8 técnicas de oratória para um bom atendimento ao público

8 técnicas de oratória para um bom atendimento ao público

Saber técnicas de oratória para um bom atendimento ao público pode ser a carta na manga que sua empresa precisava para melhorar a comunicação com os clientes. 

Sabemos que o relacionamento com o cliente é muito importante para gerar confiança, fidelização de clientela e muitas outras características de relações interpessoais. 

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de ser bem atendido.

Sendo assim, ninguém suporta chegar num lugar ou contratar um serviço ou um produto e ser recebido com uma pessoa mal-humorada e sem disposição para responder às nossas dúvidas.

Desse modo, as empresas que se destacam por ter um bom atendimento são muito mais competitivas no mercado. 

Por isso, eu entendi que preciso ajudar você a ter uma comunicação assertiva durante o atendimento ao público. 

Neste artigo, vou te ajudar com técnicas de comunicação para melhorar o atendimento.

A importância das técnicas de oratória para um bom atendimento ao público

O uso técnicas de oratória para um bom atendimento ao público é indispensável para profissionais que desejam melhorar. 

É bom lembrar que um bom orador não é aquele que fala bem apenas em frente a um grande público. É preciso saber se comunicar mesmo quando se está a sós com um cliente.

Muito se fala sobre venda e atendimento ao público, mas antes do cliente fechar o negócio, é preciso que ele confie em você. Será que você está fazendo o certo?

O atendimento ao público é o canal principal para lidar com público. 

Muitas vezes, você nem é um atendente direto, mas lida com o público e de uma maneira ou de outra está fazendo atendimento.

Dessa maneira, é muito importante estar atento porque as relações de consumo mudaram muito nos últimos anos.

Os consumidores não querem só comprar, eles também querem entender 

  • o valor da marca 
  • o papel social da marca 
  • a cultura da marca  
  • quer se relacionar com a marca
  • quer se sentir importante para a marca 

Você já passou por algum trauma com atendimento?

Ouvimos diariamente muitos casos em que os clientes são maltratados e até ofendidos durante um atendimento. 

E isso acaba com o relacionamento da marca com o cliente. 

O atendente é como um influencer digital. Ou seja, eles influenciam o poder de compra do consumidor.

Por isso, usar técnicas de oratória para um bom atendimento ao público, ter um atendimento de impacto é a porta de entrada para gerar muitas vendas e garantir o sucesso da sua empresa.

Se você quer qualificar sua comunicação para fazer um atendimento mais atraente, eu preparei algumas dicas legais para você qualificar sua comunicação, fazer um bom atendimento e melhorar o seu impacto sobre o público.

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: valorize o tempo do cliente 

O senso de urgência dentro do atendimento é muito importante para algumas empresas.

Inclusive, hoje em dia, algumas empresas até bonificam, dão presentes, promoções para os atendentes que são ágeis.

Ter agilidade é muito fundamental no atendimento, pois o cliente tem esse senso de urgência muito ativado. 

Nessa era de imediatismo, ele quer ter respondido na hora. E aí é legal criar essa regra de tempo.

Até quanto tempo você consegue responder e sempre pensar qualquer resposta?

É melhor do que nenhuma resposta. 

Assim sendo, se você não consegue atender naquele momento, se não está disponível, então deixa um recadinho.

A empresa “tal” agradece seu contato. No momento não estamos online, mas iremos te atender melhor no próximo horário disponível.

Ao criar esses mecanismos de comunicação, a empresa demonstra estar atenta a esse senso de urgência do cliente que deseja uma resposta rápida e direta.

Fique atento ao uso correto da língua portuguesa

Ninguém precisa ser um Augusto dos Anjos ou a própria Clarice Lispector, mas escrever da maneira correta é essencial. 

Portanto, tente pensar também na maneira como você escreve.


Escreva dentro das normas gramaticais porque você pode queimar uma marca. 

Se lá na mensagem está escrito algo errado, imagine o que o cliente pode pensar?  

Isso é feio, isso queima o filme e baixa muitos pontos tanto do atendente quanto da marca. 

Sendo assim, tenha atenção!

Outra coisa que é importante dizer: não fique criando formas rebuscadas de tentar responder o seu cliente.

Use linguagem direta, linguagem do presente. Evite usar os gerundismos. Por exemplo:

  • Vou estar te atendendo 
  • A empresa vai estar entrando em contato para resolver o problema
  • Vou estar verificando

Pare com isso! Diga sempre no tempo presente:

  • Vou te responder 
  • Vou te atender 
  • Pode contar comigo 

Use o tempo verbal adequado e uma linguagem que seja direta objetiva sem ficar criando frases invertidas, muito rebuscadas ou um vocabulário todo cheio de frufru. 

Agir dessa forma pode acabar confundindo muito mais a pessoa que está ali tentando tirar uma dúvida.

Então lembre-se: linguagem estratégica, objetiva e direta.

Independente se for comunicação via chat, e-mail, aplicativo de mensagem ou atendimento escrito.

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: crie respostas prontas 

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: crie respostas prontas 

Uma outra coisa legal para aproveitar, qualificar e valorizar o tempo do seu cliente é ter algumas respostas prontas.

Você já pode deixar essas respostas em uma pasta para consultar ou ainda muitos aplicativos já possuem essa ferramenta de criação de respostas.

Se você faz atendimento de balcão, se você recebe pessoas, é um consultor, se você faz algum tipo de venda mais consultiva, se tem uma loja online, responde as pessoas por telefone, que tal  já deixar aquela sequência de respostas prontas?

Pois existe um padrão de perguntas que geralmente as pessoas fazem dentro de cada área. 

Então, você pode deixar isso semi-pronto, daí quando necessário, você bate o olho já lembra e assim não vai gaguejar, não vai errar, não vai se confundir, nada disso.

Além disso, o atendimento fica muito mais ágil.

Seja cordial e simpático

Não dá para ser rabugento num atendimento ao cliente se você quer gerar uma boa relação com ele.

Afinal, o atendimento é meio que essa fase da conquista. 

O objetivo a ser  conquistado logo de cara é para confiar na marca, na qualidade do produto ou serviço oferecido e seguir adiante no processo de contratação de compra.

Quem não gosta de ser atendido por uma pessoa simpática e sorridente, não é mesmo?!

O consumidor se sente valorizado, tornando a ligação agradável e prazerosa.

Agora quando essa conquista é iniciada por gente rabugenta, as chances de sucesso diminuem logo de cara.

Então a comunicação da pessoa que vai estar ali na linha de frente do atendimento ao público é fundamental para um bom atendimento.

Nesse quesito, a entonação da voz é capaz de transmitir sensações e emoções, que são facilmente percebidas pelo cliente.

Diante disso, procure sempre demonstrar que tem plena satisfação em atender, que está disposto a resolver o problema ou esclarecer as dúvidas, sejam elas quais forem. 

Assim, além de conquistar o cliente, você o fideliza, fazendo com que ele continue sempre procurando esta para lhe oferecer serviços sempre de qualidade.

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: chame o cliente pelo nome

Uma técnica muito legal é chamar pelo nome.

Pergunte como o cliente se chama e comece a se comunicar com a pessoa pelo nome dela. 

Isso vai trazer uma sensação de individualidade, personalização, essa coisa bem íntima.

O consumidor se sente mais à vontade, pois sabe que está recebendo todas as atenções no simples ato de ser chamado pelo nome.

Evite a falsa intimidade 

Quando ouvimos palavras de desconhecidos como:

  • Meu bem,
  • Meu amor,
  • Querido (a)
  • Amado (a)

Isso pode causar um super ruído de comunicação ou má interpretação.

Dessa forma, a pessoa pode entender que você está falando com ironia.

Por isso, não use essas expressões. 

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: escute o cliente

Técnicas de oratória para um bom atendimento ao público: escute o cliente

Saber ouvir o cliente é extremamente importante para que a empresa consiga criar uma conexão com ele, compreender suas demandas e solucionar seus problemas com agilidade e eficiência.

Abra espaço para a escuta.Deixe a pessoa dizer o que ela precisa, o que ela quer. 

Depois disso, você vem com a sua resposta, com a sua ajuda, com a sua colaboração trazendo as informações que ela precisa.

Saiba admitir um erro

Todos nós cometemos erros. Durante um atendimento pode ocorrer de digitarmos algo errado, passarmos alguma informação errada.

Às vezes, alguma coisa fica despercebida. Então é sempre importante estar muito atento a isso.

Quando você for realizar algum atendimento sobre um produto ou serviço, se por acaso alguma coisa fez algo de errado, é muito melhor ser honesto, admitir que errou do que tentar contornar ou inventar desculpas.

Se você falhou, seja honesto.

A honestidade é fundamental para a comunicação de um bom atendente. Ela é muito bem vista. 

Inclusive admitir o seu erro, pedir desculpas e solucionar o problema pode criar até mais aproximação com o cliente.

Conclusão

Vamos relembrar as técnicas que aprendemos hoje? 

Lembre-se de valorizar o tempo do seu cliente. Nessa comunicação, tanto escrita quanto falada, o senso de urgência é fundamental.

Simpatia e cordialidade são fatores cruciais para o bom atendimento. 

Então não deixe de chamar as pessoas pelo nome, criar um mecanismo de escuta bem ativo, responder com bastante atenção e de maneira muito franca,objetiva, direta.

Crie essa relação de que você se preocupa, de que você se importa, de que aquela pessoa é importante para você. Isso é fundamental para qualificar sua comunicação.

Mantenha a honestidade. Saiba admitir que errou e busque consertar seu erro. Encontre rapidamente uma solução e, em seguida,  se coloque à disposição para sanar todas as dúvidas.

E por fim, quero te deixar uma frase: 

Atenda seu cliente como se ele fosse o último.


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