficar se perguntando se vale a pena o investimento.

Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando no marketing de conteúdo.

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia extremamente eficaz para quem deseja elevar o nível de consciência do público e convertê-los em clientes. 

Essa técnica é um dos principais pilares do Marketing Digital.

Pois, os consumidores estão sempre em busca de informações ricas e relevantes, por meio dos canais que eles mais usam.

Para isso neste artigo vou te falar:

  • O que é marketing de conteúdo
  • Quais as vantagens dessa estratégia
  • Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo que funciona

Já está com papel e caneta para anotar? Então, vamos lá!

O que é Marketing de Conteúdo? 

Atrair, envolver e gerar valor. 

Nisso é o que se baseia o Marketing de conteúdo. 

Logo, essa é a primeira coisa que eu vou te explicar nesse artigo para deixar ainda mais claro na sua mente.

O marketing de conteúdo é a produção de informações e materiais relevantes e valiosos para a persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal. 

Todos os esforços dessa estratégia visam levá-la a realizar uma ação, além de atrair e engajar o público. 

Muitos profissionais ainda têm dificuldade em parar de falar de seus produtos e focar no desejo do público, que é um conteúdo realmente útil para ele.

Quando uma pessoa ou empresa investe nessa estratégia, elas impactam as pessoas de maneira positiva, gerando autoridade e mais oportunidades de negócios e conversões em vendas.

E a parte mais legal é que a produção desse conteúdo é diversificada.

Sendo assim, você pode produzir o conteúdo em diversos formatos, tais como:

Além disso, os meios de divulgação do material produzido também são muitos. 

Você pode divulgá-los por meio de diversos canais, como sites, blogs e também nas redes sociais. 

Com isso, ao adotar as ações nas mídias, você conseguirá:

  • Divulgar sua marca;
  • Engajar a audiência;
  • Gerar leads;
  • Aumentar as oportunidades;
  • Reduzir custos de aquisição de clientes.

E por conta disso, você precisa começar a praticar o marketing de conteúdo dentro do seu negócio.

Como muitas empresas só querem vender na internet, utilizar o Marketing de Conteúdo pode te fazer sair na frente da concorrência e se destacar, pode ser o seu grande diferencial.

Vantagens de usar Marketing de Conteúdo na sua empresa

Primeiramente, entenda que uma boa estratégia de marketing de conteúdo não é focada apenas em vender o produto. 

Ela traz benefícios para quem está consumindo ele, como a solução de um problema, dúvida ou ensinar algo novo.

Já são mais de 73%, a porcentagem de empresas brasileiras que adotam essa metodologia de Marketing de Conteúdo.

Isso aconteceu como resultado do surgimento da internet. 

Depois disso, as pessoas passaram a ter mais autonomia para buscar pelo conteúdo que deseja consumir e responder a ele. 

Assim sendo, muitas oportunidades surgiram para produzir o conteúdo que seu público-alvo quer consumir e atrair ele para sua opção também aumentou.

Outra coisa importante é que no Marketing de Conteúdo, a venda é uma pequena parte de todo um processo que é realizado.

Como os números mostram, a maioria absoluta das empresas do Brasil já viu os benefícios dessa metodologia.

Pois as empresas que a utilizam perceberam a visão positiva que o público tem sobre a sua marca. 

Além disso, as chances de criar um relacionamento com o seu potencial cliente através do conteúdo, e fazer com que ele sinta que te conhece se tornam muito maiores.

Mas se você ainda não está convencido, deixa eu te mostrar por que essas empresas estão apostando nisso.

1. Flexibilidade

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é a flexibilidade da estratégia. 

Por que você acha isso Adriano? 

Simples! Olha quantos conteúdos você pode produzir:

  • E-books
  • Vídeos
  • BlogPosts
  • Imagens nas redes sociais
  • Infográficos
  • Podcasts

Você pode usar um, dois, três ou mais tipos de conteúdos. Isso dependerá do que a sua empresa precisa para alcançar seus objetivos.

