Instagram para afiliados: entenda como vai funcionar a nova ferramenta

Instagram para afiliados: entenda como vai funcionar a nova ferramenta

O Instagram para afiliados é uma maneira simples de te dizer que em breve a plataforma disponibilizará comissões para criadores que venderem produtos de terceiros no aplicativo.

Você viu aqui no blog, que essa é uma três novas maneiras dos criadores de conteúdo ganharem dinheiro no Instagram.

Mas agora quero te mostrar detalhadamente todas as informações que já temos sobre o Instagram para afiliados. 

Como funciona a ferramenta de afiliados no Instagram?

Antes de te explicar como funciona a ferramenta de afiliados no Instagram, preciso deixar claro que essa função começou a ser testada nos Estados Unidos. Ou seja, até a publicação deste artigo, ela ainda não estava disponível no Brasil.

No entanto, é importante você ficar por dentro dessa novidade. Pois, como todos sabem, o que o Instagram testa nos Estados Unidos, posteriormente, é liberado para todo restante do mundo. 

Atualmente, como os influenciadores vendem produtos de terceiros no Instagram?

Os criadores e influenciadores marcam os produtos das marcas com as quais trabalham no Instagram e acordam um valor de comissão com a empresa.

No entanto, esse tipo de relação nem sempre dá um bom retorno financeiro para as marcas ou para os influenciadores.

Sendo assim, o Instagram pensou na ferramenta de afiliados dentro da plataforma.

“Nos próximos meses, começaremos a testar uma ferramenta de afiliados nativa que permitirá aos criadores descobrir novos produtos disponíveis na finalização da compra, compartilhá-los com seus seguidores e ganhar comissões pelas compras que eles conduzirem – tudo dentro do aplicativo Instagram”, compartilhou Instagram.

Quanto os criadores podem ganhar com a ferramenta Instagram para afiliados?

Quanto os criadores podem ganhar com a ferramenta Instagram para afiliados?

Assim como acontece com todos os programas de afiliados, quanto mais você investe, mais você obtém.

Ou seja, quanto mais regularmente o criador de conteúdo promover produtos afiliados em seu perfil, maior será a probabilidade de inspirar vendas com sua comunidade.

Qual é a taxa de comissão para a ferramenta de afiliados do Instagram?

Essa informação ainda não foi divulgada. No entanto, pegando de base o mercado de afiliados, podemos prever que a taxa de comissão pode variar entre 5 a 25% do valor de venda final.

Assim como os programas de marketing de afiliados que já existem no mercado, provavelmente, a comissão só será liberada para o influenciador quando a venda for totalmente fechada.

Isso geralmente leva de 60 a 90 dias, mas pode variar dependendo do parceiro de marca.

Além disso, é importante ressaltar que o Instagram vai cobrar uma taxa de transação de 5% por remessa ou uma taxa fixa de U$ 0,40 para remessas de U$ 8,00 ou menos.

Por onde vai ser o pagamento?

Os criadores só poderão usar a ferramenta de afiliados para produtos disponíveis para compra por meio do Instagram Checkout, a ferramenta de pagamento no aplicativo do Instagram.

Isso quer dizer que os usuários vão poder fazer uma compra sem nunca sair do Instagram. Criando assim um processo simplificado de 2 toques para converter seguidores do Instagram em clientes fiéis.

Como funciona a divulgação no Instagram para afiliados?

Para o usuário saber que está comprando um produto que o criador de conteúdo é afiliado, o Instagram vai exibir um rótulo acima de todas as postagens que contenham links de afiliados.

O Instagram para afiliados vai ser bom para as marcas?

Primeiramente, é importante ressaltar que a ferramenta de afiliados para o Instagram estará disponível apenas para um número limitado de marcas e criadores.

No entanto, segundo o Instagram, a ideia é futuramente expandir a ferramenta para mais usuários.

Mesmo assim, essa oportunidade é vista com uma grande evolução para as empresas dentro do Instagram. 

Pois as marcas podem impulsionar as vendas na plataforma com parceria com influenciadores e criadores de conteúdo de uma forma muito mais segura.

Além disso, vai ser uma ótima oportunidade para saber se a parceria está dando retorno financeiro ou não.

O que fazem enquanto a novidade não chega no Brasil?

Você não pode ficar de braços cruzados esperando essa atualização ficar disponível no Brasil. 

Sendo assim, vale a pena combinar as ferramentas de comércio eletrônico do Instagram com uma estratégia para direcionar o tráfego para seu próprio domínio.

Além disso, você pode utilizar ferramentas de links para adicionar na sua biografia e conseguir uma comissão assim como no sistema de afiliados. Você pode usar o Linktr.ee, Milkshake, entre tantos outros. 

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