Como Criar Uma Loja Virtual Do Zero

Como Criar Uma Loja Virtual Do Zero?

Já pensou em ter uma loja virtual? Ou ainda melhor, você já possui uma loja virtual? 

Em ambos casos eu vim aqui para te ajudar com isso. 

Se você tem ou deseja ter uma loja virtual esse artigo é para você! 

Não há dúvidas que atualmente o mundo online está no topo do sucesso. Isso porque a vida na internet é rápida, prática e de baixo custo. 

Uma pesquisa da Ebit/Nielsen provou que no 1.º semestre de  2020 houve um crescimento de 47% no faturamento das lojas online. Os especialistas da instituição disseram que foi a maior alta nos últimos 20 anos.

E tem mais! Foram mais de 90,8 milhões de compras somente nesse período. 

É! A internet tem se mostrado um dos principais veículos de vendas. Ainda mais nesse período de pandemia. As pessoas estão aderindo ao mundo virtual para realizar suas compras e o empreendedor que não se adaptar a essas mudanças vai perder muitas vendas. 

Por isso, eu vim aqui para te ensinar como criar uma loja virtual do zero e se você já possui uma loja virtual também pode aproveitar as dicas para alavancar suas vendas e ter uma explosão de faturamento no seu negócio online. 

Vamos lá!

Benefícios de ter uma loja virtual

Se você acha que para ter um negócio virtual, antes você precisa ter uma loja física está muito enganado. 

Muitos empreendedores nunca tiveram a oportunidade de ter uma loja física e mergulharam de cabeça no e-commerce. 

Isso porque criar uma loja virtual é bem mais barato e rápido do que estabelecer uma loja física.

E não é só isso! Existem muitos benefícios quando estamos falando de montar uma loja online. 

Deixa eu dizer alguns para você:

1. Baixo investimento inicial 

Criar uma loja física requer muitos recursos financeiros. Afinal, o empreendedor precisa pagar aluguel da loja, contas de água, luz, pagamento dos fornecedores, pagamento dos colaboradores, gastos com documentação e diversas outras burocracias desgastantes.

Mas no meio digital é muito diferente. Você só precisa comprar um domínio, escolher uma ótima plataforma de e-commerce, criar um layout agradável e funcional para o usuário, oferecer diversas possibilidades de pagamento e pronto, sua loja está preparada para vender!

O valor do investimento em uma loja virtual é muito mais baixo se comparado a ter uma loja física. E assim, você pode investir mais dinheiro em outros processos da sua escolha. 

2. Serviço 24 horas

Na loja virtual, seu negócio estará disponível para os clientes 24 horas por dia. Dessa forma, o consumidor pode conhecer seus produtos, ter acesso a eles sem sair do conforto de casa e na hora que ele quiser. 

Hoje em dia, as pessoas estão à procura de facilidade e agilidade e isso é ótimo para os vendedores virtuais, pois quando elas buscarem algo para comprar, a prioridade será o online

Assim, você pode aproveitar esse comportamento dos consumidores e usar o momento para aumentar as vendas.

3. Menor custo para manutenção

Como eu disse anteriormente, ter uma loja física requer muitos custos com aluguel e contas de manutenção. Gerenciar esse tipo de comércio é desafiador, pois temos muitos gastos para mantê-lo ao longo dos meses. 

Já nas lojas virtuais, os custos em infraestrutura são bem menores porque de acordo com os produtos que serão comercializados, não requer grande investimento para gerenciar a loja.

Afinal, manter um plano de loja virtual é bem mais barato do que pagar um aluguel de uma sala comercial em uma boa localização nas grandes cidades.

4. Alcance mais amplo de consumidores

Suponha que em um dia 50 pessoas passem por uma loja física. Com a loja virtual, a sua empresa pode alcançar até 10 vezes o número de pessoas, de qualquer lugar do mundo.

Afinal, todos que têm acesso à internet poderão navegar pela sua loja sem muitas dificuldades.

Além disso, você ainda pode aproveitar a oportunidade para inserir o seu produto no mercado exterior, e ampliar os horizontes trazendo para o seu negócio mais potenciais compradores.

5. Comodidade

Facilidade e agilidade! Dois valores importantíssimos da sociedade moderna. 

A rotina agitada, o ritmo fast-food, o imediatismo fazem com que as pessoas busquem pela praticidade na hora de fazer as suas compras.

Ter uma loja física não é ruim, mas considere ter também uma loja virtual.

Entenda que comprar pela internet em uma loja que o cliente já tenha alguma intimidade com o estabelecimento, aumenta ainda mais a confiança e credibilidade da marca.

Além disso, quem não gosta de comprar, pagar e receber sem sair de casa? Isso é muito mais vantajoso para o consumidor do que gastar tempo indo ao estabelecimento físico.

6. Análise de métricas em tempo real

Entender o comportamento do usuário no mundo online é bem mais fácil. Isso porque todos deixam alguns rastros que você pode analisar a qualquer momento. 

Você pode ter acesso ao número de cliques em um anúncio, tempo de permanência numa página do seu site e muito mais. 

E assim, através de análises você pode criar boas estratégias para melhorar o processo de vendas e alcançar satisfação nos resultados da sua empresa virtual.

7. Busca rápida e eficiente

Uma única pessoa pode procurar muitos produtos na internet e com isso, a quantidade de opções que você pode oferecer no seu negócio online é muito ampla. 

Imagine ter que fazer uma pesquisa de porta em porta para descobrir qual o melhor produto para sua loja? 

Complicado demais, não é? 

Na internet, você pode coletar informações, comparar preços, especificações, marcas, e encontrar o produto dos sonhos.

Por isso é extremamente importante que você esteja presente neste mercado, caso contrário o cliente não terá como considerar a sua loja como uma opção.

Como criar uma loja virtual do zero

Agora que você já sabe quais as vantagens de ter uma loja virtual, vamos aprender como você pode criar uma do absoluto zero. 

Para ingressar no mundo virtual, você precisa de preparo. E para isso vai precisar planejar e conhecer a fundo o nicho que você pretende competir. 

É bom que você busque conhecimentos, estude algumas coisas importantes para começar como, por exemplo: 

  • processos logísticos 
  • precificação de produtos
  • marketing online
  • escolha da plataforma

Nossa, mas eu preciso aprender tudo isso? É muito difícil!

Calma, pois eu vou te explicar esses aspectos de uma maneira muito clara e objetiva para que você já possa começar a empreender. 

Fique firme e continue sua leitura!

1. Prepare-se

A concorrência no mercado virtual é tão ampla quanto o número de clientes. Por isso, é importante que você se prepare e busque o conhecimento! 

Conhecer o mercado, mapear os concorrentes, estratégias de marketing e gestão comercial online é muito eficaz para quem busca ter uma loja online de sucesso. 

É bom ter um planejamento organizado, estruturado e adaptável, pois os consumidores do mundo virtual estão sempre mudando de comportamento e você precisa se adequar rapidamente a essas mudanças.

Saiba também quais os melhores produtos do seu segmento, quais trazem mais lucratividade. Procure entender o comportamento dos seus clientes, quais plataformas acessam, que tipo de conteúdo consomem e como eles chegam até você pelos buscadores na internet. 

Claro que isso vai levar um tempo, mas é esse conhecimento que irá te posicionar à frente dos seus concorrentes no mercado. 

Sabendo mais sobre o seu negócio e estabelecendo as estratégias corretas, você terá mais sucesso.

2. Escolha um nicho 

Quando vamos iniciar um negócio, a primeira dúvida que surge é: o que vou vender? 

Não existe certo ou errado. Mas é claro que nichos mais específicos terão menor concorrência. 

Passe algum tempo pensando no que será melhor para o seu negócio, estude o mercado e veja os níveis de concorrência do seu segmento. 

E lembre-se que utilizando as melhores estratégias de comércio virtual, você pode alcançar altos faturamentos ainda que seu público seja muito amplo.

Ah! E tenha em mente que começar por algo que você conheça bem é mais vantajoso, pois provavelmente conseguirá articular melhor as suas parcerias, escolher bons fornecedores e montar uma estratégia de marketing acertada. 

Afinal, quando conhecemos a fundo o produto ou o serviço que queremos vender, temos argumentos mais naturais e criativos para convencer o público sobre a sua relevância. Desse jeito, as vendas fluem mais facilmente.

3. Saiba os custos de ter uma loja virtual

Para gerenciar qualquer tipo de negócio é preciso ter um investimento e depois de criado temos também a manutenção do empreendimento. 

Sendo assim, organize-se financeiramente para arcar com os gastos de: 

  • Estrutura básica da loja, considerando a plataforma e outros recursos da área de TI (tecnologia da informação);
  • Divulgação;
  • Operação.

Os custos vão variar conforme a sua escolha de plataformas e serviços que irá utilizar.

4. Registre seu domínio

O domínio do site é o seu endereço na web. Ele é original, único e identifica sua loja no mundo virtual. É reconhecido internacionalmente. 

Mas para criar o seu domínio considere alguns aspectos como: 

  • Coloque o nome da sua marca, da sua empresa no domínio. Só o uso dessa palavra na URL já posicionará o seu site nos mecanismos de busca;
  • Evite nomes longos e difíceis de lembrar. O intuito é facilitar ao máximo o entendimento de quem ouve o nome do seu site e decide procurá-lo na internet;
  • Tente usar domínios terminados em .com.br para ter um melhor posicionamento regional nos mecanismos de busca, mas se não for possível usar um domínio .com.br, tente apenas .com.

5. Escolha um ótimo servidor de hospedagem

Além de registrar o domínio, você precisa hospedá-lo em um servidor — ou host. 

Contudo, quando for escolher um site para hospedar o seu domínio considere alguns requisitos para estabelecer qual a melhor opção para sua empresa:

  • Capacidade de armazenamento
  • Limite de tráfego
  • Disponibilidade do servidor
  • Suporte
  • Preço

6. Monte a plataforma da sua loja virtual

Esse é o principal veículo de contato entre você e os clientes. É onde as pessoas terão acesso aos seus produtos e realizar as compras.

Ela deve ser acessível, funcional e trazer uma ótima experiência para o consumidor. 

Também deve ser coerente com seu público, mostrar a identidade da sua empresa e não deve conter muitos exageros. 

Assim, seus clientes vão conseguir realizar as compras com agilidade e podem voltar para fazer mais transações.

O que posso vender numa loja virtual?

Existe uma diversidade de produtos que você pode vender na internet. As ideias que irei trazer para você são apenas uma parte de uma variedade muito ampla.

Por isso, escolha o nicho que você quer vender e veja quais as melhores opções para você investir. Isto é, aquele nicho que você gosta de trabalhar e que trará para o seu negócio alto faturamento.

Vamos às ideias!

Aparelhos eletrônicos e informática

É um ramo com alta competitividade, porém de grandes retornos. Afinal, sempre tem alguém em busca de um novo celular, peças para computadores, etc.

Veja alguns produtos:

  • Smartphones;
  • Smartwatches;
  • Tablets;
  • Acessórios para dispositivos móveis (capa, tripé, fone de ouvido, lentes de câmera, etc);
  • Computadores de mesa para trabalho;
  • Computadores gamer (voltados para jogo)
  • Notebooks para trabalho;
  • Notebooks gamer;
  • Computadores All In One;
  • Acessórios de informática (mouse, teclado, headsets, caixa de som, etc);
  • Monitores;
  • Peças e Hardware (memória RAM, SSD, disco rígido, etc)
  • Impressoras e cartuchos;
  • Equipamentos de rede (modem, roteador, repetidor, etc);
  • Projetores de vídeo
  • Consoles de videogame (Xbox, PlayStation, Nintendo, etc);
  • Jogos digitais (para download);
  • Jogos em mídia física;
  • Gamepads, joysticks e outros controles para jogos;
  • GPS e suportes de celular para carros.

Moda e acessórios

Essa é uma ótima opção para se investir quando queremos criar uma loja virtual. Pode-se variar os gêneros, tamanhos e idades. Um nicho bastante promissor, porém também com altas taxas de concorrência. Então quanto mais específico for o seu subnicho melhor para vender mais.

Confira alguns itens para vender:

  • Roupas gerais (camisas, calças, vestidos, roupas de frio);
  • Roupas esportivas;
  • Roupas sociais;
  • Roupas para eventos;
  • Roupas de banho;
  • Vestidos de noiva;
  • Calçados;
  • Bolsas;
  • Carteiras;
  • Bijuteria (brincos, pulseiras, colares, braceletes, piercings, etc);
  • Lingerie;
  • Óculos de grau ou de sol;
  • Anéis de noivado e casamento;
  • Relógios de pulso;
  • Chapéus e bonés.

Viagens e turismo

Dentre as ideias sobre o que vender na internet, o ramo de viagens e turismo conquista um espaço promissor nas vendas virtuais.

Veja algumas opções para seu e-commerce:

  • Malas e bolsas para viagem;
  • Hotéis e quartos para estadia;
  • Passagens de avião nacional ou internacional;
  • Cruzeiros;
  • Pacotes de viagem em grupo;
  • Pacotes para viagem à Disney;
  • Pacotes de feriados;
  • Ingressos para eventos nacionais ou internacionais;
  • Aluguel de carros nacional ou internacional;
  • Seguros de viagem.

