5 dicas para aplicar o Marketing de Influenciador em seu negócio

5 dicas para aplicar o Marketing de Influenciador em seu negócio

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Marketing de Influenciador

Isso porque com tantas mídias sociais, plataformas de vídeos, blogs e diversas outras maneiras de produzir conteúdo, aqueles usuários que têm milhares de seguidores exercem grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que os seguem.

Sendo assim, diversas empresas e marcas começaram a investir em parcerias (pagas ou não) com essas pessoas influentes para distribuir informações a favor de suas marcas através do Marketing de Influenciador.

O que é Marketing de Influenciador?

Marketing de Influenciador ou Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital que envolve criadores de conteúdo que possuem uma enorme influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

A finalidade de fazer parcerias com esses criadores de conteúdo, chamados de influencers, é gerar uma ligação, uma ponte, um caminho entre sua marca e o público influenciado por eles. 

Dessa forma, há um impacto positivo na sua estratégia de marketing digital.

Quando o público já tem uma confiança, alguma identificação com alguém, ele se sente mais próximo, mais amigo. 

Assim sendo, adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando você decide trabalhar com um influenciador.

A empresa vê a identificação do público com o influenciador e assim encontra uma  circunstância oportuna para estabelecer parcerias com eles.

Geralmente, as parcerias servem para que os influencers utilizem, apresentem e divulguem os produtos e serviços das empresas e marcas.

Quem são os “Influencers”?

Você vai encontrar  diferentes tipos de influencers. Isso porque existem diversos segmentos para se falar nas redes sociais:

  • moda, 
  • empreendedorismo, 
  • estética, 
  • humor, 
  • educação, 
  • entre outros.

Os Influencers ou influenciadores digitais são pessoas que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

Isso tudo acontece nas redes sociais.

Deixa eu te dar um exemplo:

Evelyn Regly é uma influencer digital que há muito tempo está presente em redes como Instagram e Youtube. 

Com mais de 6 milhões de seguidores, a influencer trabalha com diversos assuntos: moda, maquiagem, alimentação e após sua gravidez também passou a falar sobre maternidade. 

Tanto no Instagram como no Youtube, ela é altamente acompanhada por uma comunidade de seguidores engajadíssimos. Isso porque sua linguagem natural e engraçada leva a identificação em massa do povo brasileiro.

Pensando nisso, quando as empresas querem aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público, oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores que tem a ver com o seu nicho.

Vantagens de investir em Marketing de Influenciador

Quando você usa o Marketing de Influenciador na sua estratégia digital está utilizando uma voz que é admirada e tem a confiança necessária para influenciar na jornada de compra do consumidor.

Os resultados desse investimento?São bastante positivos, pois as empresas podem segmentar ações e escolher que tipo de público quer atingir.

Além disso, podem escolher os melhores influenciadores que possuem o perfil próximo ao da empresa.

Veja outros motivos para investir na estratégia de Marketing de Influenciador:

É mais acessível 

Você não precisa ter um grande orçamento financeiro ou ter vínculos com agências de publicidade.

Basta apenas que você entre em contato com os influenciadores através das suas redes sociais no direct do Instagram, por exemplo.

Ou ainda em algum ponto de contato, como um e-mail deixado no perfil do influencer. 

Além disso, assim como existem diferentes nichos para se trabalhar com influenciadores, também existem diversas formas de negociação. 

Sendo assim, você só precisa procurar aquela que se adequa melhor ao seu orçamento.

Sua parceria pode ser baseada em trocas ou uma parceria paga.

Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, entenda onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Busca Orgânica x Marketing de Influenciador

Todos nós sabemos que a entrega orgânica do Instagram não é mais como antes.

Dessa forma, o marketing de influenciadores é visto por profissionais como um canal de mais rápido crescimento e maior rentabilidade.

Uma  pesquisa realizada pela Tomoson mostrou que 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como a forma mais rápida de aumentar a clientela.

Maior credibilidade e confiança

Grande parte das vezes que precisamos comprar um produto, buscamos informações sobre ele para saber se é um produto de qualidade, se realmente funciona. 

Ou seja, buscamos opiniões e experiências de pessoas que já tiveram contato com aquele produto ou serviço.

Isso acontece porque quando alguém próximo a nós diz algo sobre uma marca, sobre um produto, a tendência é que nós confiemos mais naquela informação.

Essa proximidade que os seguidores têm com seus influenciadores geram maior credibilidade e confiança a respeito das informações sobre determinadas marcas e produtos.

Desse jeito, é mais provável que alguém escolha comprar um produto ou serviço indicado por um influencer. 

