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Marketing para Instagram de Nutricionista: como criar posts e atrair clientes?

Marketing para Instagram de Nutricionista
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Ter um plano de marketing para Instagram de nutricionista é uma das melhores formas de conseguir pacientes e eu vou te mostrar por quê.

Sem dúvidas a busca por uma vida mais saudável aumentou bastante nos últimos tempos.

Isso é resultado das mudanças de comportamento do consumidor que agora ouve muito sobre alimentos orgânicos, veganos, sem glúten, sem lactose, 0% carbo e etc. 

Claro que isso é uma maré muito boa para os nutricionistas.

Pois, à medida que os consumidores ficam mais conscientes sobre os benefícios da alimentação para a saúde, os profissionais do setor conquistam mais espaço, visibilidade e credibilidade para atuar.

Dessa forma, por que não unir esse momento de alta no mercado da nutrição com uma das melhores estratégias do Marketing Digital

É! 

O marketing para Instagram de nutricionista pode alavancar as suas consultas e trazer ótimos resultados para o seu negócio. 

Com um plano bem elaborado você pode fortalecer o posicionamento da marca, conquistando reconhecimento no mercado. 

Isso  para quem já desenvolve ações de marketing.

Agora, se você está começando agora, é fundamental ter uma estratégia de marketing para ganhar visibilidade e conquistar espaço no concorrido mundo digital.

Por isso, eu separei excelentes dicas para te ajudar a montar um bom plano de marketing para Instagram de nutricionista. 

Vamos lá? 

Não comece sem consultar o código de ética do conselho

Se você é nutricionista deve saber que a sua profissão segue rigorosamente um código de ética e conduta, não é mesmo?

Sendo assim, é muito importante que, antes de aplicar as dicas, você conheça o código de ética aplicado aos nutricionistas.

Esse código fala não só sobre temas relacionados ao atendimento aos pacientes e saúde dos indivíduos, mas também discorre sobre as práticas de marketing no nutricionismo.

Além disso, é fundamental que você leia e compreenda cada artigo do código de ética e conduta do Nutricionista, pois ele possui informações extremamente importantes para sua estratégia de marketing para Instagram de nutricionista.

Desse modo, você evita penalizações ou desagrado dos usuários durante sua comunicação.

Confira algumas regras importantes presentes no código:

  • Ao compartilhar informação pelos meios de comunicação, o nutricionista deve ter embasamento técnico-científico e ter como objetivo promover a saúde e educação alimentar e nutricional (Artigo 55);
  • É proibido usar o marketing e publicidade para autopromoção ou o sensacionalismo (Artigo 56);
  • O nutricionista não pode divulgar imagem corporal de si ou terceiros, atribuindo os resultados a determinados produtos, equipamentos e técnicas (Artigo 58);
  • Quando houver conflito de interesses, é vedado ao nutricionista receber patrocínios ou vantagens financeiras de empresas ou indústrias relacionadas à área de alimentação e nutrição (Artigo 64).

Talvez, algumas informações pareçam óbvias, mas, ainda assim, é crucial que você leia o código de ética e saiba detalhadamente o que pode e o que não pode ser feito em sua estratégia de marketing para Instagram de nutricionista.

Estude o mercado e defina os seus objetivos

Depois de conhecer o código de ética. Chegou a hora de estudar o mercado. 

Isso porque conhecê-lo irá te ajudar na execução da estratégia e também a estabelecer quais objetivos de marca você quer atingir.

Para isso, você precisa realizar uma boa pesquisa de mercado para a sua estratégia de marketing para Instagram de nutricionista . 

Como resultado, você vai entrar mais à fundo no seu nicho. Quer dizer que você vai estudar o tipo de consumidor que costuma procurar pelo serviço e as quais características singulares do seu segmento como:

  • sazonalidade;
  • concorrência;
  • hábitos de consumo;
  • tamanho do nicho.

Depois de fazer essa pesquisa profunda do mercado, você estará mais embasado para definir um objetivo de marketing. 

Esse objetivo será o direcionador de toda a estratégia.

Lembre-se que ele precisa estar adequado às metas SMART, isto é, precisa ser específico, mensurável, alcançável e delimitado por tempo, para que seja realmente assertivo e você possa alcançá-lo com mais facilidade.

Além disso, todos os seus objetivos devem ser viáveis, ou seja, possíveis!

Mas Adriano, como vou saber se é possível alcançar o meu objetivo?

É simples! Tenha como base o estudo feito do mercado e a escolha boas métricas que serão acompanhadas para atingi-los.

Entenda o perfil e conheça as dores do seu público

Outra prática que não pode faltar em sua estratégia é saber qual público os nutricionistas costumam atender com maior frequência.

Se você trabalha nessa área há um tempo, se já atende pessoas em um consultório, provavelmente já tem uma boa base de clientes.

Dessa forma, vamos usar essa base para nortear a pesquisa de público. 

A base possui alguns dados valiosos para a nossa estratégia de marketing para Instagram de nutricionista como:

  • idade média das pessoas que agendam uma consulta
  • período de maior consultas marcadas
  • solicitações mais recorrentes

E caso você ainda não tenha clientes para mapear essa pesquisa, você também pode utilizar dados dos seus concorrentes e dos seus seguidores nas redes sociais para incrementar essa análise.