Imóveis

Até quem gosta de trabalhar com imóveis agora também pode anunciar na internet! 

Vão aí algumas ideias do que você pode anunciar seja como dono ou como corretor de imóveis!

  • Apartamentos;
  • Casas;
  • Terrenos;
  • Salões ou casas de festas;
  • Imóveis e salas comerciais.

Eletrodomésticos e móveis

Você também pode trabalhar com eletrodomésticos e mobílias. As donas de casa, os donos de restaurantes e outros clientes estão sempre consumindo esses produtos, como, por exemplo:

  • Fogão e cooktop;
  • Geladeiras;
  • Fornos eletrônicos e/ou micro-ondas;
  • Ar-condicionado;
  • Acessórios e equipamentos para cozinha;
  • Mesas, cadeiras;
  • Sofás e sala;
  • Colchões e camas;
  • Guarda-roupas;
  • Mesas e cadeiras de escritório;
  • Estantes, painéis, prateleiras;
  • Móveis para quartos infantis ou para bebês;
  • Decoração (quadros, flores, jarros, jardinagem, almofadas, estátuas, artesanatos);
  • Móveis e equipamentos de banheiro (chuveiros, pias, vasos sanitários, banheiras, etc);
  • Equipamentos e materiais de construção.

Esporte, lazer, fitness

Outro nicho muito bem remunerado é o nicho de esporte e lazer. A era fitness tem alavancado as vendas para altos níveis de faturamento. 

Olha só o que você pode vender na sua loja virtual:

  • Bicicletas;
  • Futebol e Futebol americano;
  • Vôlei;
  • Tênis;
  • Basquete;
  • Camping;
  • Equipamentos de musculação;
  • Produtos fitness e para musculação (suplementos, vitaminas, etc);
  • Patins;
  • Patinetes;
  • Equipamentos de pesca;
  • Skate, pranchas de Surf;
  • Monitores cardíacos e de desempenho;
  • Jogos de mesa (xadrez, poker, dados, etc);
  • Vestuário e acessórios esportivos.

Beleza e perfumaria

Optar por vender esses produtos é como vender moda e acessórios. Temos uma ampla variedade de público e você pode explorar cada um deles se desejar ter mais lucro. Basta utilizar as estratégias corretas. Veja só alguns exemplos:

  • Perfumes masculinos, femininos e unisex;
  • Secadores, produtos e equipamentos para cabelo (cremes, tintas, pranchas, escovas, etc);
  • Produtos e equipamentos para maquiagens;
  • Barbeadores e lâminas íntimas;
  • Cremes e dermocosméticos.

Sistemas, serviços, cursos e conteúdo

Por fim, não posso esquecer desse nicho que surgiu há pouco tempo e ganhou um espaço muito grande na internet, principalmente devido às  situações decorrentes da pandemia que estamos vivenciando.

Vender serviços, sistemas e cursos são uma excelente opção! 

Confira essas formas de vendê-los e saiba como você pode usar seu conhecimento para ganhar dinheiro na internet fazendo vendas online.

  • Cursos digitais (de marketing, vendas, programação, etc);
  • Webinários e infoprodutos;
  • Consultoria online em diversas áreas;
  • Serviços de propaganda e marketing (agências de marketing digital);
  • Servidores e serviços de hospedagem de sites;
  • Sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente);
  • Aplicativos para dispositivos móveis (jogos, soluções, conveniências, etc);
  • Ferramentas de e-mail marketing;
  • Plataformas de atendimento ao cliente;
  • Plataformas de ecommerce;
  • Ferramentas de automação para redes sociais (Instagram, Tik Tok, etc);
  • Serviços de desenvolvimento de sistemas;
  • Serviços de design (gráfico, web, etc);
  • Conteúdo informativo e educacional nas redes sociais (como no YouTube, por exemplo);
  • Conteúdo de comédia no YouTube;
  • Entre outros.

Conclusão

Agora que você sabe os benefícios de ter uma loja virtual, aprendeu como montar uma loja virtual, quais tipos de produtos você pode vender na internet e dicas práticas para elevar as suas vendas. 

Não perca tempo e coloque tudo isso em prática. Aproveite que o e-commerce encontrou um cenário favorável no Brasil e tire o seu projeto do papel.

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