Por que contratar uma agência de marketing de conteúdo?

Será que vale a pena contratar uma agência de marketing de conteúdo? Essa pode ser a dúvida de muitos empresários.

Provavelmente você já sabe que o ambiente digital gera diversos benefícios para todo tipo de empresa. Contudo, é possível obter retornos ainda melhores ao trabalhar com uma agência de marketing de conteúdo eficiente.

As agências de marketing de conteúdo podem gerar valor para as empresas, contribuindo para aumentar a presença digital da sua marca. Além disso, é capaz de simplificar processos que envolvem a entrega de conteúdos de qualidade para o seu público: planejamento das ações, produção de artigos para o blog, e-mail marketing, entre outros.

Continue a leitura deste post e descubra por que você deveria contratar uma agência de marketing de conteúdo!

O que é uma agência de conteúdo?

Antes de saber por que você deveria contratar uma agência de conteúdo, é importante entender o que é uma agência e o que ela faz. 

A agência de marketing de conteúdo é uma empresa que presta serviços especializados em comunicação. Nesse sentido, sua principal função é produzir, gerenciar e distribuir o conteúdo para os públicos de interesse de uma empresa. 

Esses conteúdos podem ser feitos em diferentes formatos, por exemplo, textos, imagens, vídeos e áudios. 

Mas, como essa é uma área bastante abrangente, ela pode contemplar, entre outras atividades:

  • Redação, edição e revisão de textos para sites, redes sociais, materiais etc.
  • Design de peças;
  • Produção e edição de vídeos e podcasts;
  • Elaboração e gestão de campanhas de comunicação.

Vale destacar que o serviço de uma agência de marketing conteúdo é delimitado somente após avaliação das necessidades de cada empresa ou projeto. 

Sendo assim, o trabalho deve ser planejado e desenvolvido considerando os objetivos a serem alcançados. 

Desse modo, é possível que várias soluções sejam empregadas ou até que a agência necessite ajustar seu escopo de atuação para atender a necessidades específicas.

Assim, vemos que o trabalho desenvolvido pela agência pode ser enquadrado como conteúdo personalizado. Com isso, por estar mais alinhado às características e necessidades do negócio, esse formato potencializa os resultados desejados.

Os serviços de marketing de conteúdo se desenvolvem a partir de quatro etapas essenciais:

  1. estratégia
  2. planejamento
  3. criação
  4. gestão

Agora, vou te explicar cada uma dessas fases. Acompanhe!

1. Estratégia

O primeiro passo da execução dos serviços que uma agência de conteúdo presta é a compreensão, análise e definição da estratégia

Isso porque essa etapa delimita pontos importantes do projeto, veja alguns:

  • objetivo;
  • diagnóstico/análise da situação;
  • resultados esperados;
  • público a ser atingido;
  • prazos;
  • insumos/recursos necessários;
  • formatos de conteúdo.

2. Planejamento

Depois disso, a agência de conteúdo inicia o planejamento do projeto. 

Assim sendo, ela estabelece um plano de ação que define as atividades a serem desempenhadas. Além disso, delimita quem executará cada função e qual será o prazo de entregas. 

Vale lembrar que esse planejamento pode ser simples ou profundo, tudo depende da complexidade do trabalho.

3. Criação

Essa é uma etapa que engloba a produção de qualquer tipo de conteúdo: digital, impresso, texto, áudio, arte ou vídeo. 

Geralmente, são usados diferentes formatos em uma mesma campanha. 

Dessa forma, várias áreas compõe a realização de um serviço, dentre eles, a redação, a edição e a revisão do texto quanto a identidade visual e a criação artística.

4. Gestão

A gestão dos projetos é outra etapa importante dos serviços de uma agência de marketing de conteúdo. 

Ela abarca o acompanhamento das publicações, análise de métricas e resultados. 

Tudo isso acontece sobretudo nos trabalhos que se desenvolvem no longo prazo, como ocorre nas redes sociais e blogs.

A importância fundamental do marketing de conteúdo para as empresas

1. Marketing de conteúdo aumenta as vendas

Não poderia iniciar de outro modo senão com o argumento mais importante para qualquer dono de empresa: o lucro! 

É claro que existem outros inúmeros benefícios, como veremos adiante, no entanto, é indubitável que o mais importante é o aumento de receita.

Especialmente quando falamos do marketing digital, as possibilidades de alcançar mais e mais pessoas é exponencial e, consequentemente, as oportunidades de vendas.

Empresas como Nike, Red Bull, Coca-cola e tantas outras usam essa estratégia para aumentar as vendas de seus negócios e possuem resultados significativos. 

2. Marketing pode salvar seu negócio em momentos difíceis

Muitos empresários — mas cada vez menos — ainda enxergam o investimento em marketing como um custo e, devido a isso, em momentos de dificuldade é um dos fatores que eles cogitam restringir para cortar despesas.

Mal sabem eles que o marketing é uma das principais ferramentas para ajudar negócios em momentos de dificuldade. 

Um exemplo foi a pandemia Covid-19. Diversas empresas se beneficiaram do marketing de conteúdo e das vendas online para conseguir manter seus negócios abertos. 

Assim, podemos ver que o marketing de conteúdo oferece inúmeras estratégias diferentes para reverter quadros difíceis, ao contrário das possibilidades normalmente usadas pelas empresas, que geralmente se resumem a baixar preço, cortar despesas ou demitir funcionários.

3. Marketing de conteúdo mostra seu negócio para as pessoas (certas)

Não adianta investir um rios de dinheiro, tempo e esforço para tornar seu negócio melhor que a concorrência, se ninguém — ou só pouca gente — ficar sabendo disso.

Nessa perspectiva, o marketing de conteúdo é o meio mais eficiente para conhecimento (ou reconhecimento) de marca.

Com a estratégia certa, seu negócio (ainda que pequeno) tem a possibilidade de estar entre os primeiros colocados no Google, o que abre os horizontes, possibilitando uma infinidade de negócios e visibilidade.

4. Marketing de conteúdo te ajuda a conhecer seu cliente

Do mesmo jeito que o marketing de conteúdo pode tornar seu negócio mais conhecido, ele também te dá ferramentas e métricas que te possibilitam conhecer mais profundamente seu cliente ideal.

Nessa hora você deve estar se perguntando: como uma agência de marketing conhece meu cliente ideal melhor do que eu?  

Não estou dizendo que você não o conheça, mas pensa comigo:

  • Será que seus clientes não estariam dispostos a pagar mais, caso você ofertasse produtos ou serviços diferenciados?
  • Será que eles estão comprando coisas na concorrência, mas que poderiam estar comprando de você?
  • Será que os melhores horários de funcionamento de seu negócio (na opinião dos clientes) não seria outro?
  • Quais fatores os fariam pagar mais caro?

São respostas que as ferramentas de marketing atuais permitem você investigar e descobrir.

5. Marketing de conteúdo gera relacionamento e confiança

Quem nunca foi naquele lugarzinho favorito só porque já sabe como lá é um ótimo estabelecimento e não vai ser decepcionado? 

A verdade é que nada ajuda mais na fidelização de clientes do que ter um bom relacionamento com suas marcas ou empresas favoritas. 

Dessa maneira, por meio do marketing de conteúdo você tem acesso a ferramentas de comunicação que te permitem manter um relacionamento regular com as pessoas que compram de você, como e-mail marketing e postagens nas redes sociais.

Por que contratar uma agência de marketing de conteúdo?

Neste artigo, eu te mostrei benefícios e vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para seu negócio. Assim, você não deve ter mais dúvidas que essa é uma ótima estratégia, não é mesmo? 

Mas, nessa hora, uma outra questão costuma surgir na cabeça de donos de empresas, que é: fazer marketing internamente ou contratar uma agência?

Não existe uma resposta certa para isso. No entanto, o que eu posso dizer é que a realidade do seu empreendimento é o que determinará a melhor opção.

Sendo assim, considere alguns aspectos:

Para ter um trabalho consistente e robusto de marketing, é preciso contar com inúmeros profissionais, como coordenador de marketing, estrategista, redator, social media, designer, gestor de tráfego pago, revisor de texto e desenvolvedor para cuidar do site. 

Vendo por esse lado, é infinitamente mais econômico e simples contratar uma agência e pagar um valor único por mês do que contratar por CLT (e supervisionar) todos esses profissionais. 

Embora hajam hoje inúmeras ferramentas digitais que permitem levantar dados e métricas sobre seu negócio, seus concorrentes e sobre seu público. 

Boa parte dessas ferramentas são pagas e, ainda assim, as gratuitas, precisam de um bom conhecimento técnico para serem usadas e interpretadas a fim de gerar informação relevante para a tomada de decisões. 

Agências fazem isso diariamente e já estão prontas para simplesmente fazer isso pela sua empresa também.

Contar com um time experiente de marketing é ter ao lado um time de parceiros, pessoas cujo trabalho será pensar o dia todo sobre como fazer seu negócio vender mais. 

Veja o que se encaixa melhor no seu negócio hoje e tome sua decisão, se deseja contratar uma agência de marketing de conteúdo, estou a disposição. 

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