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16 Dicas para Vender no Dia das Mães pelo Instagram

Vender no Dia das Mães pelo Instagram parece um desafio! A boa notícia é que com suas agendas agitadas, as mães estão usando dispositivos móveis para gerenciar suas vidas inteiras – do trabalho ao pessoal. 

Ou seja, além de gerenciar suas agendas, em geral, uma mãe verifica a mídia social 15 vezes por dia e verifica o Instagram seis vezes todos os dias. 

A oportunidade está bem na sua frente! Você precisa saber como agarrá-la! É isso que vou te mostrar neste artigo!

Quando comemoramos o dia das mães?

O Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio.

Essa celebração teve origem nos Estados Unidos no final do século XIX, sendo idealizada por Anna Maria Jarvis, filha da ativista social Ann Maria Jarvis.

Após a morte de sua mãe, Anna Maria ficou profundamente afetada e lutou pela criação de uma data em homenagem às mães.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado somente em 1932, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas, em resposta ao movimento feminista no país.

O que posso vender no dia das mães no Instagram?

No Dia das Mães, você pode vender uma variedade de produtos no Instagram, direcionados a presentes e gestos de carinho para as mães.

Algumas ideias de itens que você vender incluem:

  1. Flores e arranjos florais: Buquês de flores frescas, arranjos personalizados ou cestas de flores são presentes clássicos e apreciados pelas mães.
  2. Joias e acessórios: Colares, pulseiras, anéis e brincos são presentes sofisticados e significativos para as mães. Acessórios como bolsas, lenços e carteiras também são opções populares.
  3. Produtos de beleza e cuidados pessoais: Ofereça uma variedade de produtos de beleza, como perfumes, cremes, maquiagem, kits de cuidados para a pele ou cabelo, para que as mães possam se cuidar e mimar-se.
  4. Roupas e moda: Camisetas, blusas, vestidos, calças, sapatos e acessórios da moda são ótimas opções para as mães que gostam de se vestir bem e acompanhar as tendências.
  5. Produtos personalizados: Itens personalizados, como canecas, almofadas, quadros, camisetas ou joias gravadas com nomes, mensagens ou fotos familiares, são presentes únicos e emocionais.
  6. Cestas de presentes temáticas: Crie cestas de presentes com combinações de produtos, como uma cesta de café da manhã, uma cesta de spa com produtos de relaxamento ou uma cesta gourmet com chocolates e vinhos.
  7. Experiências e serviços: Além de produtos físicos, você pode oferecer experiências especiais, como vouchers de spa, sessões fotográficas, aulas de culinária ou convites para eventos exclusivos, proporcionando momentos memoráveis para as mães.

Lembre-se de personalizar sua abordagem de marketing para destacar a importância do amor e gratidão às mães, oferecer promoções especiais para a ocasião e compartilhar conteúdo inspirador relacionado à maternidade.

E para isso eu preparei 11 dicas para você conseguir fazer isso da melhor forma.

Acompanhe!!

1) Faça uma homenagem à sua própria mãe

Encontre uma ótima foto sua com sua mãe. Publique com uma legenda descrevendo como ela moldou quem você é hoje e agradeça a ela por tudo o que ela fez por você.

Postagens como essas são fantásticas porque têm um toque pessoal e mostram humildade e gratidão. 

Sua postagem será especialmente eficaz se houver um vínculo comercial. Como sua mãe o ajudou e inspirou em seu negócio? Mesmo que não haja nada óbvio, pense um pouco – talvez ela o tenha ensinado a ser criativo, ou a trabalhar duro, ou a ser honesto e aberto. Provavelmente, você encontrará algo!

2) Deixe as fotos falarem – e venderem – por você

Nada promove uma sensação calorosa e difusa como as fotos de família. Aliás, a maioria das pessoas adora compartilhar fotos de suas mães com amigos e familiares online. 

Sendo assim, este ano, convide seus seguidores do Instagram para postar suas fotos favoritas da mãe e marcarem você. Isso vai gerar muito engajamento e compartilhamento, e você pode alavancar o aumento no tráfego, oferecendo promoções especiais de presentes para o Dia das Mães Instagram.

Além disso, você também pode convidar seus usuários de mídia social para postar fotos divertidas de suas mães usando um de seus produtos. 

Por exemplo, se você vende roupas, peça aos seguidores para postar fotos de compras de modelos de mães em sua loja; se você vende refrigerantes, peça fotos da mãe desfrutando de uma de suas bebidas. 

Você pode oferecer prêmios para as melhores (ou mais engraçadas) fotos.

3) Use incentivos extras para impulsionar as vendas

  • Ofereça frete grátis para alguns itens que você está promovendo para aumentar as vendas do Dia das Mães Instagram;
  • Adicione um presente gratuito a uma compra de um guia de presentes do Dia das Mães;
  • Use cupons de desconto para tornar suas ofertas mais acessíveis. 

Faça o que fizer, inclua um incentivo extra para ajudar a destacar os principais produtos que você deseja que os consumidores comprem. 

Além disso, experimente criar anúncios no Instagram. Aqueles que salvaram a oferta receberão notificações lembrando-os da promoção quando mudarem de dispositivo (de um telefone para o computador e vice-versa) antes que a oferta expire. 

4) Faça um concurso de fotos no Instagram Stories 

O Instagram Stories se tornou uma das ferramentas mais usadas pelos usuários do Instagram, e por um bom motivo! 

É uma ótima maneira de acompanhar as contas que você está seguindo e, para as marcas, é uma maneira fantástica de alcançar um público sem lidar com os algoritmos em constante mudança do feed do Instagram.

Dessa forma, uma maneira de usar os Stories Instagram no Dia das Mães é hospedando um concurso de fotos (com um prêmio para um vencedor escolhido aleatoriamente). 

Lembre-se de que um dos requisitos é marcar sua marca e usar uma hashtag de competição específica para você poder acompanhar as inscrições! 

Além disso, compartilhe todas as entradas em seus próprios stories também!

5) Se prepare para os compradores de última hora

Embora alguns compradores gostem de planejar, você conquistará outros com uma venda relâmpago com ótimas ideias para presentes de última hora. 

É fácil para compradores ocupados ficarem sobrecarregados, então seu guia de presentes deve orientá-los na tomada de decisões de compra rápidas e fáceis (considere um anúncio guiado para isso).

Lembre-se de que, quando estiver exibindo campanhas de última hora, é ainda mais importante garantir que você possa entregar no prazo.

6) Ofereça devoluções e trocas fáceis para mães

6) Ofereça devoluções e trocas fáceis para mães

Uma situação horrível é errar o presente da mãe e ainda por cima ela ter dificuldade de trocar o tamanho, a cor, etc.

Por isso, deixe claro para os seus seguidores quais são as políticas de troca e como essa facilidade é uma vantagem para todos os seus clientes.

7) Faça anúncio no Instagram e leva as pessoas a páginas de destino específicas

Se você estiver exibindo anúncios para Dia das Mães Instagram, deve considerar a criação de páginas de destino especiais para suas campanhas, em vez de apenas permitir que as pessoas cliquem em uma página inicial genérica.

Lembre-se que uma página de destino é uma página de venda direta que geralmente destaca a compra de um único produto.

8) Faça tutorial ou receita de presente de Dia das Mães DIY

Crie um tutorial no Reels ou em um breve vídeo de feed para um presente de dia das mães faça você mesmo que esteja relacionado à sua marca. 

Outra opção é postar uma receita para o Dia das Mães. Pode ser um bolo festivo com glacê rosa, ou um batido saudável com morangos, ou talvez simplesmente uma receita fácil que você aprendeu com sua mãe. Tire uma foto do produto acabado e poste com a receita na legenda.

9) Crie um guia de presente para o dia das mães

Para os compradores de última hora, um guia de presentes é uma maneira segura de chamar sua atenção. Assim como alguém perguntaria “o que você recomenda”, em um local de varejo físico, uma lista selecionada de produtos agiliza o processo de pesquisa para os clientes, facilitando para os compradores decidirem e, por fim, “adicionarem ao carrinho”.

10) Crie modelos de stories para o Dia das Mães

Os modelos de stories estão se tornando um dos tipos de conteúdo mais populares que as marcas podem produzir! Eles são de rápido compartilhamento e as pessoas gostam de digitar suas próprias respostas e compartilhá-las com os amigos.

Aqui estão algumas ideias sobre os tipos de modelos que você pode criar:

  • Permita que os usuários escrevam cartinhas para suas mães;
  • Os usuários podem compartilhar seus conselhos favoritos de suas mães;
  • As mães podem compartilhar os momentos de mãe mais engraçados que já viveram;
  • O que meus filhos pensam de mim – as mães podem preencher isso com as respostas de seus filhos a perguntas como “Quantos anos eu tenho?” ou “Qual é a minha comida favorita?”.

Lembre-se sempre de colocar seu nome de usuário no modelo para garantir que as pessoas possam descobrir sua marca. 

Além disso, certifique-se de usar as cores e fontes de sua marca também e não se esqueça de deixar espaço para os usuários marcarem seus amigos!

11) Entreviste uma mãe

Marque uma simples entrevista em vídeo com uma mãe importante em sua vida: sua própria mãe, a mãe de um funcionário ou até mesmo um funcionário ou cliente que tenha uma história ou perspectiva interessante sobre a maternidade. 

Vídeos como esses podem ser fofos, engraçados ou inspiradores. Como sempre, combine o tom com a sua marca.

12) Comemore as mães da sua equipe ou da sua comunidade

Se você tem mães em sua equipe, agora é um ótimo momento para criar um tributo em vídeo destacando a importância de suas funções em sua empresa e o que você mais aprecia nelas. 

Você também pode comemorar com as mães em sua comunidade ou na base de clientes que você aprecia.

Pode ser um post de carrossel com uma coleção de fotos das mães que você deseja celebrar, uma colagem de fotos em vídeo ou várias histórias com slides sobre cada uma delas.

Lembre-se de colocar essas dicas em prática e, assim que possível, deixe um comentário nesse artigo me contando qual foi o seu resultado.

13) Crie Conteúdo Emocional e Relevante

O Dia das Mães é uma ocasião carregada de emoções, por isso, ao criar conteúdo para o Instagram, foque em mensagens que reflitam o amor, carinho e gratidão.

Use imagens e vídeos que evoquem sentimentos positivos, como fotos de mães e filhos, mensagens inspiradoras e histórias reais que conectem com seu público-alvo.

14) Ofereça Promoções e Descontos Especiais

As promoções e descontos são uma ótima maneira de atrair clientes para sua loja online. Crie ofertas especiais para o Dia das Mães e divulgue-as no Instagram.

Considere oferecer descontos por tempo limitado, frete grátis, ou combos de produtos com desconto. Use Stories, Reels e postagens no feed para divulgar essas ofertas.

15) Utilize o Instagram Shopping

Se você ainda não configurou o Instagram Shopping, agora é a hora perfeita para fazê-lo.

Com o Instagram Shopping, você pode marcar produtos diretamente nas postagens e Stories, facilitando a compra para seus clientes. Certifique-se de que seus produtos estejam bem descritos, com fotos de alta qualidade e links para a finalização da compra.

15) Crie Parcerias com Influenciadores

As parcerias com influenciadores podem aumentar significativamente seu alcance no Instagram. Envolva influenciadores relevantes para sua marca para promover seus produtos para o Dia das Mães.

Isso pode incluir desde menções em Stories até postagens detalhadas sobre produtos recomendados para a ocasião.

16) Mostre Depoimentos e Avaliações de Clientes

Depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos são uma ferramenta poderosa para inspirar confiança em sua marca.

Compartilhe histórias de clientes que tiveram experiências positivas com seus produtos ou serviços. Isso ajudará a construir credibilidade e incentivar novos clientes a comprar de você.

Como direcionar seus anúncios para vender mais no dia das mães no Instagram?

Ao observar o Instagram, está na cara que os pais são um público altamente ativo. Uma pesquisa do próprio Instagram revela que 69% realizam ações a partir do conteúdo que veem.

Tanto os pais quanto as mães não apenas seguem suas paixões e interesses nessa plataforma, mas também a utilizam para descobrir e interagir com as marcas que despertam seu interesse.

Sendo assim, quando você estiver fazendo seus anúncios no Business Suite, ao direcionar seus anúncios, é recomendado selecionar segmentos de direcionamento detalhados, como “mães”, “mães recentes”, “pais” e até mesmo categorias específicas, como “mães em forma” ou “mães de crianças na escola”, a fim de alcançar esse público engajado.


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