Além disso, não podemos esquecer o famoso marketing boca a boca. 

Pois, o consumidor acaba promovendo a marca para sua rede de contatos, ainda que em menor escala.

Alcança o público certo

Uma das melhores vantagens do Marketing de Influenciadores é a segmentação do público.

Se você encontra um influenciador que possui um público que tem grande interesse no seu nicho é muito mais fácil que esses seguidores conheçam e interajam organicamente com a sua marca.

O legal dos influenciadores é que eles já te dão um mapeamento dos grupos de pessoas que podem ser potenciais clientes.

Mas para que a estratégia seja efetiva, você precisa realizar uma análise da aderência dessa audiência com o público-alvo do seu negócio. 

Geralmente os influenciadores costumam apresentar dados e informações sobre o perfil dos seus seguidores.

Isso vai te dar um direcionamento melhor das ações que você deve tomar para atingir os objetivos que deseja.

Enriquece a estratégia de conteúdo 

Outra vantagem do marketing de influenciadores é a riqueza da estratégia de conteúdo. 

Quando um influencer começa a divulgar a sua marca, isso gera um material que pode ser replicado no perfil ou conta da empresa. 

Dessa forma, você tem mais conteúdo para inserir no calendário editorial e planejamento de mídia social da empresa.

Contudo, é importante deixar claro que o influenciador que deve criar o conteúdo da sua parceria. 

Pois a abordagem seguirá autêntica, original e de acordo com a linha que o influencer utiliza para se comunicar com os seus seguidores.

O influencer deve gerar conteúdo para conseguir mais alcance e novos canais de contato com o público-alvo da empresa.

Constrói parcerias de resultados

Já ouviu falar no ganha-ganha? 

Nessa relação ninguém perde, todos ganham. É o que se pode dizer, por exemplo, da relação ideal entre uma empresa e o influenciador.

Assim sendo, os resultados de uma parceria bem definida são benéficos para todos os envolvidos, isto é, a marca, o produtor de conteúdo e principalmente o cliente. 

Possibilita diferentes formatos

Geralmente as parcerias acontecem de 3 formas:

  1. publipost
  2. parcerias 
  3. campanhas

No publipost, a divulgação é paga e geralmente é identificada como uma publicidade no próprio conteúdo. 

Já as parcerias são aqueles os famosos “recebidos” publicados pelos influencers .

Nesse caso, o produtor de conteúdo recebe a encomenda e, em troca, divulga a sua opinião nas redes sociais.

Nas campanhas, funciona como uma corrida. Sai na frente quem faz algo criativo, diferente e inovador para promover o engajamento dos seguidores.

Como aplicar o Marketing de Influenciador em seu negócio

1. Tenha objetivos claros

Para quem não sabe pra onde vai qualquer caminho serve, não é mesmo? 

E em uma estratégia de marketing digital essa frase não pode ser uma realidade da empresa. 

Desse modo, antes de aplicar o Marketing de Influenciador na sua estratégia, pense: qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?

É importante ter clareza do objetivo desejado.

Depois disso, você pode começar a pensar em como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo.

E aí vão surgir outras perguntas também importantes:

  • Qual o orçamento disponível?
  • Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
  • Qual nicho de mercado você deseja atingir?

2. Marketing de Influenciador: conheça sua persona

Um fator crucial para qualquer estratégia de marketing digital é conhecer sua persona.

É interessante saber mais a fundo quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo que ela consome.

Para isso, você pode conversar com clientes ou gerar pesquisas para entender melhor quais os canais digitais que eles mais utilizam, quem são os influenciadores que eles acompanham, o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.

Dessa forma,  você saberá como alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento dele com sua marca. Além disso, irá trabalhar com os influenciadores certos.

3. Encontre os influenciadores certos para sua empresa

Número de seguidores não vai definir número de vendas.

Por isso, trabalhar com um influenciador só porque ele tem um número gigante de seguidores pode ser pouco efetivo para sua estratégia.

A lógica aqui é buscar por influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao que você deseja atingir.

Além disso, não se esqueça de alguns detalhes como:

  • O influencer está presente na rede social do seu público
  • A  linguagem que ele se comunica faz sentido com a linguagem que sua marca usa
  • Contratá-lo está dentro do orçamento

4. Marketing de Influenciador: trabalhe em conjunto com os influenciadores

Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia e contratá-lo, entenda que vocês são uma equipe em busca do alcance de um objetivo.

Sendo assim, estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

Não deixe de falar sobre os direitos de uso do conteúdo e imagem pela marca também são questões importantes. 

