O WhatsApp está lançando uma nova funcionalidade para identificar grupos suspeitos através de avisos no aplicativo.
De acordo com a Meta, assim que um usuário ingressar em um grupo, ele receberá uma notificação contendo diversos dados, como a data de criação do grupo, o nome do criador e quem o adicionou à conversa. Esse recurso visa aumentar a segurança dos usuários na plataforma de mensagens.
Além disso, o novo recurso incluirá um botão que facilita a saída de grupos. Portanto, se um usuário identificar um grupo suspeito ao qual foi adicionado sem sua permissão, ele poderá facilmente remover seu número do chat. Segundo a Meta, essa funcionalidade ajudará na identificação de golpes e spam.
Atualmente, muitos usuários reclamam de serem constantemente adicionados ao “Jogo do Tigrinho”, afetando tanto o WhatsApp quanto o Instagram.
Com essa novidade, os usuários terão uma barreira adicional de proteção. A Meta também está investindo em novos recursos, como a geração de imagens por IA e a tradução de conversas com o Galaxy AI. Recentemente, o WhatsApp adicionou suporte para chamadas de vídeo com até 32 participantes.
Maior Segurança nos Grupos do WhatsApp
De acordo com a Meta, os grupos de spam e golpes frequentemente oferecem maneiras rápidas de ganhar dinheiro, seja por meio de criptomoedas ou transações via PIX. A empresa alerta os usuários sobre os riscos de realizar transações com desconhecidos ou clicar em links suspeitos.
Grupos criminosos também utilizam táticas como ofertas de emprego e aluguel de carros para enganar usuários, desaparecendo após a conclusão das transações. Para evitar ser adicionado a grupos suspeitos, os usuários podem limitar quem pode adicioná-los acessando:
- Configurações
- Selecionando Privacidade
- Rolando até Grupos
- Escolhendo a opção “Apenas Meus Contatos”

Com essa atualização, a Meta espera oferecer maior segurança aos usuários do WhatsApp ao participarem de grupos na plataforma. No entanto, é importante permanecer vigilante, pois criminosos continuam a encontrar novas formas de burlar o sistema.