Como captar mais clientes com Marketing Médico no Instagram

Como captar mais clientes com Marketing Médico no Instagram?

O Marketing Médico no Instagram é uma das melhores formas de você conseguir mais clientes e eu posso te ajudar com isso!

Caso você não saiba, o Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram. 

Sendo assim, a demanda do meio médico por presença e divulgação nessa rede só tem aumentado.

Isso porque se eu tenho muitas pessoas presentes ali, logo, a chance de eu ter potenciais clientes também é alta!

Contudo, muitos médicos ainda possuem dúvidas como:

  • Vale a pena apostar na mídia quando o assunto é marketing médico? 
  • Quais são as especificidades? 
  • De que modo fazer? 
  • E quanto às Stories? 

Fique tranquilo, pois irei responder suas perguntas ao longo deste artigo. 

Vamos lá?

Marketing médico no Instagram: considerações importantes

Apesar de ser uma ferramenta surpreendente para elevar a quantidade de pacientes na sua clínica ou consultório, se falamos sobre marketing no Instagram, devemos nos atentar para algumas coisas.

Isso porque o seu perfil de médico não é como todas as outras profissões. 

Dessa forma, é importante lembrar que os médicos também são regidos pelo 

CFM (Conselho Federal de Medicina), bem como pelo CEM (Conselho de Ética Médica). 

Devido a isso, existem algumas proibições que você precisa saber antes de começar a produzir conteúdo na sua rede social.

Nesse sentido, é interessante que você busque todas as regras estabelecidas. 

No entanto, quero salientar um dos maiores erros dos médicos por aí e que você não deve cometer: postar imagens de “antes e depois”.

Essa atitude é expressamente proibida pelo CFM!

6 estratégias para captar mais clientes com Marketing Médico no Instagram

É inegável que o Instagram para qualquer tipo de marketing é muito propício para captar novos leads e pacientes. 

Contudo, se você deseja se destacar e realmente ter um perfil relevante no Instagram, é preciso colocar em prática as estratégias corretas.

Por isso, te apresentarei abaixo 6 estratégias para crescer seu perfil e captar mais pacientes. 

1 – Tenha uma BIO estratégica

A bio é como se fosse uma versão moderna do cartão de visitas. 

Desse modo, é essencial caprichar e causar uma excelente primeira impressão. 

Não exagere na quantidade de informações, mas tenha certeza de colocar as que são essenciais, como sua especialidade.

Além disso, você pode até mesmo acrescentar um link que conduza diretamente ao WhatsApp do consultório. 

Não esqueça também de ter uma boa foto de perfil.

2 – Use os destaques a seu favor

Os destaques são como um flyer da sua clínica.

Portanto, eles devem apresentar um pouco mais do serviço prestado em seu consultório.

Deixe informações sobre:

  • Localização
  • Horários
  • Especialidades ou exames 

Lembre-se de organizá-los de modo que fiquem claros e acessíveis a novos seguidores.

3 – Defina uma linha de conteúdo

De nada adianta um perfil organizado e bonito se as pessoas não se interessarem nas postagens que você tem a fazer? 

O marketing de conteúdo se baseia em produzir informações relevantes para seu público. 

Por isso, não use seu perfil apenas para divulgar seu trabalho, mas para ensinar algo que interessa para sua persona.

Para isso, você deve alternar posts que informem sobre procedimentos, por exemplo, com posts que tragam dicas de saúde. 

4 – Conheça seu público-alvo

Para que as suas postagens tenham bom engajamento, é interessante você conhecer o seu público-alvo. 

Pesquise e entenda qual sua persona e perceba fatores que influenciam diretamente no tipo de postagem que você vai produzir em seu Instagram. 

Analise idade, classe social, gostos e preferências etc.

Todavia, uma dica geral é evitar termos técnicos, e traduzir as informações para uma linguagem mais universal.

5 – Conecte-se por meio dos Stories

Essa é a ferramenta capaz de estreitar relações, humanizar o relacionamento e ainda aumentar a interação e a empatia entre médico e paciente.

Por isso, aqui você encontra a chance de publicar um conteúdo mais informal e que aproxima você ao paciente.

Dessa forma, veja algumas sugestões de conteúdo para os Stories:

  • dicas de bem-estar e saúde de acordo com sua especialidade;
  • informações sobre sua clínica;
  • fatos do seu dia a dia;
  • pesquisas que afetam sua área;
  • publicações que demonstrem seu conhecimento sobre a especialidade;
  • vídeos rápidos e educativos sobre a sua área;
  • compartilhamento de notícias de fontes confiáveis.

6 – Invista em tráfego pago

O algoritmo do Instagram está em constante mudança. 

Sendo assim, antes, se você tinha 500 seguidores no Instagram e fazia uma publicação, as 500 pessoas que te seguiam viam sua publicação. 

De outro modo, o alcance orgânico era de 100%. 

Mas, os tempos mudaram e atualmente o alcance orgânico caiu.

Para solucionar este problema você precisa, além de produzir conteúdo com muito engajamento, promover suas publicações de forma paga tanto para quem já te segue quanto para novas pessoas (e potenciais pacientes) que nunca ouviram falar de você.

E então, gostou das informações? Não deixe de comentar e compartilhar conosco suas dúvidas e experiências sobre o assunto.


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