Plataforma X Enfrenta Possibilidade de Banimento no Brasil

Plataforma X Enfrenta Possibilidade de Banimento no Brasil

Executivos da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, foram informados nos Estados Unidos sobre o risco iminente de banimento no Brasil.

A advertência surgiu após a empresa decidir não cumprir uma ordem judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que exigia o bloqueio de 7 perfis na rede social.

Plataforma X: Repercussões e Medidas

A decisão de desobedecer à ordem judicial gerou consequências significativas. Para evitar a prisão de seus representantes legais e multas no Brasil, a plataforma X tomou a medida drástica de demitir todos os seus funcionários no país e encerrar as operações de seu escritório brasileiro.

No sábado à tarde, 17 de agosto, a empresa protocolou uma petição no STF, informando que, devido ao fechamento do escritório e à ausência de representantes legais no Brasil, o cumprimento da ordem judicial se tornava inviável.

A plataforma agora aguarda a resposta do ministro Alexandre de Moraes à petição. Durante reuniões no último fim de semana, informaram aos executivos que a plataforma X pode ser banida do Brasil por não cumprir a ordem judicial.

Contexto da Situação no Brasil

Na manhã de sábado, cerca de 40 funcionários da plataforma X no Brasil foram surpreendidos por uma reunião online de emergência, convocada durante a madrugada.

O gerente geral anunciou a demissão em massa dos funcionários presentes, confirmando o fim das operações da empresa no país.

Poucas horas após o encerramento das operações no Brasil, Elon Musk, proprietário da plataforma, utilizou seu perfil no X para comentar o ocorrido. Musk atribuiu a decisão de fechar o escritório brasileiro às “exigências de censura” do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo Musk, “a decisão de fechar o escritório do X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos acatado as exigências de censura secreta (ilegal) e a entrega de informações privadas de @alexandre, não conseguiríamos justificar nossas ações sem perder nossa integridade.“

Além disso, o perfil oficial de relações governamentais da plataforma X também se pronunciou, confirmando o encerramento das operações no Brasil.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *