Vídeos no Instagram como criar conteúdo para esse formato

Instagram lança novas estatísticas para Reels e Instagram Live

Agora o Reels e o Instagram Live terão novas estatísticas! Assim como as publicações do Feed e Stories possuem métricas, o Instagram anunciou que vai disponibilizar informações para os criadores de conteúdo. 

Ao que tudo indica, as novas métricas vão fornecer dados de audiência, alcance e distribuição.

Gonzalo Arauz, o Diretor de Parcerias do Instagram para a América Latina, afirmou que:

O novo recurso irá trazer a possibilidade de os criadores de conteúdo compreenderem melhor o conteúdo que desenvolvem no Instagram. 

Além disso, o usuário poderá verificar o grau de interesse gerado por cada publicação e a influência das suas criações na rede.

Dessa forma, o Reels – vídeos curtos – e o Instagram Live terão um painel próprio dentro da plataforma para registrar as informações.

Quer saber mais como isso vai funcionar? Então continue comigo que eu vou te mostrar as novidades dessa nova ferramenta do Instagram!

Novas estatísticas: Reels

O Reels é um vídeo curto parecido com o Tik Tok. Sendo assim, sua duração é de 15 segundos, sendo que para alguns dispositivos a duração vai até 30 segundos. 

O vídeo pode conter áudio, efeitos de velocidade e outros recursos que ficam sob a escolha do usuário.

Você pode compartilhar vídeos do Reels com seus seguidores no Feed e, se tem uma conta pública, disponibilizá-los para a grande comunidade do Instagram por meio de um novo espaço no Explorar.

Nessa nova atualização, o Instagram vai liberar  para o Reels métricas como: 

  • reproduções, 
  • contas alcançadas, 
  • curtidas, 
  • comentários, 
  • número de vezes em que o conteúdo foi salvo e; 
  • compartilhamentos.

Novas estatísticas: Instagram Live

O Instagram Live é um recurso do Instagram para fazer transmissões de vídeo ao vivo.

Sendo assim, ao invés de gravar um vídeo e depois publicá-lo, a sua audiência pode estar com você em tempo real.

Desde 2016 que a ferramenta foi disponibilizada e já passou por várias atualizações que permitem muitas possibilidades.

Antes, os usuários só podiam ver a Live durante a transmissão, ou seja, quando estavam sendo gravadas. Mas agora, é possível disponibilizá-la no IGTV ao finalizar o vídeo ao vivo.

Também na nova atualização do Instagram, em relação às lives, os usuários terão disponíveis dados sobre:

  • contas alcançadas
  • pico de visualizações simultâneas
  • comentários e;
  • compartilhamentos. 

A plataforma já confirmou que está melhorando o recurso “Alcance”, para fornecer ao usuário estatísticas mais apuradas sobre o desempenho do conteúdo.

Outras atualizações possíveis

Para mais, além dessas novas estatísticas do Reels e do Instagram Live, o aplicativo do Instagram também pretende aumentar também o período em que o usuário possa ter acesso às informações na sua conta. 

Além disso, é esperado é que nos próximos meses, o Instagram permita que além da visualização de 7 dias e 30 dias, o usuário possa ver os dados dos últimos 14 dias, do mês anterior e dos últimos 90 dias.

E a versão web também irá ganhar novos recursos e ferramentas que mostrará as métricas para o Feed e Stories.

Reels x Tik Tok

O Reels possui um concorrente que também é bastante conhecido e utilizado: o Tik Tok. 

Há muito tempo, as informações sobre o engajamento, performance das postagens já estão disponíveis para contas comerciais nessa plataforma.  Só que lá os números são demonstrados de modo um pouco diferente.

Eles possuem ilustrações em gráficos, galerias com as melhores publicações, números de interações, médias e outras métricas interessantes para extrair insights sobre a audiência.

Além desses, outro fator diferente é que para conferir as métricas, o usuário do Tik Tok precisa ter a habilitação da Conta Pro. 

Desse jeito, depois de habilitado, o dono do perfil pode navegar na Análise, uma das opções do menu Configurações e privacidade. 

Já no Instagram, não se sabe ainda se as métricas serão disponibilizadas para todas as contas ou somente aquelas configuradas como “perfil profissional”, entretanto, provavelmente, o uso seja restrito às contas comerciais.

Uma novidade também que poderá surgir no futuro é que o Facebook também terá novas opções de predefinição para visualização das métricas. Sendo assim, será permitido fazer análise de números dos últimos 14 ou 90 dias de atividade. 

Quais são as outras estatísticas do Instagram?

O Instagram possui diversas estatísticas que podem ser analisadas através de uma ferramenta chamada Insights. 

Para ter acesso a essas métricas basta tocar no ícone com quatro barras verticais, localizado no canto superior direito da tela do seu aplicativo.

Quando você acessá-la, poderá encontrar:

  • Impressões: Quantas vezes suas publicações apareceram no feed de seus seguidores, mesmo que repetidas;
  • Alcance: Número de vezes que seus posts surgiram no feed dos usuários, mas sem contar repetições;
  • Visualizações do perfil: Quantos perfis clicaram no seu para verificar mais publicações ou informações de contato;
  • Cliques no site: Quantos cliques foram dados no link em sua bio do Instagram;
  • Cliques no email/telefone: Quantas pessoas clicaram no botão para enviar um email ou ligar para sua empresa;

Além disso, você também pode olhar os insights por publicação e verificar métricas como: impressões, alcance, número de curtidas, comentários, salvamentos e visualizações.

Conclusão

Como podemos observar, o Instagram está comprometido em  investir em mais maneiras para profissionalizar ainda mais a plataforma. As novas estatísticas para o Reels e Live são apenas o começo!

Se você ainda não recebeu essa nova atualização vá até o Play Store ou App Store e verifique se já está disponível para o seu dispositivo. 

A atualização ainda está sendo distribuída, portanto ainda há possibilidade de que o recurso não tenha chegado para todos. 

Depois disso, vá se divertir com as novas atualizações e gerar ainda mais conteúdo para o sucesso do seu perfil!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *