agendamento de postagens

Agendamento de postagens: nova atualização do Instagram

Quem trabalha com Instagram sabe o quão chato é ter que usar ferramentas de terceiros para realizar o agendamento das postagens.

Sendo assim, os criadores de conteúdo ansiavam por uma ferramenta exclusiva que até então o Instagram não possuía: agendar publicações.

Mas, respeitável público, o Instagram anunciou essa semana uma nova ferramenta na rede social que permite o agendamento de postagens.

Acompanhe esse artigo para saber como você vai utilizar esse recurso!

Como agendar postagens no Instagram em 5 passos

Vamos aprender em 5 passos como agendar postagens no Instagram. Vou te mostrar como você pode potencializar as suas postagens fazendo o agendamento. 

Passo 1: crie seu conteúdo para o Instagram

Se você está criando seu próprio conteúdo para o Instagram. Uma dica que vai otimizar ainda mais o seu tempo é ter dias de gravação e criação de artes, separação de conteúdos relevantes.

Assim, você cria vários conteúdos em um único dia!

Você pode tirar fotos, fazer vários vídeos e armazená-los em um arquivo. Isso ajudará você até no planejamento das postagens. 

Separe um dia para fazer dicas, separar as frases motivacionais e outros tipos de conteúdo que costuma postar na sua conta.

Lembre-se que você pode gerar conteúdos para diversos moldes:

E se você tem dúvidas de quais conteúdos criar, eu tenho uma lista de opções para você. Olha só! 

  • Guias
  • Frases inspiradoras
  • StoryTelling
  • Depoimentos
  • Infográficos
  • Assuntos do momento
  • Enquetes
  • Caixa de Perguntas
  • Bastidores
  • Curiosidades 
  • Dicas 
  • Passo a passo
  • Vídeos Nuggets
  • Carrossel
  • Datas Comemorativas
  • Etc

Viu que você tem muitos conteúdos possíveis? E não tem só esses que citei, mas existem muitos outros que você pode utilizar e testar para ver quais seu público melhor reage. 

Passo 2: escreva suas legendas

Além de criar o conteúdo do seu feed, uma das partes que mais costumam demorar é escrever suas legendas.

Essa é uma boa razão para você ter um agendador de postagem, pois assim, você tem tempo suficiente para escrever legendas mais relevantes, que geram conexão com seu público-alvo. 

Não se esqueça de sempre colocar CTA’s em suas postagens para interagir com seus seguidores. Estimule os usuários a compartilhar seu conteúdo nos stories, peça para marcar os amigos, salvar o post para rever ou para comentar algo.

Em suas legendas, use técnicas de Copywriting. Sendo assim, tá liberado o uso de gatilhos mentais.

Ah e lembre-se de usar uma frase impactante logo no início. O segredo pra impactar seu público e convencê-lo a parar no seu post está no começo do texto! 

Comece logo na primeira linha com uma frase de impacto que faça com que as pessoas queiram ler mais sobre o que você está dizendo. 

Pode ser uma informação ou dado que chame atenção do seu público, uma promessa, uma novidade, um título chamativo, etc. 

Só não seja sensacionalista! Use só aquilo que é coerente com o que você vai trazer.

E vou destacar novamente! Ao invés de ficar lutando para escrever uma nova legenda a cada postagem, separe um dia da semana para fazer várias. 

E estabeleça seus melhores conteúdos e assuntos. Assim, você já vai ter uma referência sobre o que escrever, vai manter a organização e a consistência. 

Passo 3: busque as melhores hashtags

É muito importante que você escolha as melhores hashtags conforme o seu nicho. 

Existem diversas plataformas que ajudam você a buscar novas hashtags que se inserem no seu nicho. 

Uma vez que você encontrou as hashtags de alta conversão para o seu nicho, você pode usar as legendas organizá-las e adicioná-las para agendar no futuro.

Passo 4: encontre os melhores horários para postar

Além de tudo o que nós já falamos aqui, é muito importante que você saiba  quais os melhores horários de publicação. 

Pois, esses dados vão te ajudar não só a saber quando você terá mais visualizações e cliques nas suas postagens, mas também entender o seu público mais profundamente.

Ah! E não se engane! Os melhores horários para você não são os mesmos para outros perfis.

Afinal, personas diferentes têm hábitos diferentes. 

Há muitas variáveis envolvidas, como nicho, posicionamento geográfico e comportamento.

Por isso, é muito importante analisar os dados recolhidos pelas ferramentas de análise (até mesmo o Instagram oferece esses dados) e descobrir os melhores horários para postar no seu perfil ou no perfil dos seus clientes.

Passo 5: programe suas postagens no Instagram

Por enquanto, a atualização estará disponível somente para contas profissionais. De acordo com a rede social, usuários poderão agendar publicações com até 75 dias de antecedência.

A atualização estará disponível para todos os países nas próximas semanas, no entanto, ainda não foi anunciada uma data exata.

Nesse sentido, será possível programar os seguintes formatos:

  • Reels – vídeos de até 90 segundos–,
  • Fotos e postagens “carrossel” com até 10 fotos em sequência.

Infelizmente, o agendamento de publicações no modo IGTV – vídeos com mais de 90 segundos– não estará disponível.

Mas, vamos para a prática! Para agendar uma publicação será necessário:

  • criar a publicação, mas não deve compartilhar;
  • clicar em “configurações avançadas”;
  • clicar no ícone “agendar este post”;
  • selecionar o horário e a data desejada para publicação voltar para a página inicial do Instagram;
  • clicar em “agendar”.


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