Além disso, os posts devem estar indicando se tratarem de publicidade.

5. Respeite a liberdade criativa do influenciador

Eu disse anteriormente que o material deve ser produzido pelo influenciador. 

Isso porque quanto mais natural for a indicação, mais bem-sucedida será sua campanha. 

O influenciador produzirá o conteúdo de acordo com a sua identidade e com o que ele sabe que será aprovado por seu público.

Não estou dizendo que você não poderá dizer nada, nem abrir o bico para palpitar. No entanto, deixe em suas mãos a criação de um conteúdo cheio de autenticidade. 

O influenciador não deve ser visto como um veículo que só reproduz uma mensagem pronta, mas um parceiro da marca, alguém que tem sua própria opinião e gosta de compartilhá-la. 

Como medir o retorno do Marketing de Influenciador?

Para saber se a sua estratégia está funcionando, você precisa acompanhar as métricas. 

Lembre-se que não só os números devem ser analisados, como também o conjunto todo da ação.

As publicações estão agradando o público? Elas transmitem a verdade que você busca para gerar conexão entre sua marca e os seguidores do seu influencer?

Analisando o desempenho das publicações, caso não estejam atingindo o resultado ou nível criativo esperado, vale conversar com o seu influenciador durante o percurso e corrigir alguns erros.

As métricas de redes sociais importam, mas existem muito mais opções a serem exploradas

Por isso, antes de sair analisando os números das suas ações de Marketing de Influenciador, sua marca deve ter bem definidos os seguintes aspectos:

  • Quais são seus objetivos de negócio?
  • Qual é o tipo da campanha que foi planejada?
  • Lançamento de um novo produto?
  • Ação de branding?
  • Ação de vendas?
  • Campanha para se tornar top of mind da sua categoria?
  • Campanha para mudar a percepção da minha marca?
  • Ação para atingir novas audiências?

Veja como cada pergunta acima permite que você analise diferentes dados para chegar à resposta. 

Entenda que somente os números entregues pelas redes sociais não respondem às perguntas.

Para te ajudar sobre quais outras métricas incluir em seus relatórios, veja algumas sugestões:

Métricas de reconhecimento

São métricas que provam as visualizações da sua campanha:

  • pessoas alcançadas;
  • impressões;
  • novos visitantes no site;
  • impacto de influência da campanha;
  • retorno monetário.

Métricas de consideração

São métricas que provam o quanto as pessoas estão mais dispostas a consumir seus produtos:

  • engajamento;
  • aumento de seguidores;
  • cliques para o site;
  • novas visitas no site;
  • conteúdo salvo no Instagram;
  • aumento de buscas no Google;
  • retargeting.

Métricas de conversão

São as métricas que mostram a efetividade da sua campanha:

  • Leads gerados;
  • conversões no site;
  • quantidade de cupons utilizados;
  • conversões na loja física;
  • downloads no app.

Um bom relatório faz a combinação desses dados, mas também não deixa de analisar subjetivamente os resultados. 

Sendo assim, não se esqueça de incluir, também:

  • prints dos posts criados;
  • prints de comentários relevantes;
  • sentimento dos comentários;
  • análise do envolvimento que o influencer teve em sua campanha.

Como faço o Marketing de Influenciador se transformar em vendas?

Como em todas as estratégias de Marketing Digital, o objetivo final é sempre: vendas. 

Contudo, você precisa entender que as coisas na internet são diferentes do mundo real. 

O influenciador não é um vendedor, por isso, sozinho, ele não irá gerar nenhuma venda. 

Mas é o conjunto de estratégias de um Marketing de Influenciador que irá ajudar a melhorar seus resultados.

Então para conseguir vendas você precisa ter certeza de algumas questões:

  1. As pessoas com as quais seu influenciador se comunica têm fit com seu produto?
  2. Conheça o passado do seu influenciador: ele já realizou alguma campanha antes? Quais foram os resultados dessas publicações? Qual foi a maneira utilizada em sua comunicação? Os posts soaram verdadeiros?

Conclusão

Se você tem interesse em aplicar o marketing de influenciador no seu negócio, está na hora de procurar um influencer agora mesmo!

Só tome alguns cuidados, como não escolher um nome apenas pelo número de seguidores. 

Lembre-se de considerar tanto o tipo de conteúdo que ele cria como o público com quem ele conversa. 

Afinal, não adianta fechar uma parceria com a blogueira do momento e o público-alvo dela ser totalmente diferente do seu, né?

E para você não errar na hora dessa escolha, essas dicas bem práticas que te dei nesse artigo. Aproveite e bons negócios!


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