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Como fazer o planejamento de conteúdo para o Instagram para 1 semana

Como fazer o planejamento de conteúdo para o Instagram
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Será que é possível ter um planejamento de conteúdo para o Instagram para postar todos os dias, sem pirar?

Sim, isso é totalmente possível. 

No entanto, no início, vai te exigir dedicação nessas etapas que, apesar de parecer simples, é preciso reservar tempo para elas.

O maior conselho que te dou é: fragmente, faça por etapas, mas faça todas de uma vez. Faça um planejamento de conteúdo para o Instagram.

Por isso, neste artigo eu vou te mostrar como você pode planejar isso e ao invés de sofrer criando um post por vez no dia de postar, reservar um dia só para pesquisa, outro só para os textos e mais um para o design.

Isso se chama otimização de tempo e, na produção de conteúdo, é inevitável ter!

Está pronto para aprender como fazer isso? 

Caneta e papel na mão, vamos lá!

A importância do planejamento de conteúdo para Instagram

Ter uma estratégia de conteúdo para o seu Instagram é o que faz a diferença entre contas do Instagram que se convertem em vendas versus contas que só trazem um punhado de curtidas.

Com quase todas as marcas usando o Instagram, a concorrência é acirrada.

De acordo com o Relatório do Instagram 2018 da Mention, 98% das marcas de moda e 100% das marcas de automóveis já estão no Instagram.

Sendo assim, a única maneira de romper e avançar é criar um plano de conteúdo de sucesso para o Instagram.

Além disso, se você quiser criar um planejamento de conteúdo do Instagram que realmente seguirá, você precisa ter foco e ser consistente.

Para isso é necessário dividir esse trabalho em etapas, principalmente, se está no início e é você quem faz tudo.

Desde o conteúdo até a criação do design e agendamento das publicações.

Conforme isso, vejamos como você pode otimizar seu tempo e fazer um planejamento estratégico.

Planejando o conteúdo do Instagram para uma semana inteira

Segunda

Segunda é o dia da sua pesquisa!

Reserve a segunda para estudar e buscar referências em livros, blogs, sites…

Dessa forma, anote tudo numa planilha ou no seu bloco de notas.

Uma boa pesquisa exige que você se debruce sobre o conteúdo, se interesse, vá fundo e além. 

Só assim, você realmente saberá do que você está falando antes de falar. Não basta só garimpar informações para depois transferi-las para o seu texto. 

Não é copia e cola. CTRL + C e CTRL + V!

Não tenha medo de procurar artigos científicos, estudos de caso, gráficos. Mas lembre-se de que ao colocar as informações no post, seu público precisa compreender. 

Assim sendo, você quem deverá explicar e tornar a linguagem acessível.

Desse modo, seu conteúdo será muito mais dinâmico, terá mais autoridade, falará diretamente com seu público e alcançará o objetivo desejado podendo ser conversão em vendas, geração de leads ou aumento de alcance. 

Terça

Reserve uma parte do seu dia para criar rascunhos de ideias com base nas referências salvas.

Como eu disse anteriormente, sua postagem não é um copia e cola. 

Toda a sua pesquisa serve como inspiração, referência. Contudo, você não deve fazer exatamente como está em sua pesquisa, pois isso não tem diferencial e ainda tira sua autoridade. 

Dessa maneira, adapte ao seu estilo, acrescente mais ideias, retire outras, mude o formato, as cores e adicione os seus próprios jargões.

Na terça-feira, você vai criar os rascunhos dos posts. Rascunhos podem ser alterados.

Então, nada de desespero, sente-se e faça isso com calma.

Quarta

Selecione as melhores ideias que você teve ontem e crie a capa delas ou o título.

Aqui você terá a junção do design e do conteúdo. Mas não completamente. 

Separe as headlines que você pensou para o post e crie a capa dele. 

Lembre-se que o título é um fator extremamente importante para todo o engajamento e impulsionamento da publicação. Afinal, ele quem chamará a atenção da sua persona.

Seja estratégico!

Além disso, não se esqueça de utilizar as cores da sua marca em suas capas.

Quinta

Na quinta, você irá pegar os rascunhos que fez na terça e vai organizá-los e fazer últimos ajustes.

Sendo assim, escreva seus posts. Se for um carrossel, escreva a tela de cada um e, em seguida, escreva as legendas.

Não esqueça de colocar as hashtags que irá utilizar, bem como outros recursos que farão parte da publicação.

Sexta

Na quarta, você somente fez as capas dos seus posts. Dessa forma, ficou faltando o restante da postagem. 

Então, na sexta é hora de completar o design das suas postagens. 

Sábado

Por fim, depois de todo o conteúdo já criado, use o sábado para programar a semana e ative um alarme no seu celular para não esquecer os dias de postar. 

Para quem deseja otimizar ainda mais o tempo, pode usar plataformas de agendamento como o Business Suite, Mlabs, Later, entre outros.

Conclusão

Com um pouco de preparação, você pode criar um planejamento de conteúdo do Instagram que permite criar postagens para a semana toda sem enlouquecer. 

Além disso, te permite aprimorar a imagem da sua marca, construir uma comunidade engajada e alcançar objetivos mais ambiciosos.

Conta aí pra mim, quantas vezes você posta na semana?