8 principais áreas do Marketing Digital

8 principais áreas do Marketing Digital

O marketing digital é bem amplo, no entanto, vou te mostrar apenas as oito principais áreas do marketing digital. 

Isso porque essas são as áreas essenciais para quem está começando no mundo digital. 

É claro que você não vai começar com todas, mas você pode escolher uma e dedicar esforço e tempo para aplicar no sue negócio. 

Mas antes de te mostrar quais são as oito áreas, você sabe o que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços, utilizando estratégias de marketing online.

Então é como o marketing tradicional só que na internet?

Mais ou menos. 

Em ambos, as organizações inteligentes procuram desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com clientes potenciais, clientes potenciais e clientes potenciais.

Mas o marketing digital substituiu a maioria das táticas de marketing tradicionais porque foi projetado para atingir os consumidores de hoje.

E, hoje, seus clientes estão online, sendo assim é na internet que a sua empresa também deve estar.

Por isso, você precisa entender as principais áreas do Marketing Digital para identificar qual é a melhor para o seu negócio iniciar. 

Isso não quer dizer que você deve focar apenas em uma área, mas sim começar com uma ir ampliando para as outras áreas gradualmente.

1) Marketing de Mídia Social

O marketing de mídia social é o uso de sites de mídia social (como, por exemplo, o YouTube) e redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, etc) para comercializar os produtos e serviços de uma empresa.

Dessa forma, entende-se que o marketing de mídia social trata de conectar-se com seu público ou clientes e ajudá-los a entender melhor sua marca.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Oberlo em 2020:

  • 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas redes sociais provavelmente recomendarão a marca a seus amigos e familiares.
  • 90,4% da geração Y, 77,5% da geração X e 48,2% dos baby boomers são usuários ativos de mídia social.

Ou seja, os consumidores de hoje correm para navegar nas mídias sociais quando desejam saber mais sobre uma organização ou produto. 

Em resumo, essas são as principais vantagens dessa área do marketing digital:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Aumente o tráfego do site
  • Distribuição de conteúdo mais rápida e fácil
  • Interação regular com o público-alvo
  • Insights da indústria, mercado e concorrência

2) Marketing de SEO

SEO é uma sigla em inglês que traduzindo significa “otimização do mecanismo de pesquisa”. 

Ou seja, é o processo de melhorar a visibilidade do seu site quando as pessoas procuram produtos ou serviços relacionados ao seu negócio no Google, Bing e outros mecanismos de busca.

Embora a  publicidade paga, mídia social e outras plataformas online possam gerar tráfego para sites, a maior parte do tráfego online é direcionada por mecanismos de pesquisa.

Além disso, o SEO também é um dos únicos canais de marketing online que, quando configurado corretamente, pode continuar gerando renda ao longo do tempo. 

Afinal, se você fornece um conteúdo sólido que merece classificação para as palavras-chave certas, seu tráfego pode aumentar como uma bola de neve com o tempo, enquanto a publicidade precisa de financiamento contínuo para enviar tráfego para seu site, por exemplo.

3) Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso. Ela é usada tanto em blogs quanto nas redes sociais.

O marketing de conteúdo atinge os primeiros dois estágios do processo de compra (consciência e pesquisa), aumentando a conscientização sobre as soluções e educando os consumidores sobre um produto que eles talvez nunca tenham considerado antes.

Existem benefícios quase infinitos em empregar uma estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, alguns dos benefícios mais importantes são:

  • Conversões mais baratas
  • Redução das despesas gerais de marketing e vendas
  • Baixa barreira à entrada no mercado
  • Geração e qualificação de leads mais fortes
  • Resultados mensuráveis e acionáveis
  • Mais tráfego
  • Classificações mais altas no mecanismo de pesquisa

4) Marketing de Mídia Paga

Mídia paga é o marketing pelo qual você paga. Isso  inclui anúncios de TV, publicidade impressa, patrocínios e outros tipos de mídia.

No marketing digital, a mídia paga inclui anúncios pagos de mídia social e marketing de mecanismo de busca (SEO).

Além disso, a mídia paga é uma das maneiras mais rápidas de direcionar o tráfego. Pois quanto mais dinheiro você investir, mais a sua marca vai aparecer para as pessoas. 

No entanto, o ponto negativo também está aí: você tem que investir dinheiro o tempo todo. 

A boa notícia é que você não precisa começar com muito, com um valor de R$ 30 por semana você já pode começar a fazer anúncios da sua marca nas redes sociais e no Google.

5) Marketing para E-commerce

O marketing de e-commerce (comércio eletrônico) é a prática de usar táticas promocionais para direcionar o tráfego para sua loja online, convertendo esse tráfego em clientes pagantes e retendo esses clientes após a compra.

Você pode promover o seu e-commerce usando ferramentas de marketing de mídia paga, marketing de conteúdo, marketing de e-mail, etc.

6) Marketing de email

Marketing por email é o uso do email para promover produtos ou serviços enquanto desenvolve relacionamentos com clientes ou clientes potenciais. 

Apesar do aumento da mídia social e do e-mail de spam não solicitado, o e-mail continua a ser uma das maneiras mais eficazes de fomentar leads e aumentar a fidelidade do cliente. Isso porque o e-mail é um dos principais canais de comunicação.

Além disso, é uma forma de você ter sua própria lista. Em qualquer plataforma de mídia social, você corre o risco de a sua conta ser suspensa ou excluída a qualquer momento, por qualquer motivo, sem aviso prévio. No entanto, se você possui sua lista de e-mail, você não fica refém das mídias sociais.

7) Marketing de Influenciador

Marketing de influenciador é quando uma pessoa influente colabora com uma marca para promover algo.

O marketing de influenciador permite que você alcance pessoas que você não pode alcançar com a publicidade tradicional. Além disso:

  • É acessível para qualquer marca
  • Tem alta capacidade de conversão
  • Amplia a conscientização da marca
  • Aumenta a confiabilidade

8) Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados é um modelo de publicidade em que uma empresa compensa editores terceirizados para gerar tráfego ou direcionar os produtos e serviços da empresa. 

Esses editores terceirizados são afiliados e a taxa de comissão os incentiva a encontrar maneiras de promover a empresa.

Por exemplo, o programa de marketing de afiliados da Amazon é um dos maiores programas de marketing de afiliados do mundo.

Criadores, editores e blogueiros se inscrevem para ter produtos e serviços da Amazon compartilhados em seus sites ou aplicativos e, em troca, recebem compensação pelas vendas geradas por seus sites.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as 8 principais áreas do marketing digital, me conta nos comentários qual delas você já aplica no seu negócio e qual delas você pretende começar agora. 


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