Live commerce o que é e como utilizar no seu negócio

Live commerce: o que é e como utilizar no seu negócio

Você já ouviu falar de live commerce? É uma tendência que começou na China e ganhou força no Brasil por conta da pandemia de covid-19.

Se você ainda não sabe o que é live commerce, fique tranquilo. Neste artigo, vou te mostrar as principais informações que você precisa saber sobre o assunto e como você pode utilizar essa tendência no seu negócio. 

Vamos lá?

O que é live commerce?

Live commerce (ou shop streaming) é a venda de produtos em que as pessoas podem tirar dúvidas e fazer a compra online na mesma hora. É como se fosse um reality show, você mostra o produto, seus benefícios e, por fim, faz uma venda.

A tendência começou na China em 2016 e movimentou cerca de US$ 200 bilhões em 2020.

No Brasil, a grande experiência de venda ao vido foi da Americanas.com. A live commerce foi conduzida pela influenciadora Camila Coutinho. Ela demonstrou produtos de maquiagem e skincare, incluindo indicações de como usar e tendências.

Quais os formatos da live commerce?

Na China uma live de vendas pode durar até 14 horas, mas aqui no Brasil não funciona assim (por enquanto). As lives commerce brasileiras duram entre uma a duas horas. 

E os formatos mais utilizados são:

  • Reviews de produtos; 
  • Shows; 
  • Desfiles; 
  • Dicas; 
  • Desafios de looks; 
  • Ofertas.

Por que fazer uma live commerce?

Para você entender porque você precisa fazer parte desse movimento, trouxe dados importantes do levantamento da Wyzowl. Veja só:

  • 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço;
  • 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca;
  • 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.

Isso quer dizer que fazer uma live neste modelo é uma ótima oportunidade para você responder perguntas dos seus consumidores e quebrar objeções.

Além disso, a live também ajuda o marketing digital. Pois faz com que o usuário passe mais tempo nos seus perfis nas redes sociais.

Sem contar que também é uma ótima estratégia para atrair novos consumidores e criar conexão com sua audiência.

8 dicas para começar a fazer lives de vendas

8 dicas para começar a fazer lives de vendas

Agora que você já entendeu o que é uma live commerce e, porque você precisa testar essa tendência, vou te mostrar 8 dicas para começar a fazer lives de vendas.

1) Escolha a plataforma de live commerce

O primeiro passo para fazer uma live de vendas é definir em qual plataforma você vai fazer a transmissão. 

Você pode fazer pelo Facebook, Instagram ou YouTube, por exemplo, e depois encaminhar os consumidores para finalizar a compra no seu e-commerce ou aplicativo.

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No Brasil, as plataformas específicas para live commerce ainda não são populares, mas você pode testá-las e ver qual se encaixa melhor no seu objetivo. 

Veja alguns exemplos:

2) Prepara-se para a transmissão

Agora que você já sabe onde vai fazer sua live de vendas, você precisa se preparar para a transmissão. 

Ou seja, é importante você ter um roteiro, cenário, equipe para te ajudar, equipamentos que vai utilizar, tudo o que for necessário para essa experiência ser boa para você e sua audiência. 

3) Crie necessidade e desejo

Não se esqueça que a sua live commerce tem um objetivo. E esse objetivo pode ser: 

  • Reconhecimento de marca;
  • Lançamento de produtos;
  • Vendas gerais.

Seja qual for seu foco principal, você precisa despertar um desejo e uma necessidade na audiência. Ou seja, quem está assistindo a live tem que se sentir atraído pelo seu produto para fazer uma compra. 

Para isso você pode mostrar o seu produto, suas formas de uso, falar sobre os benefícios, resolver um problema, etc.

4) Tenha um bom apresentador

Eu sei que nem sempre o empreendedor gosta de aparecer em frente das câmeras. Mas se você tem alguém da sua equipe que é carismático, essa função pode ser dela. 

Além disso, se você tiver um orçamento mais alto, você pode contratar um influenciador para ser o apresentador.

Lembre-se que tem que ser alguém que entende do seu nicho, que é carismática, tem costume com câmeras e consegue improvisar com o público.

5) Conheça o seu público

Além de saber dos hábitos de compra do seu público, você precisa também entender qual conteúdo ele gosta, qual o melhor horário para fazer a transmissão… Ou seja, tudo o que for necessário para você atrair as pessoas certas para a sua live de vendas.

6) Faça promoções e condições especiais

A transmissão ao vivo, provavelmente, vai trazer mais pessoas se você usar gatilhos mentais, como escassez e urgência. 

Isso quer dizer que é uma ótima oportunidade para você fazer uma promoção exclusiva ou aumentar o parcelamento para quem está na live.

7) Mostra o produto de forma prática

O objetivo da live é quebrar todas as objeções dos clientes (ou pelo menos, a maioria). Por isso, seja o mais detalhista possível, mostre cada detalhe do seu produto.

8) Lembre-se da interação com a audiência

Uma live só funciona porque tem a interação com o público. Por isso, não ignore as mensagens subindo na tela. Coloquei no seu roteiro, momentos certos para responder perguntas e interagir com sua audiência. 

Conclusão

Em resumo, te mostrei o que é live commerce e te mostrei os principais motivos para você testar essa tendência. 

Além disso, te dei 8 dicas para você fazer uma live de vendas de qualidade e te dar um bom retorno. 

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário! 


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