O que você precisa focar é em entender quais formatos de conteúdo são mais valorizados pelo seu público e criar conteúdo otimizado, é claro.

2. Reconhecimento de marca

Outra vantagem de usar o Marketing de Conteúdo é que você aumenta e muito o reconhecimento da sua marca.

Ao produzir conteúdo de qualidade, as pessoas passam a enxergar você como referência na área.

As pessoas gostam de fazer negócios com quem elas conhecem, pois mantêm um sentimento de confiança. 

Quando você tem autoridade no assunto e as pessoas reconhecem isso, é só uma questão de tempo e dinheiro para elas adquirirem seu produto.

Um cliente que consome informações assiduamente de seus canais, no caso de enfrentar alguma situação que exija uma compra, sempre optará pela sua marca, pois já se sente à vontade com a sua empresa e já foi orientado por seus conteúdos.

Além disso, quanto mais relevante for esse conteúdo, mais compartilhamentos ele conquista, atraindo cada vez mais admiradores para a sua marca.

3. Tráfego

Esse é um dos principais benefícios do marketing de conteúdo.

Pois, produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google.

Um conteúdo bem estruturado, voltado ao seu segmento de mercado tem o poder de gerar até 7,8 vezes mais visitas no seu site ou nas redes sociais tornando sua marca ainda mais conhecida.

Sendo assim, quanto melhor uma estratégia de marketing de conteúdo atender às necessidades e à intenção de busca do consumidor, maiores as chances de gerar tráfego para as redes de contato da sua empresa.

E aí, você já testou esta estratégia no seu negócio?

4. Conversão de clientes

Talvez você esteja se perguntando como que entregar conteúdo vai te trazer mais vendas. 

O  Content Marketing Institute afirma que é possível gerar seis vezes mais conversões com produção de conteúdo para web.

Como a estratégia de marketing de conteúdo se baseia no entendimento do perfil do consumidor e do caminho que percorre durante o processo de compra, ajuda a guiar os leads até a tomada de decisão.

Isso porque usando essa metodologia, a visibilidade e a credibilidade da sua marca aumentam. 

Logo, as pessoas passam a se identificar com sua empresa e é natural que ela se sobressaia aos demais concorrentes, gerando as conversões, isto é, mais vendas!

5. Autoridade

Como eu disse anteriormente, a produção e publicação de novos conteúdos e informações gera um melhor posicionamento na internet e constrói autoridade. 

Dessa maneira, é muito importante mostrar conhecimentos profundos sobre o seu nicho de atuação, e isso pode ser feito com o Marketing de Conteúdo.

Para isso, lembre-se de sempre focar na criação de conteúdo de qualidade e relevância e que geram interesse e engajamento no público. 

Neste ponto, a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade. 

6. Economia no Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes, ou comumente chamado de CAC é uma métrica de análise de custos. 

Ela aponta o valor que você investe nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente.

Todas essas vantagens que eu te mostrei resultam em um único objetivo final (o objetivo de toda empresa): aumentar as vendas e reduzir o CAC.

Com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, sua empresa conseguirá reduzir o CAC fornecendo materiais que acabam com as dúvidas dos clientes na hora da compra. 

Além disso, o processo de vendas diminui drasticamente porque você pode aproveitar o conteúdo produzido para treinar seu time de vendas.

Contudo, o resultado dessa capacidade que o marketing de conteúdo tem de gerar valor ao longo do tempo pode levar sua empresa a economizar até 60% do seu orçamento de marketing.

Assim sendo, você terá mais espaço para variar as estratégias e encontrar novas formas de captar clientes com custos mais atrativos.

Como montar uma estratégia de Marketing de conteúdo que funciona

Ter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é muito importante, pois pense comigo…

Imagine que uma pessoa esteja vendendo extintores na fila de um ônibus. É muito provável que ninguém irá se interessar pelo seu produto. 

Agora, se esse vendedor anuncia que está vendendo extintores num prédio que está pegando fogo, todos vão querer comprar um extintor.

Sendo assim, o seu objetivo no marketing deve ser o de manter contato com seus clientes nesses momentos em que eles estão procurando extintores, oferecendo exatamente o que eles precisam, exatamente no momento em que mais precisam.

Nesse caso, estamos usando o Marketing de Conteúdo para fazer isso.

Dessa forma, separei as principais dicas de como montar uma estratégia de Marketing de conteúdo que funciona.

Marketing de Conteúdo: Definição de objetivo e KPIs

Para quem não sabe pra onde vai qualquer caminho serve. 

Por isso, tenha um objetivo claro. Isso vai te ajudar a perceber quais métricas devem ser acompanhadas e quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados. 

Sendo assim, defina qual é o objetivo da sua empresa com essa estratégia. 

É educar o mercado? Diminuir o custo por venda? Aumentar o engajamento com a marca?

Analise quais resultados você precisa atingir no momento atual do seu negócio e qual objetivo te ajudará a chegar lá mais rápido.

Depois disso, o próximo passo no planejamento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é definir seus KPIs, ou seja, os indicadores-chave de performance.

Os KPIs são as métricas que determinam o sucesso de sua estratégia.

Afinal, se você tem os KPIs, sabe exatamente o que está funcionando e o que não está te ajudando a alcançar seus objetivos.

No entanto, é importante dizer que o KPI depende do objetivo da sua empresa. O que é importante medir para uma, pode não ser para outra.

Definição de Personas

Essa etapa é um pilar do Marketing de Conteúdo e não pode ser negligenciada de forma alguma. 

Isso porque essa fase trará as principais informações sobre a pessoa certa, isto é, aquela que realmente tem perfil para se tornar cliente.

Sendo assim, defina quem é ou quem são as suas personas. 

Se você quer saber como definir isso da maneira certa, clique aqui

Marketing de Conteúdo: Funil de Vendas

O funil de venda ilustra muito bem o processo de vendas. Ele mostra todas ações desde o primeiro contato com o seu público até o momento em que a venda é realizada. 

E como um funil da vida real, ele vai filtrando a matéria que chegue no fim do funil com a matéria suficiente e necessária para o processo. 

Ou seja, em outras palavras seria como dizer que o  funil de vendas demonstra que, das muitas pessoas que chegam a você, apenas uma parcela passará por todo o processo e chegará de fato a se tornar cliente. 

Temos um artigo sobre isso aqui no blog. Para acessá-lo, clique aqui.

Produção de conteúdo

A produção é onde a estratégia de Marketing de Conteúdo toma forma.

Você precisará de muito investimento. Não só de dinheiro, mas também de tempo, dedicação e trabalho. 

Criar conteúdo de valor, que atinja seu público não é uma tarefa fácil. Porém, se você tiver em mente alguns fatores isso será menos trabalhoso.

Considere alguns elementos:

  • Escolha de palavras-chave
  • Tamanho e formato do conteúdo
  • Escaneabilidade
  • Revisão
  • Otimização para os motores de busca (SEO)

Marketing de Conteúdo: divulgação de Conteúdo

Chegamos na parte final: a divulgação do seu conteúdo. 

Desse modo, saiba que ainda que o Google seja um buscador eficiente, existem outras formas para que seu conteúdo seja encontrado.

Por isso, separei alguns canais de divulgação que são interessantes para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo.

Veja:

  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok)
  • Youtube
  • Email Marketing
  • Blog

Conclusão

Neste artigo, você pode aprender diversas coisas sobre o Marketing de Conteúdo. 

Primeiro, eu te mostrei o que é essa estratégia e como você pode aplicá-la no seu negócio. Depois, te mostrei os benefícios de utilizá-la. 

Em seguida, te mostrei como você pode montar uma estratégia que funciona para o seu negócio. 

Saiba que é crucial investir em boas estratégias, como o Marketing de Conteúdo, para aumentar os níveis de consciência do seu público e convertê-los em clientes.

Dessa forma, as pessoas irão considerar que o seu negócio é uma solução para os problemas e necessidades delas.

Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário.