O guia para escrever conteúdo para instagram de marketing digital

O Guia para escrever Conteúdo para Instagram de Marketing Digital + 18 dicas de conteúdo

Escrever um conteúdo para Instagram de marketing digital é uma tarefa tranquila.

Afinal por ser um dos nichos que está sempre em constante mudança, haverá bastante conteúdo para postar. 

Entretanto, apesar de tranquila, é desafiadora, pois não basta apenas ter muito conteúdo para produzir. 

É necessário unir técnica e criatividade  para escrever bons conteúdos. 

Escrever um bom conteúdo para Instagram de Marketing Digital quer dizer que você deve pensar estrategicamente em cada peça de texto que você for postar. 

Além disso, é importante interligar bem as ideias, ou seja, organizar e estruturar todo o conteúdo para que o leitor entenda a sua linha de raciocínio.

Por isso, neste blog post, eu vou te mostrar quais as melhores técnicas e estratégias para escrever um conteúdo avassalador para o seu Instagram de Marketing Digital. 

E também te apresentarei os principais conteúdos de Marketing Digital que não podem faltar no seu Instagram de Marketing Digital.

Vamos lá?

O que é um bom conteúdo para Instagram de Marketing Digital?

Começar a escrever conteúdo para Instagram de Marketing Digital sem saber como produzir materiais incríveis com as próprias estratégias de Marketing Digital, não vai adiantar nada. 

Então, entenda que todas as técnicas que você sabe sobre esse assunto não só devem ser ensinadas ao seu público. 

Mas você também deve aplicar seus conhecimentos no seu próprio Instagram. 

Como produtor de conteúdo, especialista em Marketing Digital, você deve saber que  alguns fatores influenciam na qualidade dos textos. 

Fatores como:

  • Adequação às normas gramaticais
  • Estrutura 
  • Planejamento
  • SEO

Por isso, não se esqueça de verificar todos esses aspectos para garantir que o seu conteúdo para Instagram de Marketing Digital terá um excelente resultado.

E para te ajudar ainda mais, vamos ver alguns pontos importantes a seguir.

Analise a concorrência

Antes de simplesmente começar a escrever conteúdos de Marketing Digital, procure ver o que já foi produzido sobre o assunto.

Analise o que os seus concorrentes produziram e faça uma lista. 

Uma lista de que, Adriano?

Bom, a sua lista deve conter:

Assuntos que precisam ser abordados com certeza

Ou seja, aqueles conteúdos que a maioria dos concorrentes já falou também, mas que são as coisas mais básicas sobre o assunto, aquelas que não podem faltar de jeito nenhum.

Assuntos que você pode escrever no seu conteúdo

Por exemplo, informações adicionais, curiosidades, fatos interessantes, dicas, tendências e outros conteúdos parecidos. 

Assuntos que ninguém escreveu ainda 

Quando você escreve algo que ninguém abordou ainda, isso te destaca no meio da multidão.

Então, ofereça sempre conteúdos novos e inovadores.

Escreva conteúdos completos para Instagram de Marketing Digital

Você já deve ter entendido que o foco principal de quando vamos escrever um bom conteúdo para Instagram de Marketing Digital deve ser sanar as dúvidas do seu público-alvo, certo?

Sendo assim, cada texto que você escrever deve ser completo e objetivo, pois senão a sua persona ficará confusa.

Você deve escrever o seu conteúdo de modo que o seguidor entenda cada passo da sua dica.

Então, não crie conteúdos superficiais, pelo contrário, faça conteúdos com início, meio e fim. 

Desse jeito, o seu público vai conseguir ter a solução do problema que ele tem e irá procurar sempre por você para sanar as suas dúvidas. 

Afinal, o seu conteúdo estava completo, sem lacunas. Isto é, sem margem para dúvidas.

Pesquise as melhores referências de conteúdo para Instagram de Marketing Digital

Além de pesquisar a concorrência para analisar o que ela está produzindo e como você pode melhorar seu conteúdo, busque por referências.

