Nicho de mercado Entenda o que é e como definir o seu em 5 passos

Nicho de mercado: Entenda o que é e como definir o seu em 5 passos

Se você está começando sua empresa agora, saber o que é nicho de mercado é o ponto de partida da sua estratégia de marketing

Por isso, é muito importante que você encontre o seu. 

Mas caso você já possua um nicho de mercado, é bom saber se está apostando no nicho correto.

Isso porque descobrir novos nichos ao longo do tempo é normal. 

Como resultado dessa ação inicial, você irá construir um negócio de sucesso. 

Nessa etapa, você precisa ser bastante assertivo nos seus investimentos, pois somente um bom nicho de mercado pode te ajudar a conquistar os primeiros clientes.

Além disso, saber o seu nicho é um ponto-chave para sua empresa alcançar a saúde financeira com rapidez.

Sendo assim, nesse artigo vou te mostrar com clareza o que é um nicho de mercado e te ajudar em apenas 5 passos a descobrir ou redescobrir o seu espaço nos negócios.

O que é nicho de mercado

Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade escondida dentro de um ramo de negócios com grande amplitude e muita competitividade.

Muitos publicitários e empreendedores usam nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos, mas isso é um erro brutal.

Então, se você também se embaralha entre os significados, quero te dizer que a diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.

Veja só!

Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores em comum. 

Nesse caso, o mercado consumidor já é conhecido, então é um recorte mais amplo.

Já o nicho de mercado se refere sempre a um grupo pequeno e quase ou totalmente inexplorado.

Isto é, o nicho de mercado é uma parte pequena da parcela de um segmento.

Você não conseguiu entender? 

Deixa eu explicar melhor através de um exemplo. 

Exemplo de nicho de mercado

Vejamos…

Suponha que sua empresa atua na área de nutrição, esse é um mercado muito amplo, certo? 

Desse modo, dentro dele existem vários segmentos como: nutrição e saúde, nutrição infantil, nutrição esportiva, etc. 

Como você pode ver,  todos que citei são bastante explorados.

Sendo assim, cada um desses segmentos possui uma persona com necessidades e anseios particulares e únicos.

Digamos que a persona do segmento de nutrição esportiva procure por produtos alimentícios fitness, um mercado competitivo e que está sempre aquecido.

Só que dentro desse mesmo segmento, tem crescido o número de pessoas em busca de produtos alimentícios fitness e veganos e que não está encontrando esses produtos a um custo acessível.

Já deu pra ver que esse grupo de potenciais clientes possui problemas diferentes da sua persona de nutrição esportiva e nenhuma empresa tem soluções para suas dores.

Assim sendo, esse grupo é uma nova persona e uma grande oportunidade de expandir seus negócios. 

Pronto! Encontramos nesse exemplo a definição de nicho de mercado.

Qual a importância de definir um nicho de mercado

Quando você oferece produtos para um amplo segmento, você age de modo muito geral. 

Dessa forma, pode até perder um dos maiores fatores de credibilidade e retorno financeiro que a sua marca pode ter: a especialização.

Agir de modo generalista faz com que a sua proposta de solução não seja muito assertiva. 

Assim, sua comunicação atinge um grande número de pessoas mas que também é impactada por dezenas outras mensagens de empresas como a sua. 

Agora, quando você se posiciona como especialista de um nicho de mercado, o número de pessoas atingido pode até ser menor, já que está focando em resolver um problema específico. 

Porém, essa comunicação será muito mais acertada, pois você vai interagir diretamente com potenciais clientes que buscam incansavelmente por uma solução para seus problemas.

Benefícios de definir um nicho de mercado

Uma empresa com um nicho de mercado bem definido tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos.

E não é só isso. Veja outros benefícios de definir um nicho de mercado:

Plano de marketing efetivo

Definir um nicho de mercado vai te ajudar a se comunicar diretamente com sua persona.

Sendo assim, você consegue criar um plano de marketing muito mais eficiente. 

Menor número de concorrentes 

Como eu já disse antes, existe uma parcela de consumidores que são carentes de soluções em um mercado pouco explorado.

Dessa forma, encontrar seu nicho pode fazer com que você tenha poucos concorrentes, quiçá até nenhum.

Preços mais vantajosos 

Se o mercado é pouco ou nada explorado, então você tem chance de estabelecer os valores do negócio, e assim, obter mais lucro, mesmo que as vendas sejam menores.

Os quatro tipos de segmentação do mercado

E agora que você já sabe a importância de um nicho de mercado, já podemos falar sobre como você pode identificar um.

Neste artigo, você aprendeu que o nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada explorada de um segmento de consumo.

Só que você pode usar as características dos próprios consumidores para conhecer um segmento a fundo e, dessa forma, encontrar um nicho de atuação para seu negócio.

Geralmente as características são segmentadas de quatro maneiras: 

  1. geográfica, 
  2. demográfica,
  3. comportamental e 
  4. psicográfica.

Segmentação geográfica

Essa segmentação se baseia na localização do mercado consumidor.

Sendo assim, você pode fazer recortes do(a):

  • continente;
  • país;
  • estado;
  • cidade;
  • bairro;
  • região.

Não se esqueça de considerar todos os concorrentes de negócio que ocupam o mesmo local.

Mas é bom saber também que essa segmentação é pouco valiosa para quem atua no mercado digital.

Segmentação demográfica

Já a segmentação demográfica considera aspectos populacionais do mercado consumidor:

  • faixa etária
  • gênero
  • renda
  • ocupação
  • raça
  • geração
  • nacionalidade
  • classe social
  • escolaridade

Todas essas características influenciam nos hábitos de compra do consumidor. 

Além disso, vale dizer que as segmentações demográficas são muito utilizadas para construir públicos-alvo. 

Segmentação comportamental

Outro ponto importante nas segmentações são os comportamentos:

  • o que eles procuram?
  • Do que precisam?
  • o que conhecem?
  • o que consomem?
  • em que quantidade consomem?
  • com que frequência?

Por exemplo, uma empresa que atua em um nicho de mercado com segmentação comportamental é a Wizard que tem a opção dos alunos poderem marcar as aulas de acordo com a sua agenda.

Segmentação psicográfica

Por outro lado, a segmentação psicográfica considera aspectos como a personalidade, estilo de vida e valores do grupo consumidor. 

Para este tipo de segmentação é possível oferecer soluções para grupos de consumidores específicos como os adeptos ao veganismo, os intolerantes à lactose, os protetores dos animais, os fãs de bandas de rock, etc.

Como descobrir o seu nicho de mercado em 5 passos

Se você é capaz de criar uma segmentação de mercado, é o momento de utilizar esse conhecimento para encontrar o seu nicho de mercado.

Listamos aqui cinco passos para você chegar lá. Acompanhe!

Passo 01: Saiba em qual mercado você quer atuar

Se você está no mundo digital, então provavelmente tem muitas possibilidades de criar um empreendimento.

Mas o que irá fazer diferença é a sua paixão pelo seu mercado.

Você não deve apostar em um segmento só porque ele está em alta.

Dessa forma, as chances de você se desmotivar e desistir são bem maiores.

Então, tem a certeza de que você está buscando uma oportunidade e um mercado que conhece e gosta.

Passo 02:  Identifique um problema

Para ser mais assertivo você precisa procurar problemas não solucionados das pessoas. 

Para isso, você pode fazer fóruns nas redes sociais e ou pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu mercado no Google e analisando segmentações de mercado.

Além disso, não deixe de se atentar às dúvidas ou feedbacks que os consumidores de seu mercado deixam para as marcas mais populares do mercado.

Às vezes, as grandes companhias deixam passar essas informações, mas elas podem render ótimos insights.

Passo 03 : Avalie seus conhecimentos no nicho de mercado escolhido

Falar sobre um assunto que você não sabe só pra se garantir num nicho é a pior coisa a se fazer. 

Você precisa ter propriedade para propor soluções. Isso traz credibilidade e confiança para seus potenciais clientes.

Sendo assim, para ser especialista em um nicho de mercado, você precisa dominar aquele ramo de negócio a fundo. 

Se você não é a pessoa com maior conhecimento sobre o assunto, estude até que se torne uma.

Além disso, não esqueça de viver o que você fala! 

A sua solução deve estar presente no seu dia a dia. Você deve ser seu próprio e maior case de sucesso.

Passo 04: Observe a demanda do nicho de mercado

O seu nicho de mercado tem de ter um problema real. 

Pois a sua solução deve transformar a vida do público-alvo para melhor. 

As pessoas vão querer pagar por uma solução, algo que resolva o problema delas. 

Dessa forma, esse problema precisa ser real. Precisa ter demanda.

Você pode descobrir a existência de uma demanda observando comentários e buscas que as pessoas fazem na internet.

Passo 05: Analise a concorrência

Seria interessante que não houvesse concorrentes quando se está descobrindo um nicho de mercado. 

Mas nem sempre isso será possível. Por isso, fique atento ao volume de competidores e suas ferramentas.

Se já existem milhares de empresas tentando resolver o mesmo problema, então esse mercado não será lucrativo para você, muito menos atrativo.

Agora se os concorrentes são poucos e você tem um diferencial, minha dica é:

invista! 

10 perguntas para descobrir o seu nicho de mercado

Para encontrar seu nicho de mercado, vamos fazer um quiz de perguntas!

Se você responder a todas e o resultado for um cenário positivo então você terá encontrado seu nicho. 

Vamos lá?

  1. Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  2. Eu realmente conheço o problema que estou tentando resolver?
  3. Qual a minha qualificação para resolver esse problema?
  4. Existe um grupo de pessoas afetado por esse problema?
  5. O que pode acontecer com elas se esse problema não for resolvido?
  6. Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem com esse problema?
  7. Quais são as dores e necessidades dessas pessoas?
  8. O que meus concorrentes oferecem como solução?
  9. Qual diferencial pretendo oferecer?
  10. Alguém pagaria por uma solução?

Ferramentas para te ajudar a encontrar seu nicho

Além do questionário acima, listei aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a identificar um nicho de mercado um pouco melhor.

Veja a seguir:

Google

O pai Google sempre pode ajudar nas pesquisas não é verdade. 

Abra uma página anônima e o buscador do Google pode te dar muitas ideias de nichos de atuação! 

Para isso, basta usar como palavra-chave o nome de seu produto + complementos como “de” ou “para” e características ou adjetivos de produtos.

Maps

Essa ferramenta do Google pode render vários insights para quem está fazendo uma segmentação geográfica. 

Sendo assim, pesquise o tipo de estabelecimento + o recorte espacial desejado. 

Ex: Padaria no centro de Brasília.

O Google Trends sempre sabe o que é tendência.

Essa ferramenta te dá o crescimento de buscas por determinado termo ao longo dos anos. 

Além disso, ela também mostra o aumento no interesse.

É só utilizar as palavras-chave que você descobrir no buscador para descobrir se o nicho que você está de olho está quente.

SEMrush

Se você deseja fazer uma análise de concorrência do mercado, o SEMrush é a sua melhor opção. 

Ele vai te ajudar a identificar a real existência de um nicho de mercado e seu volume de competição na internet.

Além disso, dá para descobrir quais são as principais palavras-chave do seu competidor e o número de palavras-chave que vocês disputam.

Keyword Planner

Outra ferramenta do Google que pode fazer toda a diferença na sua busca por um nicho de mercado é o Keyword Planner.

O Keyword Planner é um complemento do Google Trends, pois ele te ajuda a descobrir palavras-chave semelhantes com o nome do seu produto e oferecer mais possibilidades de negócios.

Conclusão

Com um nicho de mercado bem definido, os investimentos da sua empresa podem ser direcionados para o lugar certo: a atração do seu cliente ideal.

Assim sendo, escolher o nicho de mercado certo fará uma diferença muito grande no sucesso da sua marca. 

Se você está começando um negócio, encontrar um nicho de mercado com o equilíbrio certo entre demanda e oferta é fundamental.

Conta pra mim nos comentários em qual nicho você atua e como você está construindo sua autoridade no mercado!


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