SEO Local: o que é e como aplicar na sua microempresa

Com a Era da Tecnologia, o SEO local transformou a maneira como compramos produtos e serviços. 

Você recorda que antigamente existiam muitas pessoas panfletando pelas ruas, carros anunciando sobre promoções de lojas e supermercado? 

Agora isso já não é mais necessário. Afinal, com apenas um clique no Google podemos encontrar qualquer lugar do mundo.

O que facilita a vida na hora de escolher um restaurante, barbearia ou qualquer outra utilidade. 

A essa funcionalidade chamamos de SEO local.

Com ela, seu negócio ganha visibilidade, trazendo mais clientes. Mas, não é só isso. Há diversas vantagens em utilizá-la na sua microempresa e eu vou te mostrar tudo isso nesse artigo.

Acompanhe!

SEO local: o que é?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa a otimização de mecanismos de buscas na internet. 

Já local, tem a ver com a região, ou seja, o alcance de uma localidade.

Por meio dessa ferramenta, pode ter mais confiabilidade e reconhecimento. 

Isso porque ela usa a geolocalização para que o público chegue mais rapidamente até você para fechar negócio. 

Além disso, com ela é possível estar nas primeiras páginas do Google.

Veja também: Marketing de SEO: O Guia para Iniciantes

Palavras-chave para SEO local

Quando as pessoas procuram alguma coisa no Google ou em outro site de busca, elas têm um desejo: comprar um produto, encontrar um local, dentre outros. 

Então, ao digitar uma palavra a ser pesquisada, a ferramenta vai buscar aqueles negócios em que esse termo é mais caracterizado. 

A palavra-chave é norteadora do SEO local para exibir os negócios que podem responder ao desejo do usuário de forma mais prática e rápida.

Existem algumas formas bem eficientes de inserir essas palavras-chave e conseguir se posicionar melhor do que seus concorrentes, olha só:

1. No nome da empresa

Você pode colocar o nome da sua microempresa associado a principal característica dele. Assim, quando o Google te buscar será mais fácil a assimilação.

2. No site da sua empresa

As palavras-chave também devem estar no seu site. Dessa forma, relacione seus produtos e serviços a essas palavras para facilitar que ela seja notada pelo site de busca.

3. Nos produtos e serviços

Sabe aquele produto que é o SUPERMAN do seu negócio? 

Esse é aquele produto que você mais pretende atrair clientes e consequentemente mais vendas.

Para que o Google saiba disso, você deve descreve-los entro do painel do Google Meu Negócio.

Usar as palavras-chave é uma das formas mais eficazes para conseguir um excelente posicionamento de busca.

Ranqueamento para SEO local

Quando falamos em ranqueamento no SEO local, é preciso entender que o Google combina diferentes fatores para ajudar o usuário a encontrar a resposta que tenha a melhor correspondência à busca realizada.

Para conseguir estar mais fácil de garantir um clique na sua empresa as dicas são simples:

Preencha a categoria do seu negócio;

Quando construir sua empresa, lembre-se de fazer associação entre o nome e a palavra-chave do seu negócio. 

Isso porque caso ela não tenha a palavra-chave, o Google pode banir sua conta baseado nas políticas internas.

Defina bem o seu endereço no Google;

O ideal aqui é usar um endereço exato e preciso para informar o local da sua empresa. 

Para preencher este campo você deve se perguntar “Como é a forma mais fácil do seu cliente encontrar a sua empresa?“

Dessa forma, para inserir ou alterar seu endereço no Meu Negócio,siga o passo a passo:

  • Crie seu perfil utilizando seu local real.
  • Números de conjuntos, andares, edifícios podem ser utilizados.
  • Informações como cruzamentos e pontos de referência próximos só devem ser incluídas em regiões onde o endereço oficial não indica com precisão o local da empresa.
  • No endereço, não inclua informações que não sejam pertinentes ao local físico da empresa, como URLs ou palavras-chave.

SEO para site de negócios locais

Algumas dicas essenciais para garantir que seu negócio seja encontrado pelas pessoas que estão próximas.

1. Produza conteúdo relevante

O marketing de conteúdo revolucionou os pequenos e grandes negócios.

Assim, publicar conteúdo relevante para seu público por meio de blogs, respondendo as suas principais dores, objeções, desejos e interesses é ótimo para que o Google dê uma nota ao seu site e comece a exibi-lo em pesquisas.

2. Peça para que seus clientes avaliem sua empresa no Google

Se você cria um bom relacionamento com seus clientes, é só uma consequência as avaliações. 

No entanto, existem aqueles que esquecem de avaliar o serviço, embora tenham gostado bastante.

Sendo assim, incentive seus clientes a publicarem as impressões que tiveram sobre o atendimento. 

Essas avaliações podem aumentar sua credibilidade 

3. Faça parcerias para ganhar citações 

Uma outra forma de melhorar seu ranqueamento no Google é ter seu link em outros sites locais. 

O Google entende que você é referência naquele bairro. 

Portanto, faça boas parcerias com fornecedores locais, outras empresas próximas a seu negócio.

A importância do Google Meu Negócio

Como você viu nesse artigo, é uma grande verdade que o Google é a principal plataforma de buscas entre os usuários que querem encontrar um produto ou serviço, seja ele físico ou virtual.

É como uma pesquisa que você faz por restaurantes. O Google sempre vai evidenciar aqueles negócios que geograficamente estão mais próximo de você.

Da mesma forma acontece em diferentes nichos.

Assim, o Google Meu Negócio é uma plataforma que objetiva aproximar os usuários de negócios locais, trazendo para eles o máximo de informação e credibilidade sobre os empreendimentos da região.

Com essa ferramenta, os empreendedores conseguem bons resultados organicamente. Isso porque a plataforma é gratuita.

Para se cadastrar, é simples, veja:

  • Acesse a página do Google Meu Negócio;
  • Digite o nome da sua empresa no local indicado.

Os próximos passos devem ser realizados conforme a ferramenta solicitar:

  • insira seu endereço;
  • defina seu local exato (marcando seu endereço com o pino de localização);
  • escolha uma categoria de negócio;
  • digite seu número de telefone e site;
  • verifique sua listagem

Para multiplicar suas vendas, você deve aumentar o número de cliques no seu site, que vai gerar um melhor engajamento. 

É uma sequência de fatos que garantem a sua visibilidade e posicionamento do seu negócio.

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