Além disso, nesse momento é fundamental que você crie uma persona para a estratégia de marketing para Instagram de nutricionista . 

E lembre-se: pode haver mais de um público no ramo da nutrição. Afinal, cada cliente procura por você para atingir um objetivo diferente.

Assim sendo, é importante saber como tratar cada um desses públicos, porque todos eles vivem momentos diferentes e possuem objetivos diferentes para a saúde.

Posicione-se e marque presença nas redes sociais

As redes sociais são os melhores canais do momento para aumentar alcance, visibilidade, engajamento e, por consequência, alcançar seus objetivos de marketing.

Dessa forma, elaborar uma estratégia de marketing nas redes sociais é essencial para a área de nutricionismo, em que a maioria do público está sempre procurando por dicas de alimentação e dietas.

Para isso, você deve garantir que possui uma boa gestão de redes sociais.

Assim, é preciso ter atenção em alguns detalhes como:

As redes sociais são locais repletos de publicações, portanto, tenha um diferencial para se destacar.

Todos sabemos que o Instagram é uma rede que cresceu muito nos últimos anos e conta com usuários de todos os tipos e características.

No mundo dos nutricionistas, essa rede é bastante usada para divulgar dicas e atrair pessoas em busca de uma vida mais saudável e dietas balanceadas.

Marketing para Instagram de Nutricionista: Como criar posts e atrair clientes? 


Como criar posts e atrair clientes? 

Depois de ter aprendido algumas estratégias essenciais para o plano de marketing para o seu Instagram de nutricionista, venha conferir dicas práticas de como criar posts e, assim, atrair visitantes  e conquistar clientes

Diversifique os assuntos

Deixa eu te contar um segredo dos usuários do Instagram. 

Eles se amarram em publicações fitness e publicações de comida. É verdade! Elas estão entre as publicações de maior sucesso e engajamento do Instagram.

Diante disso, vale a pena aproveitar esse gancho e publicar conteúdo sobre esses temas, não é mesmo?

Mas, é óbvio que não basta publicar por publicar. 

Estou sempre dizendo aqui no Blog que seus posts devem fazer sentido para seu público. Ou seja, devem agregar valor e também serem criativos. 

Veja a lógica!

Se você postar a foto de uma lasanha dizendo que esse tipo de alimento é pouco nutritivo e gorduroso vai acrescentar alguma coisa na vida do seu público? 

Acredito que não! 

Da mesma forma que se publicar frequentemente sobre alimentação low carb, caso o foco de seu trabalho seja ganho de massa magra, por exemplo. 

Utilize fotos de qualidade

O público da Era Digital é bastante visual. 

Por isso, se você parar para perceber, os posts para Instagram que mais geram interação e conquistam likes são aqueles que apresentam bom conteúdo e imagens de alta resolução. 

Portanto, pode ser que o seu texto e abordagem sejam incríveis, mas se as suas publicações não apresentarem boas imagens, provavelmente elas passarão batido, e isso seria muito ruim certo?

Sendo assim, aposte em fotos de qualidade. 

Você pode tanto optar por bancos de imagens gratuitos, como fazer suas fotos em um estúdio ou contratar um profissional para produzi-las em seu consultório. 

Tudo depende do seu orçamento e do objetivo da sua estratégia de marketing para Instagram de nutricionista . 

Aposte nos stories

Os stories do Instagram são hoje ótimos recursos para estimular a interação de visitantes e clientes.

Neles, você pode publicar vídeos e fotos que duram até 24 horas. 

Aqui, você pode mostrar um pouco de cada coisa do seu negócio, por exemplo:

  • O seu consultório
  • Sua rotina profissional e pessoal
  • Contar novidades de seu setor 
  • Aplicar enquetes

O legal do stories é que por ser informal, ele mostra que sua marca é humana. 

Além disso, não exige muito investimento e você pode gravar em poucos segundos, ou gravar vários em um único dia, e ainda mais, agora você também pode salvar em rascunho.

Faça post carrossel 

Posts carrossel são profundos em conteúdo. 

Isso porque essa funcionalidade do Instagram permite que você insira vídeos e até dez imagens em único post. 

Conforme alguns estudos, esse tipo de postagem gera uma média maior de comentários e também conquista um bom número de interações. 

Através desse formato, você pode:

  • Apresentar seu trabalho
  • Falar sobre um produto
  • Compartilhar uma história
  • Dar dicas de passo a passo 
  • E muito mais

Use hashtags, mas não abuse

As hashtags corretas podem trazer bons visitantes e serem bastante funcionais para o marketing para Instagram de nutricionista. 

Mas, assim como na nutrição, o equilíbrio é tudo! Portanto, não abuse!

Elas têm que se relacionar com o assunto e sua quantidade não deve ser exagerada. 

Além disso, seja criativo, isto é, use hashtags comuns para ser encontrado por mecanismos de pesquisa, mas também tente criar uma que represente o seu negócio e a utilize para dar personalidade a ele.