Como o próprio nome já diz, elas servem como orientação para a produção.

Isso significa que você não vai copiar e criar conteúdos idênticos. Mas que irá se inspirar no que já existe.

Assim, você pode deixar o conteúdo com a sua cara, com a sua linguagem, com a sua identidade.

Atenção ao título

O título é importantíssimo para o seu conteúdo para Instagram de Marketing Digital.

Não basta só escolher um título com a palavra-chave do tema daquele post, mas  usar palavras estratégicas.

Use termos que trazem preocupação, de certa maneira e, assim, chamem a atenção do seu público-alvo. 

Use e abuse dos gatilhos mentais para escrever bons títulos para o seu conteúdo. 

Não se esqueça das ilustrações 

“Como se pode prestar atenção em um livro sem gravuras?”

Como já dizia a sábia Alice do filme Alice no País das Maravilhas, um post no Instagram sem elementos gráficos não chama tanta atenção.

Numa plataforma tão visual, o melhor conteúdo para Instagram de marketing digital possui elementos gráficos e ilustrações. 

Você pode ir atrás desses elementos em bancos de imagens.

Além disso, use GIFs, gráficos, infográficos e até mesmo vídeos que ajudam a captar a atenção do usuário, mantendo-o preso até o final da publicação.

Você também pode usar grifos para chamar atenção de alguma palavra na postagem e muitos outros elementos.

Chame para a ação

O CTA é um elemento essencial e não pode faltar no seu conteúdo. 

Isso porque ele direcionará o usuário para uma ação após toda a leitura do post.

Você pode pedir que ele:

  • Salve o post
  • Compartilhe o conteúdo com algum amigo
  • Comente a publicação
  • Dentre muitas outras ações

Não deixe de revisar

Este é um ponto fundamental na hora de produzir um bom conteúdo de marketing digital e, cá entre nós, não é levado muito a sério pelos produtores de conteúdo, não é verdade?

Contudo, saiba que revisar o texto faz parte do seu trabalho de finalização de um bom conteúdo. 

Sendo assim, certifique-se de que tudo está escrito da maneira correta.

Afinal, é muito chato encontrar erros de gramática ou mesmo de digitação. 

Por isso, sempre revise o seu conteúdo. 

Seria interessante que você revise depois de um tempo e não em seguida, pois com a cabeça arejada você consegue ter uma visão mais clara do texto.

18 dicas de conteúdo para Instagram de Marketing Digital 

Bom, agora que você já sabe como criar um bom conteúdo para Instagram de Marketing Digital, aí vão algumas dicas de conteúdo para você postar na sua conta.

  • Quais as melhores estratégias de Marketing Digital
  • X Métricas de Marketing Digital
  • Aprenda em X imagens o que é Marketing de Conteúdo
  • Como ganhar seguidores com Tráfego Pago
  • Entenda o que é o Funil de vendas
  • X erros que você não pode cometer ao fazer o Branding
  • Aprenda X técnicas de como conseguir clientes no Instagram
  • Conheça os melhores gatilhos mentais para sua estratégia de Marketing
  • X habilidades de marketing essenciais para quem quer trabalhar com digital
  • O que é Copywriting: principais técnicas e gatilhos para persuadir e vender com palavras 
  • Marketing de Conteúdo e Copywriting: você sabe quais são as diferenças?
  • Como trabalhar com Marketing Digital pelo celular? Descubra a resposta agora
  • Como começar sua estratégia de Marketing Online 
  • X ferramentas de marketing digital que vão facilitar sua vida
  • Saiba o que é o onboarding numa agência de Marketing Digital 
  • Conheça os diferentes tipos de email 
  • X canais no YouTube de Marketing Digital que todo profissional da área precisa acompanhar

E então? Pronto para começar a produzir os melhores conteúdos para Instagram de marketing digital?

Você já segue alguma dessas orientações? Já postou algum desses conteúdos? Conta aqui pra mim!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *