O Guia Definitivo dos lojistas para vender muito na Black Friday

Quando falamos de Black Friday, o cérebro já começa a pensar no que poderemos comprar nesse momento em que os produtos estão com excelentes preços.

Dessa forma, você lojista já pode considerar que preparar seu e-commerce para vender na Black Friday é muito importante!

Em 2019, as vendas nesse período alcançaram o faturamento surpreendente de R$149 milhões só na internet e as expectativas para 2022 são ainda maiores!

Por isso, esse evento é uma ótima oportunidade para as lojas virtuais aumentarem as vendas, fortalecerem a divulgação da sua marca e conquistarem novos clientes.

Contudo, para isso tenha o sucesso que esperamos, o lojista precisa fazer um planejamento antecipado e considerar diversos aspectos.

Neste artigo, vou te dar dicas do que você pode fazer para se destacar e vender na Black Friday.

Aproveite a leitura!

O segredo para aumentar as vendas na Black Friday

O problema dos lojistas quando chega nesse período do ano é focar somente no dia em que ocorre o evento.

Desse modo, eles se preparam com ações como:

  • Encher os estoques;
  • Preparar a equipe;
  • Fazer promoções;
  • Dentre outras…

Mas isso, não é suficiente, pois, o consumidor de hoje está mais exigente. Ele não quer apenas belas promoções estampadas na cara dele. Ele quer um produto específico que realize seus desejos e ainda mais, de marcas que transmitem confiança e entregue a ele qualidade.

Então, como sair na frente na Black Friday desse ano?


Separei um guia com dicas para você participar melhor deste pico de vendas e trazer mais clientes e aumentar as vendas na sua loja!

Dicas para lojistas venderem muito na Black Friday

1. Planeje suas estratégias com antecedência

Nas corridas e quaisquer outras competições, o vencedor é sempre aquele que chega primeiro.

Sendo assim, antecipar-se às datas do calendário proposto para o evento é aumentar as chances de obter sucesso.

Dessa maneira, planeje todas as suas ações antes.

Veja como será feita sua campanha de marketing, marque reuniões e prepare sua equipe de vendas e principalmente deixe seu estoque organizado para o dia desse pico de vendas.

Pontos que você deve considerar na hora de fazer seu planejamento:

  • Negociação com fornecedores a fim de atender a demanda que virá;
  • Seleção de produtos, descontos e planejamento de estoque;
  • Criação de promoções reais e que fidelizem os clientes;
  • Atenção a logística de frete que será oferecida durante a Black Friday;
  • Capacitação da equipe de atendimento e pós-venda.

A Black Friday é momento excelente para fazer novos clientes e buscar a sua fidelização por meio de sua satisfação. No entanto, para isso acontecer, você deve ter um bom planejamento e colocá-lo em prática com antecedência.

Não se antecipar não vai prejudicar apenas as vendas de seu negócio, mas a reputação de sua marca.

2. Crie promoções realmente vantajosas

Muitas vezes, o que ouvimos de consumidores por aí é que a Black Friday uma verdadeira fraude.

Isso porque é bastante comum lojistas aumentarem o preço do produto perto da data do evento e, com o desconto, a mercadoria acaba tendo mesmo valor anterior.

Isso já aconteceu com você? Pois é, suponho que você tenha ficado muito frustrado.

Pense bem, o consumidor vê a Black Friday como um dia para aproveitar produtos em promoção, com descontos que realmente valham a pena.

Não atender suas expectativas é como mandá-lo embora. Assim, as chances de ele nunca mais voltar a comprar na loja são altíssimas.

Se seu e-commerce não quer perder a credibilidade e ter bons resultados nesta data, crie promoções verdadeiras, que sejam realmente vantajosas para o consumidor e nem pense em maquiar os preços.

Além disso, escolha bem o que anunciar e, mais uma vez, busque a sua satisfação total do cliente, pois além da data ser especial para vendas, a Black Friday é uma ótima para fazer “bonito” com cliente, para torná-lo um cliente fidelizado o ano todo.

3. Capriche nas descrições dos produtos

Se você possui um e-commerce, garanta que os produtos tenham descrições completas, fotos de boa qualidade, em alta resolução.

A comunicação com o cliente precisa ser clara, e ele já deve estar ciente da data de entrega de suas compras antes de finalizar a transação.

Por isso, disponha todas as informações no site de forma clara, para assim evitar transtornos futuros.

Veja o exemplo da descrição da Maison 21:

4. Treine sua equipe de atendimento ao cliente

Ninguém gosta de ser tratado como um qualquer, ou sentir que está recebendo mensagens prontas.

Cada vez mais, o atendimento humanizado tem sido um ponto chave para aumentar a qualidade do atendimento.

Isso porque essa é uma etapa que mais pesa na decisão de compra do cliente.

Comumente o cliente paga até mais caro em uma loja porque ficou satisfeito com a forma pela qual foi atendido.

Então, é fundamental que as dúvidas do cliente sejam respondidas e os possíveis problemas sejam solucionados em tempo hábil.

Dessa forma, dê um treinamento para todos os atendentes da sua loja e certifique-se que eles sabem entender as necessidades do cliente e oferecer a melhor solução sempre.

5. Disponibilize mais de uma condição de pagamento

Atualmente, houve um crescimento exorbitante nas compras via cartão de crédito.

As pessoas estão deixando de comprar com dinheiro vivo e passando a optar por outras alternativas.

Por isso, se você deseja atingir um número maior de pessoas, ofereça outras condições de pagamento, como:

  • Boleto bancário,
  • Cartão de crédito,
  • Débito em conta,
  • PIX.

Além disso, quando você traz diversas formas de pagamento, a oportunidade de aumentar o volume de vendas e conseguir novos clientes cresce.

6. Invista em criar relacionamento com o cliente antes da Black Friday

Durante a Black Friday, os clientes são bombardeados com anúncios de todos os tipos e de diversos produtos.

Mas, se você acompanha esse blog com frequência, sabe que a jornada de compra é bem mais profunda.

Considerando isso, para atingir seu público, além de investimento em publicidade online, é necessário ir criando um relacionamento com seu público antes do evento.

Com tantas lojas virtuais participando do evento, o consumidor vai chegar ao seu e-commerce se ele já tiver confiança em você e entenda o reconhecimento da sua marca.

Assim aposte em fazer bons posts de consciência e de geração de autoridade.

Além disso, use o e-mail marketing para ficar ainda mais próximo do seu público e aquecer sua lista.

Envie as promoções previamente para que ele comece a se organizar para o grande dia.

Lojista, comece a se preparar para a Black Friday agora!

Para aproveitar a Black Friday 2022, o segredo é estar preparado!

Milhares de novos consumidores estão esperando para conseguir novas ofertas e darem os primeiros passos em uma das datas mais importantes para os lojistas.

Se você quer ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos para a Black Friday continue nos acompanhando!


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